sexta-feira, 18 de julho de 2025

Diretores de departamentos da sede sul-americana são definidos

Segundo bloco de votações ocorreu nesta quinta (10), nos Estados Unidos, durante a 62ª Assembleia da Associação Geral.
Escolhidos pelos delegados sul-americanos irão liderar áreas como Ministério Jovem, ADRA e Ministério da Mulher durante o quinquênio de 2025 a 2030 (Foto: Anne Seixas)

Reunidos em um auditório ao lado do Dome at America’s Center, em St. Louis, Estados Unidos — onde acontece a 62ª Assembleia da Associação Geral — os delegados sul-americanos elegeram, nesta quinta-feira, 10 de julho, diretores de departamentos da Igreja Adventista para os oito países da América do Sul. Este foi o segundo bloco de votações.

Ontem, 9 de julho, foram eleitos dois vice-presidentes e os diretores da Associação Ministerial, de Comunicação, Educação e Mordomia Cristã. Veja abaixo os demais departamentos e suas lideranças aprovadas hoje.
Evangelismo e Missão Global – Rafael Rossi
Pastor Rafael Rossi, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

Rafael Rossi nasceu em São Paulo. Formado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), é pós-graduado em Aconselhamento e possui um MBA em Comunicação Corporativa. É mestre em Teologia Pastoral também pelo UNASP e doutor em Ministério pela Universidade Andrews.

Foi pastor distrital em Santo André e em Jacareí, no estado de São Paulo. Também atuou como evangelista e diretor do Ministério da Saúde da Associação Paulista do Vale, com sede em São José dos Campos, e evangelista da União Central Brasileira (UCB). Em 2012, foi escolhido para atuar como secretário ministerial associado. Posteriormente assumiu os departamentos de Comunicação, Assuntos Públicos e Liberdade Religiosa. Também foi assistente da presidência, e desde novembro de 2021 é o diretor do departamento de Evangelismo para oito países sul-americanos e apresentador do programa Arena do Futuro e Descifrando el Futuro, na TV e Rádio Novo Tempo. É casado com a professora Ellen de Souza Rossi e juntos tem duas filhas: Giovana e Mariana.
Ministério Jovem e Música – Carlos Campitelli
Pastor Carlos Campitelli, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

de Paraná, Entre Ríos, na Argentina, Carlos Campitelli estudou na Universidade Adventista do Plata (UAP), onde se graduou em Teologia Pastoral, Educação Religiosa e Assistência Social.
Em 2010, concluiu o mestrado em Teologia Pastoral na Faculdade Adventista da Bahia (Uniaene). Já em 2016, tornou-se mestre em Liderança pela Universidade Andrews / Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Em 2019, concluiu o MBA em Liderança com ênfase em Novas Gerações pela mesma instituição. Atualmente cursa o doutorado em Ministério e Liderança pela Universidade Andrews.
Começou seu ministério pastoral em Barreirinhas, Maranhão, Brasil. Em seguida, foi transferido para a capital, São Luís, onde também trabalhou como pastor distrital. Tornou-se diretor do Ministério Jovem e do departamento de Comunicação da Associação Maranhense, sede administrativa da Igreja Adventista para a região. Posteriormente, foi eleito para dirigir o Ministério Jovem da Associação Amazônia Ocidental. Em seguida, trabalhou como diretor do Ministério Jovem e Comunicação da União Nordeste Brasileira e da União Argentina.
No ano de 2015 assumiu o Ministério Jovem, departamento de Música e de Universitários Adventistas da sede sul-americana adventista. É casado com Lislei Freire, natural do Brasil, formada em Psicologia e Música pela Universidade Adventista do Plata.

Ministério de Publicações – Adilson Morais
Pastor Adilson Morais, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)


Adilson Rodrigues de Morais graduou-se em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, em 1995. Atuou como diretor do Ministério de Publicações na Associação Norte Paranaense, uma sede administrativa da Igreja Adventista, entre 1996 e 2000; na Associação Sul Paranaense entre 2000 e maio de 2002; na União Chilena de 2002 a 2007; e na União Centro-Oeste Brasileira de outubro de 2008 até 2012, quando foi votado para ser diretor associado do Ministério de Publicações da sede sul-americana adventista.
Em 2021, foi nomeado diretor do mesmo departamento para oito países sul-americanos. É casado com Edna Faleiro Morais, com quem tem três filhos: Lucas, Leonardo e Larissa
.

Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA - América do Sul) – Rodrigo Cárcamo
Pastor Rodrigo Cárcamo, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

É licenciado em Teologia pela Universidade Adventista de Chile (Unach). Iniciou seu ministério em 2004 como capelão na Associação Metropolitana de Chile. Entre 2005 e 2009, atuou como pastor distrital na mesma sede, e de 2010 a 2012, foi diretor de departamento na mesma região.

Em 2013, tornou-se secretário-executivo da Missão Sul Metropolitana do Chile. De 2014 a 2016, serviu como diretor dos departamentos de Ministério Pessoal, Escola Sabatina, Pequenos Grupos, Evangelismo e Associação Ministerial na União Chilena, sede da Igreja Adventista para todo o país.

Entre 2016 e 2020, dirigiu a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) no Chile. Em 2020, assumiu a presidência da Missão Chilena do Pacífico. E desde setembro do ano passado era o presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia para o Uruguai.
Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA - Brasil) – Herbert Boger
Pastor Herbert Boger, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

Herbert Boger Jr. é formado em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP), mestre em Liderança pela Universidade Andrews e atualmente cursa o doutorado no mesmo programa e instituição. Atuou como pastor distrital nas cidades de Bento Gonçalves e no bairro Niterói, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul.

Na Associação Sul-rio-grandense foi diretor do Ministério Jovem, Desbravadores, Aventureiros, Música e Comunicação, além de liderar o Ministério Pessoal, Escola Sabatina, Ministério da Criança, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), Ministério da Família e Ministerial. Posteriormente, serviu como secretário-executivo e diretor de Comunicação da Associação Sul-Paranaense, onde também foi presidente por três anos.

Na sede sul-americana da Igreja Adventista do Sétimo Dia, foi ministerial associado, diretor de Mordomia Cristã e coordenador do projeto Missionários para o Mundo. Em 2018 assumiu a direção do Ministério Pessoal e da Ação Solidária Adventista, além de coordenar o atendimento da Escola Bíblica da Rede Novo Tempo. No ano de 2020, também assumiu a liderança dos departamentos de Escola Sabatina e Missão Global.

É casado com Elizabete Boger, com quem tem dois filhos: Herbert William e Elise Ane Boger.
Ministério Pessoal, Escola Sabatina e Ação Solidária Adventista (ASA) – Éber Nunes
Pastor Eber Nunes, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

Eber Nunes nasceu na cidade de Contagem, estado de Minas Gerais, no Brasil. Formou-se em Teologia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Iniciou seu ministério em 2004 na Faculdade Adventista de Minas Gerais (Fadminas). Posteriormente se tornou pastor em inúmeros templos da Igreja Adventista no sul de Minas Gerais. Em 2011, passou a atuar como diretor do Ministério Pessoal, Evangelismo e Ação Solidária Adventista (ASA) no escritório adventista nessa mesma região.

Ainda atuou na região sul do Rio de Janeiro até 2015, quando integrou a equipe da União Sudeste Brasileira. Em julho de 2021, foi nomeado como presidente da Associação Espírito-Santense. Em novembro de 2022 tornou-se secretário-executivo e diretor de Comunicação da União Boliviana da Igreja Adventista, cargo que ocupou até agora. É casado com Giselle Nunes e pai de dois filhos: Pedro e Viviam.
Ministério dos Desbravadores e Ministério dos Aventureiros – Jeferson Silva
Pastor Jeferson Silva, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

É graduado em Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba e em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Foi missionário no Japão, capelão no Colégio Adventista de Campo Limpo, no interior de São Paulo, e pastor de Jovens da igreja central de Sorocaba. Também pastoreou o distrito de Itu e foi diretor de Desbravadores e Aventureiros da Associação Paulista Sudoeste.

Até o momento era o diretor do Ministério de Desbravadores e Aventureiros para o estado de São Paulo. É casado com a professora Monize Diniz Silva, graduada em Letras e Pedagogia, com quem tem dois filhos: Jefinho e Alice.
Ministério da Criança e Ministério do Adolescente – Glaucia Korkischko
Glaucia Korkischko, eleita para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)
Glaucia Clara Korkischko é educadora, mestre em Educação e especialista em Psicopedagogia. Durante 23 anos foi professora, orientadora educacional, coordenadora pedagógica, diretora escolar e pesquisadora em Sistemas de Avaliação.
Exerceu essas funções na Associação Norte Paranaense, na Associação Planalto Central e em 2018 assumiu o Ministério da Criança e Ministério do Adolescente para a América do Sul. Também é realizada como mãe de dois queridos moços: João Victor e João Pedro.
Ministério da Mulher e Área Feminina da Associação Ministerial (AFAM) – Jeanete Lima
Jeanete Lima, eleita para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

Jeanete de Souza Pinto é formada em Pedagogia e tem pós-graduação em Aconselhamento Familiar e Educacional. Atualmente cursa o mestrado em Teologia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Iniciou sua carreira na Educação Adventista em 1991 como professora e passou pelos cargos de orientadora educacional e coordenadora pedagógica no Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná durante 16 anos.

Em 2005, assumiu o Ministério da Criança e do Adolescente na Associação Sul Paranaense. Em 2010, liderou mulheres e famílias ministeriais no Rio de Janeiro, e em 2014 atuou como secretária do departamento de Saúde e Família da sede sul-americana adventista.

Já no ano de 2015 tornou-se diretora dos departamentos de Educação e Saúde na União Boliviana. Em 2018, esteve à frente do Ministério da Criança e Ministério do Adolescente no Espírito Santo. Posteriormente, assumiu o Ministério da Mulher na mesma região.

Em 2021, foi nomeada diretora do Ministério da Mulher e Área Feminina da Associação Ministerial (AFAM) da sede sul-americana adventista. É casada com o pastor Luis Mário de Souza Pinto e mãe do psicólogo Matheus de Souza Pinto.
Ministério da Família e Ministério Adventista das Possibilidades (MAP) – Alacy Barbosa
Pastor Alacy Barbosa, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

Alacy Barbosa concluiu a licenciatura em Pedagogia e o bacharelado em Teologia no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho. Também possui pós-graduação em Relações Humanas pelo Instituto Hoyler.

Foi professor em Manaus, diretor de escolas em Mato Grosso e em São Paulo. Liderou o departamento de Educação e Ministério da Família na Associação Paulista Sul. Além de suas funções institucionais, ministra cursos para casais e famílias, além de oferecer assessoria para a Rede Adventista de Educação no Brasil e no exterior. Foi diretor-geral do Centro Universitário Adventista de São Paulo, campus Hortolândia.

Em 2015 foi nomeado para servir como diretor do Ministério da Família na sede sul-americana adventista. Em 2020, assumiu, também, o Ministério Adventista das Possibilidades. É casado com a pedagoga Maria Cristina Barbosa, e pai de Emily Christine Barbosa.

Reitor do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (Salt) e Espírito de Profecia - Jônatas de Mattos Leal
Pastor Jônatas Leal, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

É bacharel em Teologia pelo Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia (SALT), onde também concluiu o mestrado intracorpus em Teologia. Posteriormente, obteve o título de mestre em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Concluiu o doutorado em Religião pela Universidade Andrews, nos Estados Unidos.

Até então atuava como professor de Línguas Bíblicas e Antigo Testamento no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia do Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (Uniaene) em Cachoeira, Bahia. Seus interesses acadêmicos se concentram nas áreas de religião, exegese bíblica e teologia.
Testamentos e Legados – Edson Medeiros
Pastor Edson Medeiros, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)

Natural de Curitiba, no Paraná, é bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Luterana do Brasil e pós-graduado em Administração Financeira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). É mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Tem experiência na área de Administração Geral e Financeira, com ênfase em Educação, principalmente nos seguintes temas: Análise de Custo, Gestão Educacional e Análise de Risco. Iniciou seu serviço à Igreja Adventista na Associação Sul-Rio-Grandense, sede administrativa da denominação para o Sul do Estado, na área de contabilidade.

Posteriormente, trabalhou na Associação Sul Paranaense como diretor financeiro. Ocupou o mesmo cargo na Casa Publicadora Brasileira (CPB) durante oito anos. Atuou por três anos como diretor financeiro da União Sul Brasileira, escritório responsável pelas atividades da Igreja no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Esteve na mesma função na União Central Brasileira, sede adventista para o Estado de São Paulo, por outros três anos.

Foi diretor-geral da Casa Publicadora Brasileira de novembro de 2021 a maio de 2024, quando foi eleito como diretor financeiro da sede da Igreja para oito países da América do Sul, a Divisão Sul-Americana. Na 62ª Assembleia da Associação Geral, ele foi aprovado para um novo período nesta função. Casado com Zuleica Reis de Medeiros, o casal tem dois filhos: Edson e Marcos.

