sábado, 29 de dezembro de 2018

Adultos: Lição 01 – O Evangelho de Patmos – 29 de Dezembro 2018 a 05 de Janeiro 2019





OUÇA E FAÇA DOWNLOAD DOS ÁUDIOS AQUI


VERSO PARA MEMORIZAR
“Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Ap 1:3).

LEITURAS DA SEMANA
Ap 1:1-8; Jo 14:1-3, 29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13, 14

SÁBADO A TARDE – 29 DE DEZEMBRO 2018 – INTRODUÇÃO – Ano Bíblico: Ap 20–22
As profecias do Apocalipse foram reveladas em visão ao apóstolo João há mais de 19 séculos, durante seu exílio em uma pequena ilha rochosa no Mar Egeu, conhecida como Patmos (Ap 1:9). Em Apocalipse 1:3, é pronunciada uma bênção aos que leem, ouvem e obedecem aos ensinos desse livro (compare com Lc 6:47, 48). Esse versículo se refere à congregação reunida na igreja para ouvir as mensagens. No entanto, a benção não é prometida somente aos que leem ou ouvem mas também aos que obedecem às palavras do livro (veja Ap 22:7).
As profecias do Apocalipse são uma expressão do cuidado de Deus para com Seu povo. Elas nos mostram a brevidade e fragilidade da vida, a salvação em Jesus e o nosso chamado para propagar o evangelho.
As profecias bíblicas são como uma lâmpada que brilha em lugar escuro (2Pe 1:19). Elas têm o objetivo de orientar nossa vida hoje e dar esperança para o futuro. Precisaremos desse guia profético até a vinda de Cristo e o estabelecimento do eterno reino de Deus.
De que maneira podemos nos manter comprometidos com Deus no tempo do fim?
Coloque #Primeiro Deus em sua vida.
Ore, estude a Bíblia e alcance pessoas para Cristo.

DOMINGO, 30 DE DEZEMBRO 2018 – O TÍTULO DO LIVRO – Ano Bíblico: Repassar o Novo Testamento
1. De acordo com Apocalipse 1:1, 2, qual é o significado do título completo do livro? Tendo como base o título, sobre quem realmente fala o livro?
O texto de Apocalipse 1:1 declara o título do livro: “Revelação de Jesus Cristo”. A palavra revelação vem do termo grego apokalupsis (apocalipse), que significa “descobrir” ou “revelar”. O Apocalipse é uma revelação de Jesus Cristo; é tanto da parte Dele quanto sobre Ele. Embora tenha vindo de Deus por meio de Jesus Cristo (veja Ap 22:16), o livro testifica que Jesus também é o foco de seu conteúdo. O Apocalipse é Sua autorrevelação para Seu povo e uma expressão de Seu cuidado para com ele.
Jesus é a figura central do Apocalipse. O livro começa e termina com Ele (Ap 1:5-8; Ap 22:12-16). “Deixemos que Daniel fale, que fale o Apocalipse e digam a verdade. Mas seja qual for o aspecto do assunto apresentado, ele vai a Jesus como o centro de toda a esperança, ‘a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da Manhã’” (Ellen G. White, Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, p. 118).
Além disso, o Jesus do Apocalipse é o Jesus dos quatro evangelhos. O Apocalipse dá continuidade à descrição de Jesus e de Sua obra de salvação em favor de Seu povo, conforme primeiramente retratada nos evangelhos. O livro do Apocalipse se concentra em diferentes aspectos de Sua existência e ministério. Essencialmente, ele começa onde os evangelhos terminam, com a ressurreição de Jesus e Sua ascensão ao Céu.
Juntamente com a epístola aos Hebreus, o Apocalipse enfatiza o ministério celestial de Jesus. Ele mostra que, após Sua ascensão, Cristo foi empossado em Seu ministério real e sacerdotal no santuário celeste. Sem o Apocalipse ou o livro de Hebreus, seria muito limitado o nosso conhecimento do ministério sumo sacerdotal de Cristo no Céu em favor de Seu povo. No entanto, além do livro de Hebreus, o livro do Apocalipse nos apresenta uma perspectiva singular do ministério de Jesus Cristo em nosso favor.

