VERSO PARA MEMORIZAR
“Os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus” (Gl 3:27, 28, NVI).
LEITURAS DA SEMANA
At 6:1-6; 10:1-23; 11:3-24; 15:1-22; Mt 5:17-20; Am 9:11, 12
SÁBADO A TARDE – 10 DE NOVEMBRO 2018 -INTRODUÇÃO – Ano Bíblico: At 13–15
Uma das tarefas mais difíceis de uma comunidade cristã é manter a unidade quando surgem diferenças de opinião em questões relativas à identidade e à missão da igreja. Essas diferenças podem levar a consequências devastadoras.
As comunidades cristãs de hoje não são diferentes das que vemos no Novo Testamento. Pessoas são pessoas, e as diferenças surgirão mesmo em questões importantes. Os primeiros cristãos enfrentaram alguns conflitos em decorrência de preconceitos interpessoais e de sérias diferenças de interpretação das histórias e práticas fundamentais do Antigo Testamento. Esses conflitos poderiam ter destruído a igreja logo em seu início, se não fosse pelos apóstolos e líderes zelosos que buscaram a orientação do Espírito Santo e das Escrituras para resolver essas tensões.
Há algumas semanas estudamos como a igreja primitiva experimentou sua unidade. Nesta semana, examinaremos como ela resolveu os conflitos internos que enfraqueciam sua unidade e ameaçavam sua sobrevivência. Quais foram esses conflitos? Como a igreja resolveu essas questões? E o que aprendemos com essas experiências?
DOMINGO, 11 DE NOVEMBRO 2018 – PRECONCEITOS ÉTNICOS – Ano Bíblico: At 16–18
1. Leia Atos 6:1. Que problema na igreja primitiva fez com que o povo reclamasse da distribuição de alimentos às viúvas? Assinale a alternativa correta:
- A. ( ) As viúvas helenistas estavam sendo esquecidas.
- B. ( ) Havia falta de alimento em Israel.
Alguns cristãos da igreja primitiva tinham preconceito contra as viúvas de tradição grega no meio deles e lhes forneciam menos alimentos do que às viúvas de tradição hebraica. Esse favoritismo percebido causou uma divergência na comunidade cristã primitiva. O texto não revela se o favoritismo era ou não real. Ele afirma apenas que algumas pessoas acreditavam que fosse. Esse conflito ameaçou a unidade da igreja logo no início. É impressionante como essa divisão étnica foi vista tão rapidamente na igreja!
2. Leia Atos 6:2-6. Que medida simples foi tomada pela igreja primitiva para resolver esse mal-entendido? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
- A. ( ) Os apóstolos pararam de pregar e passaram a servir às mesas.
- B. ( ) Os apóstolos escolheram sete homens para servir às mesas.
A igreja primitiva estava crescendo rapidamente, e esse crescimento trouxe encargos cada vez mais pesados aos apóstolos. A nomeação desses sete homens, tradicionalmente chamados de “diáconos” (embora o Novo Testamento não os chame assim), aliviou a tensão na igreja de Jerusalém e permitiu o envolvimento de mais pessoas no ministério da igreja.
Os apóstolos ouviram atentamente as queixas dos cristãos de fala grega e pediram-lhes uma solução. A seleção dos sete homens que se tornariam associados dos apóstolos foi deixada nas mãos desse grupo, e eles recomendaram sete discípulos, todos de origem grega. A Bíblia declara que esses homens eram “de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria” (At 6:3). O ministério dos apóstolos, que até então tinha sido pregar a Palavra de Deus e distribuir alimento para as viúvas, foi dividido em dois grupos, cada um igualmente valioso à proclamação do evangelho. Lucas usou a mesma palavra, “ministério” ou “serviço” (diakonia), para se referir tanto ao ministério dos apóstolos na pregação da Palavra (At 6:4) quanto ao ministério dos diáconos na distribuição de alimentos (At 6:1).
- A. ( ) A imposição da circuncisão aos gentios e a separação entre judeus e gentios, como vimos no comportamento reprovável de Pedro.
- B. ( ) Adultério e embriaguez entre os membros da igreja.
A ameaça à unidade da igreja enfrentada pelos primeiros cristãos era real e difícil. Alguns cristãos judeus pensavam que a salvação só era possível aos que pertenciam ao povo da aliança de Deus, o que implicava a circuncisão como requisito. E, como parte de um estilo de vida fiel, esses cristãos judeus também acreditavam que deviam evitar qualquer contato com os gentios que pudesse impedir sua própria salvação.
Os judeus tinham tradições rigorosas em relação à sua associação com os gentios. Quando os apóstolos começaram a alcançar os gentios que desejavam seguir Jesus, essas tradições se tornaram um obstáculo à nova comunidade cristã. Visto que o Messias era o Salvador do povo da aliança, como previu o Antigo Testamento, os gentios não deveriam se tornar judeus antes de seguir as mesmas regras da aliança, se quisessem ser salvos?
8. Leia Atos 15:3-22. Quais foram algumas questões apresentadas durante o Concílio de Jerusalém?
Nessa passagem, a questão estava fundamentada em conflitos sobre interpretações fortemente defendidas das histórias do Antigo Testamento sobre a circuncisão e a relação com os gentios. Quando se reuniram os apóstolos, anciãos e representantes de Antioquia, parece que o debate prosseguiu por um longo período sem nenhuma resolução.
Entretanto, Pedro, Barnabé e Paulo fizeram discursos. O discurso de Pedro fazia referência à visão que Deus lhe havia concedido e ao dom do Espírito Santo, que abriu o caminho para a missão aos gentios. Em seguida, Paulo e Barnabé compartilharam suas histórias sobre o que Deus tinha feito por meio deles pelos gentios. Como resultado, muitos abriram os olhos para a nova verdade. Pedro disse: “Cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles [os gentios] o foram” (At 15:11). Séculos de longa tradição estavam sendo esclarecidos à luz do evangelho.
Você já mudou de opinião sobre uma crença que defendia firmemente? Ao se deparar com um novo questionamento no futuro, essa atitude poderá ajudar você?
- A. ( ) Elas seriam para sempre destruídas.
- B. ( ) Deus Se compadeceria delas e as ajuntaria ao Seu povo.
Embora Tiago tenha citado Amós 9, vemos alusões à salvação das nações em outros profetas do Antigo Testamento. A intenção de Deus era salvar todo o mundo mediante o testemunho e a experiência de Israel. Na verdade, o chamado de Deus a Abraão incluía uma bênção a todas as nações por meio dele e de seus descendentes (Gn 12:1-3). A direção do Espírito Santo, o ministério de Pedro, Barnabé e Paulo entre os gentios e a conversão de muitos gentios eram evidências que não podiam ser desprezadas. Esses testemunhos ajudaram os líderes da comunidade cristã em Jerusalém a perceber que muitas profecias do Antigo Testamento agora estavam sendo cumpridas. Na verdade, Deus já havia decretado leis que orientavam a presença dos gentios em Israel e as restrições que se aplicavam a eles (Lv 17,Lv 18). Tiago também se referiu a essas leis em sua decisão (At 15:29). Tornou-se óbvio para todos que Deus estava chamando os gentios para se juntarem ao Seu povo e receber a salvação em Jesus. O Espírito Santo lhes deu uma compreensão mais profunda das Escrituras e revelou-lhes verdades cruciais que eles não tinham visto antes.
A reação dos cristãos de Antioquia ao que foi decidido em Jerusalém encontra-se em Atos 15:30-35: eles “se alegraram pelo conforto recebido” (At 15:31).
Em Atos, vemos um exemplo poderoso de como a igreja primitiva, mediante a submissão à Palavra de Deus, juntamente com uma mentalidade de amor, unidade e confiança, evitou, sob a orientação do Espírito Santo, o que poderia ter sido uma enorme crise de unidade.
Perguntas para discussão
Na Lição desta semana, estudamos medidas para resolver conflitos. Elas podem ser aplicadas hoje? Embora a igreja estivesse lidando com uma questão teológica, como esses relatos nos ajudam quando questões culturais, políticas ou étnicas ameaçam a unidade da igreja?
Resumo: A igreja primitiva foi ameaçada por conflitos internos sobre uma série de questões que poderiam ter desencadeado um efeito devastador. Sob a orientação do Espírito Santo e em submissão à Palavra de Deus, a igreja conseguiu resolver esses conflitos e evitar divisões.
Respostas e Atividades da Semana:
1. A.
2. F; V.
3. O relacionamento de Cornélio com Deus; a atuação do Espírito Santo para colocar Cornélio em contato com Pedro, quebrando o preconceito étnico. Quais são as barreiras enfrentadas em sua igreja? Como vocês podem vencê-las?
4. Acepção – nação – teme – aceitável.
5. Contou sobre a visão do lençol com animais imundos, o anjo que apareceu a Cornélio e o dom do Espírito concedido aos gentios. Estamos excluindo pessoas da nossa comunidade por razões contrárias à direção divina?
6. A perseguição espalhou a igreja, e o evangelho alcançou os confins da Terra, os judeus e os gentios.
7. A.
8. A circuncisão e a observância da lei de Moisés como requisitos para a salvação dos gentios; o dom do Espírito concedido aos gentios; justificação pela fé.
9. B.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem