quarta-feira, 1 de março de 2017

09. O Espírito Santo e a igreja: 25 de fevereiro a 4 de março

09. O Espírito Santo e a igreja: 25 de fevereiro a 4 de março
 SÁBADO À TARDE (Ano Bíblico: Dt 1–3)

VERSO PARA MEMORIZAR: “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4:3-5, NVI).
Leituras da semana: Ef 1:22, 23; 1Co 12:13; Rm 6:3-7; At 17:11; Ef 4:5, 6; At 2:4-11
Às vezes pensamos na obra do Espírito Santo somente no âmbito individual e na vida de cada cristão. Mas essa obra nos indivíduos é o fundamento de uma comunidade espiritual. O Espírito Santo é, em última análise, o responsável pela existência da igreja de Cristo.
Muitas vezes somos tentados a pensar que a igreja existe e cresce por causa das nossas diversas atividades evangelísticas e missionárias. É evidente que Deus quer realizar Seus planos gloriosos para a igreja, e assim o faz com nossa ajuda. Mas a verdadeira razão para a existência da igreja não está no que fazemos, nem é o resultado da nossa organização eficiente ou administração eficaz, por mais importantes que elas sejam. A igreja existe por causa do que Deus já fez e continua a fazer por nós por meio do Espírito Santo. É o Espírito que cria uma comunidade espiritual que tem a Palavra de Deus, inspirada pelo mesmo Espírito, como sua autoridade para a fé e a prática. A Bíblia é a base para a unidade teológica da igreja. Sem a obra do Espírito, a igreja não existiria e não poderia continuar cumprindo sua missão em unidade.
No dia 4 de março, sábado, às 15h, teremos um programa de capacitação para a Semana Santa, pelo Canal Executivo e internet: aovivo.adventistas.org. Convide todos os membros e líderes da igreja a participar.

DOMINGO - O Espírito Santo nos une a Cristo (Ano Bíblico: Dt 4–7)

O Espírito Santo nos une de diversas maneiras. Não existiríamos como igreja se Ele não tivesse primeiramente nos unido a Cristo. Jesus é o cabeça da igreja (veja Ef 1:22, 23; 5:23). Por meio do Espírito Santo, estamos efetivamente unidos ao próprio Cristo. A união com Cristo é o fundamento de todas as bênçãos da salvação, pois tudo que temos no Senhor provém dEle. Nossa adoção como filhos e filhas de Cristo, nossa justificação, bem como nossa santificação, o fato de vivermos uma vida vitoriosa sobre o pecado e a nossa glorificação final – recebemos tudo isso por meio da nossa união com Cristo. Portanto, Ele deve ser o fundamento de toda a nossa experiência cristã.
1. Leia Efésios 2:18, 20-22 e 1 Pedro 2:6, 7. Qual é o papel de Cristo e do Espírito Santo na criação da igreja?
Por meio do Espírito, temos acesso a Deus, o Pai. Jesus é a pedra angular, o fundamento da nossa salvação e Aquele sobre quem todas as outras partes do edifício são edificadas.
Portanto, a obra do Espírito em nível individual nos leva a uma comunidade específica de fé: a igreja. Quando experimentamos a salvação unicamente pela fé em Cristo Jesus e somos tocados pelo amor de Deus, existe na igreja uma doce “comunhão do Espírito Santo” (2Co 13:14). Cristãos, como indivíduos, estão sendo edificados para uma nova habitação de Deus “no Espírito” (Ef 2:22). Como seguidores de Cristo, devemos ter o desejo de “conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef 4:3, NVI). De todas as maneiras possíveis, sem comprometer o que não pode ser comprometido, precisamos buscar a unidade na comunhão dos cristãos.
Leia Colossenses 3:12-14. Como você pode exemplificar esses atributos e contribuir para a unidade da igreja? Por que eles são fundamentais para a unidade do corpo de Cristo?
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site reavivados.org/

SEGUNDA - O Espírito Santo nos une pelo batismo (Ano Bíblico: Dt 8–10)