Ministério da Saúde – Carlos Gill
Pastor Carlos Gill, eleito para o quinquênio de 2025-2030. (Foto: Divulgação)
Formado em Teologia, Carlos Gill tem um mestrado na mesma área e atualmente faz estudos na área pastoral clínica nos Estados Unidos. Em sua trajetória, foi pastor sênior de distritos pastorais e diretor do Ministério Jovem, evangelista, entre outras departamentos da IgrejaAdventista do Sétimo Dia em várias regiões na Argentina.
Foi o presidente da sede administrativa da Igreja Adventista para a Argentina, atuou na área de apoio aos pastores no Brasil na Associação Planalto Central (APlaC) e como diretor de capelania do centro médico Kettering Health Hamilton, nos Estados Unidos. Em agosto de 2024 foi nomeado diretor espiritual da Adventist Health, com sede em Brasília. Além do Ministério da Saúde, Carlos Gill também foi eleito ontem para conduzir a Associação Ministerial da sede sul-americana adventista.
Acompanhe a transmissão e os conteúdos deste encontro global da Igreja Adventista do Sétimo Dia no site exclusivo para a cobertura do encontro, com conteúdos produzidos pela Agência Adventista Sul-Americana de Notícias (ASN), Adventist News Network (ANN), Revista Adventista em português (CPB), Revista Adventista em espanhol (ACES), e Rádio, Web e TV Novo Tempo. Para acessar a página, clique aqui.

 

 


Identidade, missão, métodos e discipulado: mensagem do presidente mundial

Sermão do pastor Erton Köhler, no dia 12 de julho, sábado, apontou para diversos conceitos importantes relacionados ao cumprimento da missão.
Köhler em sua mensagem sabática aos milhares de participantes da 62ª Assembleia da Associação Geral. (Foto: Elsie Tjeransen).

As mensagens públicas de um líder sempre expressam muito do seu próprio entendimento sobre a organização e sua relação com o mundo ao redor. Por isso, uma importante atenção merece ser dada às palavras proferidas pelo presidente da Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Erton Köhler, em seu segundo sermão na assembleia mundial da organização, encerrada neste sábado, 12 de julho, em Saint Louis, EUA. O primeiro sermão, no sábado dia 5, foi preparado quando era secretário-executivo da denominação. Já o segundo, como ele mesmo disse, foi desenvolvido depois que foi eleito como novo presidente mundial.

A mensagem apresentada foi baseada no capítulo 24 do evangelho de Mateus. Uma escolha bastante singular, pois se trata de um trecho considerado profético nos livros dedicados à biografia de Jesus. Köhler ressaltou basicamente três aspectos que, conforme seu ministério indica, norteiam a forma como enxerga a condução de uma igreja com mais de 23 milhões de membros registrados e que atuam em mais de 180 mil congregações em 212 países.
Leia também:

Identidade é algo que se mantém forte no discurso do novo presidente. Há uma preocupação da liderança adventista em reafirmar os princípios que fundamentam a ação adventista ao redor do mundo. O adventismo sempre se manteve fiel ao que originalmente o constituiu como movimento religioso. E o pastor Köhler frisou que “podemos ajustar os métodos, mas nunca mudar nossa mensagem baseada na Bíblia. Nossos métodos e estratégias precisam ser reorientados para alcançar as áreas e os grupos étnicos mais desafiadores em todo o mundo”.

Cumprir com a missão
Outra expressão que ecoa aos ouvidos abertos à mensagem do presidente eleito é a necessidade de se pensar no cumprimento da missão como prioridade máxima da vida do cristão adventista. “Nossa igreja só será fortalecida para a missão se a missão for a prioridade de nossas iniciativas, reuniões, pessoal e recursos”, pregou Köhler aos milhares de adventistas presentes no America’s Center Convention Complex, e outros tantos que acompanhavam a transmissão em diferentes idiomas.

O líder explicou que o texto de Mateus 24, apesar de conter vários indicativos de crises e catástrofes prenunciando a volta de Jesus, convida a uma reflexão sobre a esperança. E essa esperança está alicerçada principalmente em um reavivamento espiritual acompanhado de uma prática missionária real entre as pessoas reavivadas.

Métodos
Conhecido pelo apreço por uma comunicação missional e estratégica, Erton Köhler considera a necessidade de diferentes metodologias para se alcançar o objetivo de pregar o evangelho a todos. No sermão, mencionou indiretamente o uso de modernos recursos digitais e um profundo interesse em expandir a mensagem bíblica a etnias, culturas e grupos acentuadamente diferentes do contexto cristão.

