segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Empresário guadalupense Sanderson Martins tem morte cerebral diagnosticada

O diagnóstico foi dado nesta segunda-feira, 28, no hospital de Floriano.
O jovem empresário da cidade de Guadalupe, Sanderson Alves Martins, de 33 anos, não resistiu aos ferimentos de um grave acidente ocorrido na manhã do domingo, 27, e teve morte cerebral diagnosticada.
O acidente envolveu duas motos, que bateram frontalmente, dentro da área dos Platôs de Guadalupe.
Sandeson Martins – Foto: Facebook
Levado para o Hospital Tibério Nunes, em Floriano, onde lá foi internado, e ainda na noite do domingo sofreu uma parada cardíaca, e na manhã desta segunda feira, 28, teve a morte cerebral confirmada.
As informações foram passadas para a redação do Portal Cidade Luz, pela sua irmã, Adonilda, que está na cidade de Floriano, que informou que apesar da morte do cérebro, os aparelhos não foram desligados e o coração ainda bate.
Sanderson é casado com Mara Rocha e tem dois filhos.
Em pesquisa realizada pela equipe do Portal Cidade Luz no Google, encontramos algumas respostas medicas sobre o caso.
Morte cerebral: entenda o que ela significa
É considerada morte mesmo quando há sistemas do corpo funcionando.

O que é morte cerebral

A morte cerebral, também chamada de morte encefálica, ocorre quando não há mais nenhum tipo de atividade cerebral, seja elétrica (dos micro-impulsos entre os neurônios), circulatória ou metabólica (referente a utilização de oxigênio, glicose e outros nutrientes pelas células cerebrais). No entanto, é preciso que este fim das atividades seja irreversível.
No ponto de vista legal, esta é a principal definição de morte, pois classifica o fim da vida mesmo que o coração ou pulmões consigam ser mantidos funcionando por aparelhos ou medicamentos.
No entanto, mesmo com o cérebro não mais funcionando, a medula pode ainda executar algumas funções, operando o chamado sistema nervoso autônomo, que funciona de forma inconsciente, então o corpo ainda pode ter alguns poucos reflexos e o funcionamento de alguns órgãos.

Como a morte cerebral é determinada?

Quando o paciente entra em um estado de coma em que ela não reage mais de forma alguma a estímulos externos e nem aparenta percebê-los, o médico pode começar a suspeitar de uma morte cerebral.
O diagnóstico da morte cerebral deve ser feito seguindo uma lista de critérios determinado pela Academia Brasileira de Neurologia e baseada em protocolos internacionais.

Causas mais comuns

Normalmente as mortes cerebrais evoluem de estados de coma profundo, normalmente causados por condições agudas como:
  • Acidentes vasculares cerebrais (AVC)
  • Traumatismos cranianos (que podem ser decorrentes de acidentes)
  • Tumores cerebrais
  • Infecções como a meningoencefalite
  • Coma alcoólico
  • Infarto
  • Hemorragia cerebral.

Dúvidas frequentes

O que acontece quando a morte cerebral é oficializada?
A morte cerebral é considerada um quadro oficial de morte, em que não há mais chances do cérebro retomar suas atividades e a pessoa voltar à vida. Portanto, depois que o fato é comunicado à família, os parentes sinalizam se a pessoa quer ser ou não doadora de órgãos e as máquinas são desligadas.
Quando as máquinas são desligadas?
O desligamento das máquinas é feito depois de a família ser comunicada. Caso o paciente seja doador de órgãos, as máquinas são ainda mantidas ligadas tempo o suficiente para remoção dos órgãos doados.
Por que a morte cerebral é tão relacionada à doação de órgãos?
Durante um quadro de morte cerebral o cérebro costuma ser o único órgão comprometido, portanto as estruturas tendem a estar mais apropriadas para um transplante. SQUARE Mas isso varia, é claro, conforme as condições de saúde prévias do paciente. Quando há uma morte encefálica e o paciente é doador de órgãos, a equipe de transplantes avalia o histórico de saúde dele, assim como faz testes rápidos com os órgãos para ver se eles estão em condições para serem transplantados. Os órgãos que normalmente podem ser doados são:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

Hamas liberta 20 reféns israelenses após mais de 700 dias de cativeiro em Gaza

Grupo terrorista tinha até as 6h desta segunda para libertar todas as vítimas. Israel afirma que outros 28 reféns que ainda estão sob o pode...