Não somos nós que decidimos quais dons teremos. A palavra grega para os dons espirituais é charismata – eles são dons da graça, distribuídos e concedidos pelo próprio Deus. Não os obtemos por nosso status, posição, honra, educação ou desempenho espiritual. Eles são dons, concedidos gratuitamente por amor, para que possamos cumprir a tarefa que Deus nos designou.
2. Leia 1 Coríntios 12:13. Como o batismo nos une a Cristo e ao Espírito? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
A. ( ) Visto que somos batizados em Cristo e no Espírito Santo, o batismo nos aproxima de Deus e das pessoas batizadas no mesmo Cristo e no mesmo Espírito.
B. ( ) O batismo é uma condição para termos Cristo e o Espírito em nossa vida. Quem não é batizado não pode ter acesso ao mundo espiritual.
É o Espírito Santo quem nos une em um corpo de crentes. A entrada pública no reino espiritual de Cristo ocorre por meio do batismo. Somos batizados em um corpo específico da igreja. Portanto, o batismo tem uma distinta dimensão pública e implicações comunitárias importantes. Como seguidores de Cristo, não podemos viver sozinhos. Todos precisamos do apoio, incentivo e ajuda de outras pessoas. Além disso, certamente não podemos cumprir sozinhos a missão divina. Por isso, Deus criou a igreja. Seguir a Cristo significa segui-Lo na companhia de outros cristãos. Por isso, o batismo e a igreja têm um componente visível para eles.
3. Leia Romanos 6:3-7. O que é simbolizado pelo batismo bíblico? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) A destruição da natureza pecaminosa.
B. ( ) A transformação espiritual instantânea.
C. ( ) A morte, em Cristo, para nossa vida de pecado e o início da nova vida.
O ato de ser sepultado com Jesus Cristo na morte através do batismo e ressuscitar para uma nova vida na comunhão com Jesus, nosso Senhor e Salvador, simboliza a crucificação da velha vida e a confissão pública de que aceitamos Cristo como nosso Salvador.
“O batismo significa a mais solene renúncia ao mundo. Mediante a profissão de fé, o eu morre para a vida de pecado. As águas cobrem o candidato e, na presença de todo o universo celestial, é feito um compromisso mútuo. No nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo a pessoa é imersa na tumba líquida, sepultada com Cristo no batismo e erguida da água para ter uma nova vida de lealdade a Deus” (Comentários de Ellen G. White, Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 6, p. 1195).
O batismo é um passo positivo com o qual devem consentir todos aqueles que desejam ser reconhecidos sob a autoridade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Em outras palavras, o batismo marca o verdadeiro arrependimento, a crucificação da velha vida e expressa o novo nascimento ou conversão.

TERÇA - O Espírito Santo une a igreja pela Palavra de Deus (Ano Bíblico: Dt 11–13)

4. Leia Atos 17:11; João 5:39, 46, 47; 8:31, 32. Qual é a marca distintiva de um verdadeiro discípulo de Cristo? Por que a Bíblia é tão indispensável para nos mostrar Cristo e nos ajudar a segui-Lo fielmente? Complete as lacunas:
A marca distintiva do verdadeiro discípulo é a __________________________. Na Palavra de Deus, __________________ é revelado, o que a torna ______________________ para os cristãos em sua ______________________, se quiserem andar como Ele andou.
O principal meio pelo qual o Espírito Santo nos une a Cristo é a Palavra de Deus escrita. A Bíblia é uma fonte fidedigna para revelar Jesus e a vontade de Deus. Por isso, a leitura das Escrituras e a memorização de seu conteúdo é muito importante. A Bíblia é a fonte de autoridade para discernir a verdade espiritual do erro. Paulo elogiou os bereanos, chamando-os de nobres (Atos 17:11) porque eles estudavam e examinavam as Escrituras diligentemente a fim de descobrir se o que ouviam era, de fato, verdadeiro.
Toda reforma e reavivamento espiritual – não importando se nos afetam individual ou coletivamente como igreja – devem ser fundamentados nas Escrituras. A Bíblia é a base sobre a qual nossa fé é edificada. Nesse processo, o amor por Jesus e por Sua Palavra escrita é o elo que nos mantém unidos.
5. Leia João 17:17-21. Jesus falou sobre a unidade como uma marca distintiva do discipulado cristão. De acordo com João 17:17, qual é a base para essa unidade?
A. ( ) Nossas preferências e ideias pessoais.
B. ( ) O sentimento de amor e as nossas emoções.
C. ( ) A verdade da Palavra de Deus.
D. ( ) A dedicação no trabalho da igreja.
A Palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17; Sl 119:160). A unidade da igreja é obra do Espírito com a Palavra de Deus escrita e por meio dela. O Espírito de Deus nunca nos levará a duvidar, criticar, ir além ou ficar aquém do ensino da Bíblia. Em vez disso, Ele nos faz reconhecer a autoridade divina das Escrituras. O Espírito nunca nos afasta da Palavra escrita, assim como não nos afasta da Palavra Viva. Ao contrário, Ele nos mantém em submissão constante, consciente e disposta a ambas. A Bíblia é a fonte principal para qualquer unidade teológica em todo o mundo. Se diminuíssemos ou enfraquecêssemos nossa crença na Bíblia como sendo a Palavra da verdade de Deus para nós, a unidade da igreja seria destruída.
Quanto tempo você gasta com a Palavra diariamente? E ainda mais importante, como você pode aprender a se submeter aos seus ensinamentos?