QUINTA-FEIRA, 03 DE JANEIRO 2019 – A NOTA TÔNICA DO APOCALIPSE – Ano Bíblico: Gn 8–11
A conclusão do prólogo do Apocalipse indica o verdadeiro foco de todo o livro: o retorno de Jesus em poder e glória. A promessa da vinda de Cristo é reiterada três vezes na conclusão do livro (Ap 22:7, 12, 20).
5. Leia Apocalipse 1:7, 8. O estilo das palavras desse texto é derivado de vários textos proféticos: Daniel 7:13, 14; Zacarias 12:10; Mateus 24:30. O que essas passagens revelam sobre a certeza da segunda vinda de Cristo?
No Apocalipse, a segunda vinda de Cristo é o ponto final rumo ao qual a história se dirige. Esse evento marcará a conclusão da história do mundo e o início do reino eterno de Deus bem como a libertação de todo mal, angústia, dor e morte.
Como no restante do Novo Testamento, em Apocalipse 1:7,aponta-­­se para a vinda literal e pessoal de Cristo em majestade e glória. Todo ser humano vivo, incluindo aqueles que “O traspassaram”, testemunhará Sua vinda. Essas palavras indicam uma ressurreição especial de certas pessoas antes do retorno de Cristo, o que inclui os que O crucificaram. Com Sua vinda, Jesus trará libertação aos que O aguardam. No entanto, Ele trará também juízo aos que rejeitaram Sua misericórdia e Seu amor.
A certeza da vinda de Cristo é confirmada com as palavras “Certamente. Amém!” (Ap 1:7). A palavra “certamente” é a tradução do termo grego nai; “amém” é uma expressão hebraica com o sentido de confirmação. Juntas, essas duas palavras expressam certeza. Elas também encerram o livro com duas afirmações semelhantes (veja Ap 22:20).
“Mais de dezoito séculos se passaram desde que o Salvador prometeu voltar. Ao longo dos séculos, Suas palavras têm enchido de ânimo o coração de Seus fiéis. A promessa ainda não foi cumprida: a voz do Doador da vida ainda não chamou os santos adormecidos de suas sepulturas; mas nem por isso deixa de ser segura a palavra proferida. Em Seu tempo, Deus cumprirá Sua palavra. Ficaremos fatigados hoje? Devemos perder nossa fé estando tão perto do mundo eterno? Alguém dirá que a cidade ainda está muito longe? Não, não! Um pouco mais e veremos o rei em Sua beleza. Um pouco mais, e Ele enxugará todas as lágrimas dos nossos olhos. Um pouco mais, e Ele nos apresentará, ‘com exultação, imaculados diante da Sua glória’” (Ellen G. White, The Advent Review and Sabbath Herald, 13 de novembro, 1913).
Uma promessa feita é tão sólida quanto a integridade da pessoa que a fez e sua capacidade de cumpri-la. Cristo prometeu voltar. No passado, Ele cumpriu todas as Suas outras promessas. Esse fato dá a certeza de que Jesus retornará, como prometeu?

SEXTA-FEIRA, 04 DE JANEIRO 2019 – ESTUDO ADICIONAL – Ano Bíblico: Gn 12–15
Leia o capítulo “O Estudo dos Livros de Daniel e Apocalipse”, do livro Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, de Ellen G. White, p. 112-119.
“Essa revelação foi dada para orientação e conforto da igreja através da dispensação cristã […]. Uma revelação é algo que foi desvendado. O próprio Senhor revelou a Seu servo os mistérios contidos nesse livro, e propõe que seja aberto ao estudo de todos. Suas verdades são dirigidas aos que vivem nos últimos dias da história da Terra, como o foram aos que viviam nos dias de João. Algumas das cenas descritas nessa profecia estão no passado e algumas estão agora acontecendo; algumas nos apresentam o fim do grande conflito entre os poderes das trevas e o Príncipe do Céu, e algumas revelam os triunfos e o regozijo dos remidos na Terra renovada.
“Que ninguém pense que, por não poder explicar o significado de cada símbolo do Apocalipse, seja inútil para essa pessoa estudar esse livro numa tentativa de conhecer o significado da verdade que ele apresenta. Aquele que revelou esses mistérios a João dará ao diligente pesquisador da verdade um antegozo das coisas celestiais. Aqueles cujo coração estiver aberto à recepção da verdade serão capacitados a compreender seus ensinos, e lhes será garantida a bênção prometida aos que ‘ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas’ (Ap 1:3)” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 583-585).

Perguntas para discussão

1. Se o Apocalipse é a revelação de Jesus Cristo, por que a palavra “Apocalipse” tem um significado negativo hoje? O que isso revela sobre a percepção popular do Apocalipse entre os cristãos? Por que a palavra “medo” é frequentemente associada às profecias desse livro?
2. Pense em algumas das fracassadas previsões dos últimos 20 anos em relação aos eventos finais. Independentemente do coração das pessoas ou dos motivos para fazerem essas predições, quais foram os resultados negativos delas? Como se sentiram os que acreditaram nessas predições? Por causa dessas profecias não cumpridas, como os cristãos são vistos pelos incrédulos? Como podemos, como pessoas que creem na profecia e que procuram os eventos finais como sinais, ter o equilíbrio em nossa maneira de compreender a profecia e ensiná-la?


Respostas e atividades da semana:
1. Revelação de Jesus Cristo. O livro é sobre Jesus e Seu retorno.
2. Porque elas não são essenciais à nossa salvação. O propósito das coisas reveladas a nós é que reconheçamos nossa dependência de Deus e cumpramos a palavra da profecia.
3. B.
4. V; F.
5. A segunda vinda de Cristo é certa. Todos os povos O verão em poder e glória e o Seu reino será eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...