“Uma igreja comprometida com a distribuição de literatura, que desempenha um papel profético, utilizando as mais recentes tecnologias para alcançar as pessoas onde elas estão, sem barreiras, e capaz de comunicar a mensagem às mentes aceleradas dos nossos dias”, afirmou.

Discipulado
Evidentemente, a ênfase no discurso do presidente mundial adventista está ancorada na ideia de que a missão implica um processo de discipulado forte e consistente. Köhler, inclusive, fez questão de destacar a importância do ato de fazer discípulos como uma premissa indispensável na vida da igreja; ou seja, as pessoas precisam vivenciar essa experiência do discipulado aplicado e não apenas se contentar em assistir a programas religiosos.

Para ele, a missão não é opcional e nem deve ser esquecida com outras distrações. Uma mensagem bastante contundente e objetiva que promete ser uma tônica nos próximos anos.


quinta-feira, 17 de julho de 2025

Casa Branca rebate Lula e diz que Trump 'não está tentando ser o imperador do mundo'

Porta-voz americana fez críticas ao Brasil em áreas como meio ambiente e propriedade intelectual e citou investigação contra o país. Fala responde entrevista de Lula à imprensa americana.
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, durante coletiva de imprensa em 17 de julho de 2025 — Foto: REUTERS/Nathan Howard

A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quinta-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "não está tentando ser o imperador do mundo". A declaração foi uma resposta a uma fala do presidente Lula (PT) divulgada pela imprensa americana mais cedo.

Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional, Lula afirmou que não quer ser refém dos Estados Unidos e que busca liberdade para o comércio internacional. O presidente disse ainda que Trump não foi eleito para ser "imperador do mundo".

Leavitt foi questionada sobre a declaração de Lula durante uma coletiva de imprensa com jornalistas na Casa Branca. A porta-voz afirmou que Trump é um líder forte e com influência global.

"O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente", disse Leavitt.

Ainda sobre o Brasil, a porta-voz comentou a carta enviada por Trump a Lula com o anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. Ela também mencionou a investigação comercial em andamento contra o país em um órgão do governo norte-americano.

Segundo Leavitt, as regulações digitais do Brasil e a "fraca proteção à propriedade intelectual" prejudicam empresas americanas de tecnologia e inovação.

"Além disso, a tolerância do país com o desmatamento ilegal e outras práticas ambientais coloca os produtores, fabricantes, agricultores e pecuaristas americanos — que seguem padrões ambientais melhores — em desvantagem competitiva", disse.

Leavitt disse ainda que as medidas adotadas por Trump são voltadas ao interesse do povo americano.

Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, Lula afirmou que Trump tem demonstrado falta de interesse em negociar e age como se pudesse impor tarifas livremente a outros países. Segundo o presidente, apesar das diferenças com o americano, ele não o vê como um político de extrema-direita, e sim como o presidente eleito para representar o povo dos Estados Unidos.

Durante a conversa, Lula comentou as tarifas anunciadas por Trump sobre produtos brasileiros — de até 50%. O governo dos EUA justificou a medida dizendo que o país enfrenta um déficit comercial com o Brasil. No entanto, os dados oficiais mostram o contrário: os Estados Unidos registram superávit comercial com o Brasil desde 2009.

Lula disse ainda que, quando foi informado sobre a carta de Trump, achou que era uma “fake news”. Ele afirmou que o governo brasileiro dará uma resposta “no momento certo”.

Apesar da tensão, Lula disse que ainda não vê uma crise nas relações com Washington e destacou o histórico de laços positivos entre os dois países.

"O Brasil gosta de negociar em paz. É assim que eu ajo, e acho que é assim que todos os presidentes deveriam agir. E penso o mesmo sobre o presidente Trump, que o Brasil é um aliado histórico dos EUA. O Brasil valoriza as relações econômicas que tem com os EUA, mas o Brasil não aceitará nada imposto a ele de outro país. Aceitamos negociação, e não imposição."

Questionado sobre o pronunciamento que fará em rede nacional na noite desta quinta, Lula se limitou a dizer que vai falar ao povo brasileiro o que está pensando "sobre tudo isso".

Diretores de departamentos da sede sul-americana são definidos

Segundo bloco de votações ocorreu nesta quinta (10), nos Estados Unidos, durante a 62ª Assembleia da Associação Geral. Escolhidos pelos dele...