QUARTA - O Espírito Santo une a igreja na fé e na doutrina (Ano Bíblico: Dt 14–17)

6. “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4:5, 6). O que Paulo disse sobre unidade? De onde ela vem?
A unidade na fé e na doutrina somente é alcançada quando somos fiéis à Palavra de Deus. O Senhor, que é o mesmo ontem, hoje e sempre, forma um elo espiritual com cada cristão. O mesmo novo nascimento, gerado pelo Espírito Santo, e a mesma obediência à Palavra de Deus, também habilitada por Ele, levam a uma unidade de fé e prática que transcende todas as diferenças humanas e culturais.
Embora sejamos chamados a nos submeter à Palavra de Deus e a fazer todo o possível para manter a paz com todos (Rm 12:18), no fim das contas, não conseguimos promover a unidade teológica ou mesmo a unidade de propósito como igreja. Unidade não é tanto uma obra a ser concretizada, mas um dom do Espírito Santo, Aquele que atua individualmente em cada cristão e coletivamente na igreja.
O fundamento teológico dessa unidade é a Palavra de Deus. Qualquer apelo ao Espírito sem a Palavra escrita pode levar a doutrinas e práticas suspeitas. Ao mesmo tempo, qualquer apelo à Palavra de Deus escrita, sem o Espírito Santo, faz a Palavra secar e a torna estéril. Porque existe um só Senhor, há apenas uma fé que leva a um só batismo. Somente seremos capazes de ver a unidade dentro da nossa igreja se formos fiéis à Palavra de Deus com alegria. Se não há unidade na fé e na doutrina, não haverá unidade na missão.
“Temos um Senhor, uma fé, um batismo. O evangelho de Cristo deve alcançar todas as classes, todas as nações, todas as línguas e povos. A influência do evangelho deve nos unir numa grande fraternidade. Temos apenas um Modelo a quem devemos imitar na formação do caráter, e então teremos o molde de Cristo; estaremos em perfeita harmonia; as nacionalidades se confundirão em Cristo, tendo a mesma mente e o mesmo juízo, falando as mesmas coisas, e glorificando a Deus em uníssono” (Ellen G. White, Nossa Alta Vocação [Meditação Matinal, 1962], p. 171).
Com base nessa declaração de Ellen G. White, pergunte a si mesmo sem se preocupar com os outros ou com o que eles fazem: O que posso fazer para ajudar a alcançar esse maravilhoso objetivo da unidade?

QUINTA - O Espírito Santo une a igreja na missão e no serviço (Ano Bíblico: Dt 18–20)

7. Leia Atos 2:4-11, 16-21. Qual foi o resultado do derramamento do Espírito Santo sobre os cristãos do Novo Testamento? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Eles passaram a viver totalmente separados do mundo.
B. ( ) Eles começaram a falar em idiomas que não conheciam.
C. ( ) Eles ficaram calados e não falaram com ninguém. Guardaram o dom para si mesmos.
D. ( ) Eles passaram a praticar um estranho culto com ênfase na emoção, na música barulhenta e na liberdade para acalentar os pecados favoritos.
O Espírito Santo foi o responsável pela evangelização mais poderosa que a História testemunhou até aquele momento. Deus pode fazer muito mais por intermédio de um pequeno grupo unido em devoção a Ele do que por meio de um grupo grande, mas com a lealdade dividida. Porém, Deus pode fazer coisas ainda maiores quando dedicamos nossa vida, energia, talentos e recursos a Ele.
A igreja do Novo Testamento cresceu a partir da unidade na vida e na missão dos fiéis. Um tímido e pequeno grupo de cristãos foi transformado num exército poderoso que se tornou um instrumento eficaz que alcançou pessoas de muitas culturas e línguas diferentes. Eles estavam unidos na proclamação das “grandezas de Deus” (At 2:11). O mesmo Deus que atuou na época do Novo Testamento atuará também no fim dos tempos, pois a obra precisa ser concluída antes do Seu retorno.
8. Leia Atos 2:42-47. Em quais outros aspectos os cristãos do Novo Testamento foram unidos? Complete as lacunas:
No ________________ do _________________, isto é, nas _________________; na divisão de seus _______________, na comunhão, na oração e na doutrina dos _____________.
O espírito missionário do Pentecostes foi acompanhado por uma série de outros fatores nos quais a igreja primitiva permaneceu unida. Os cristãos estavam unidos no estudo da Bíblia e continuamente perseveravam na doutrina dos apóstolos (At 2:42). Eles estavam unidos na comunhão e no partir do pão, possivelmente uma referência à adoração em conjunto (At 2:42). Estavam unidos na oração (At 2:42) e nos louvores a Deus (At 2:47); no serviço aos necessitados quando compartilhavam livremente o que possuíam. Os cristãos tinham todas as coisas em comum (At 2:44, 45). O estudo da Bíblia em conjunto e a comunhão resultarão no desejo de compartilhar as boas-novas com as pessoas e ajudá-las de maneiras práticas. O Espírito Santo abrirá nossos olhos às necessidades daqueles que nos rodeiam.
Quais atividades em sua igreja revelam a unidade dela? O que mais poderia ser feito?

SEXTA - Estudo adicional (Ano Bíblico: Dt 21–23)

“Esta é a obra em que também devemos nos empenhar. Em vez de viver na expectativa de algum tempo especial de agitação, cumpre-nos aproveitar sabiamente as oportunidades presentes, fazendo o que deve ser feito para que pessoas sejam salvas. Em vez de exaurir as energias de nossa mente em especulações quanto aos tempos e às estações que o Senhor estabeleceu por Seu próprio poder, e reteve dos homens, devemos nos submeter ao controle do Espírito Santo, cumprir os deveres atuais, dar o pão da vida, não adulterado com opiniões humanas, a almas que estão perecendo pela falta da verdade” (Ellen G. White, Mensagens
Escolhidas, v. 1, p. 186).
“Toda pessoa está lutando para se tornar um centro de influência, e até que Deus opere por Seu povo, ele não verá que a subordinação a Deus é a única segurança para toda pessoa. Sua graça transformadora no coração humano conduzirá à unidade que ainda não foi realizada, pois todos os que são semelhantes a Cristo estarão em harmonia uns com os outros. O Espírito Santo produzirá unidade” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 20, 21).
Perguntas para reflexão
1. “Toda pessoa está lutando para se tornar um centro de influência.” O que Ellen G. White quis dizer com essa frase? Por que essa é uma tendência tão natural de todos nós? O que podemos fazer para combatê-la em nossa vida?
2. Alguns argumentam que o serviço é o que realmente vai nos unir, não a doutrina. Na verdade, eles argumentam que a doutrina tende a dividir as pessoas; portanto, ela não deve se tornar preeminente. Mas, por que não é possível haver unidade na missão e no serviço se há divisão na doutrina? Por que a fé em comunidade é um fator poderoso para a missão conjunta e eficaz?
3. Poucas pessoas vão compreender a verdade exatamente da mesma maneira. Como podemos ser unidos como igreja e, ao mesmo tempo, admitir pequenas diferenças que surgirão? Como as pessoas na sua igreja lidam com diferenças de compreensão e ainda assim mantêm a unidade?
Respostas e tarefas para a semana: 1. Com uma semana de antecedência, escolha um aluno e peça que ele leia os textos e anote qual é o papel de Cristo e o papel do Espírito Santo na construção da igreja de Deus. Discuta a resposta dele com toda a classe. Pergunte: Quem é a pedra fundamental da igreja? Quem constrói a igreja? Quem faz a igreja crescer em Cristo? 2. A (V); B (F). 3. C. 4. Verdade bíblica – Jesus – indispensável – caminhada. 5. C. 6. Com uma semana de antecedência, selecione uma pessoa para ler Efésios 4:5, 6 e anotar: Qual é o segredo para manter no coração de todos a mesma fé e o mesmo batismo? Se o Senhor estabeleceu uma só fé e um só batismo, por meio de Seu Espírito e de Sua Palavra, qual é a origem dos batismos diferentes e da grande variedade de ensinamentos sobre a fé cristã? 7. B. 8. Partir – pão – refeições – bens – apóstolos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...