A Verdade Como é em Jesus
"Apresentai A VERDADE COMO É EM JESUS, tornando claras as exigências da lei e do evangelho. Apresentai a Cristo, o caminho, a verdade e a vida, e falai de Seu poder de salvar a todos quantos a Ele se chegam" (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 154)
por Ricardo André
O 7 de setembro (dia da Independência do Brasil) desse ano cairá no dia de sábado. Os adventistas do sétimo dia, inclusive os clubes de desbravadores e de aventureiros não participarão dos desfiles cívicos que ocorrem em todo o país, e as especulações sobre poder ou não poder participar dos desfiles nesse dia surgiram. Alguns minimizaram a situação dizendo que não há nada de mais em os desbravadores e aventureiros participarem do desfile; afinal eles estarão testemunhando de Cristo e da igreja. Outras pessoas me procuraram para buscar a razão da não participação dos adventistas nas programações desse dia. Vale dizer que a Igreja Adventista é totalmente favorável e incentiva os Clubes de Desbravadores e de Aventureiros a participarem de Desfiles Cívicos no Dia da Independência ou em comemorações da própria comunidade, desde que sejam em outros dias da semana. Neste texto, mostraremos os motivos pelos quais os adventistas estarão ausentes na parada cívica de 7 de setembro. ( a não ser que essas escolas desfilem depois do por dos sol do Sábado ou seja, no sábado a noite)
Nós, Adventistas do Sétimo Dia, temos como princípio religioso a observância do Sábado porque Deus, ao terminar o mundo em seis dias, estabeleceu um dia – o sábado – para que o ser humano parasse com suas atividades e repousasse em Sua companhia. O Sábado é um lembrete semanal no tempo de que Deus é o nosso Criador. Dizem as Sagradas Escrituras: “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera” (Gênesis 2:1-3). Quando guardamos o sábado estamos lembrando de que há um Deus Criador, e que não estamos no mundo por acaso; dizemos ao mundo que cremos no Deus Criador e que admiramos os Seus feitos na criação e na salvação do ser humano.
O 4º mandamento da Lei de Deus ensina claramente que no sábado do sétimo dia devemos abster-nos de atividades seculares para adorar ao amoroso Deus Criador: "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou” (Êxodo 20:8-11, NVI). A palavra ‘santificar’ [qadash] do 4º mandamento significa: consagrar, dedicar, manter, separar do uso comum. (Dicionário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, p. 1216). Portanto, o 4° mandamento nos lembra que devemos consagrar, dedicar e separar as horas do sábado a Deus. E a santidade das horas do sábado estão em dedicá-las à adoração e as atividades filantrópicas, de ajuda ao próximo (Mt 12:12).
Em Isaías 58:13, 14 somos convidados por Deus a observar o sábado nos seguintes termos: “Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse” (Isaías 58:13, 14). O texto sacro revela dois princípios importantes: 1) Deus afirma categoricamente que o sábado é dEle (“Meu santo dia”); 2) Somos convidados a pôr de lado nossos “próprios interesses”, “nossos caminhos”. Portanto, as 24 horas do sábado pertencem a Deus. Não temos o direito de fazermos nele o que quisermos. Ele não é nosso, mas de Deus. Assim, quando realizamos qualquer atividade secular nesse dia estamos roubando do tempo que a Ele pertence.
É com base nesses princípios bíblicos que os adventistas não participarão da parada cívica desse sábado. Como o Clube de Desbravadores e de Aventureiros são organizados pela Igreja Adventista do Sétimo Dia e dirigidos por membros adventistas batizados, seguimos a orientação bíblica de separar o sábado para o descanso e atividades religiosas, bem como de atividades de ajuda ao próximo que incluem alguns projetos comunitários, visitas a hospitais, creches e asilos; e ainda, de algumas atividades na natureza para desfrutar a criação de Deus.
Embora não exista nenhum problema em participar do desfile cívico, atividade aceitável durante a semana, no sábado ele não é condizente com a observância desse santo dia, pois desvia a mente das questões espirituais. O desfile cívico é um dia festivo e alegre, mas a nossa alegria, efusividade, energia e vibração durante o sábado devem ser dirigidas a Deus. Isso não é uma 'questão de consciência' é uma questão de obediência. Nossa maior motivação em guardar o sábado deve ser o amor ao Senhor Jesus: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (João 14:15). Esse amor é desenvolvido pela comunhão com Ele.
Ademais, num desfile cívico ocorre uma grande aglomeração de pessoas nas ruas das cidades brasileiras. Muitos ficam tomando bebida alcoólica, outros gritando palavras impublicáveis, xingando, outros brigando, algumas escolas trazem alguns rapazes e moças vestidos de forma sexualizados, seguido de refrões libidinosos, baixos de rapazes no meio da multidão, criando um ambiente inadequado para um adventista estar num dia de sábado. Tal ambiente tira o foco da adoração a Deus.
Cremos que a guarda do sábado é um sinal de lealdade ao Senhor Jesus (Ez 20:12, 20; At 5:29) e que a obediência é a resposta humana para a Maravilhosa Graça de Jesus. Somos fiéis à Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras, e isto faz com que os 10 Mandamentos sejam observados; não como causa da salvação, mas como uma importante expressão da justificação pela fé em Cristo (Ef 2:8-10; Rm 3:31; Hb 4:4-11).
Caro amigo leitor, o Senhor Jesus convida você também a observar o santo sábado – dia mundial da alegria - e ter um lindo encontro com Ele. A cada final de semana, podemos desfrutar desse maravilhoso companheirismo com o Salvador, Deus o Pai, e com o Espírito Santo. É um dia em que podemos também estar por mais tempo na companhia da família e das pessoas que amamos. Durante a semana, pouco falamos com nosso cônjuge ou filhos, e o sábado é uma oportunidade para restabelecermos os laços familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem