O diagnóstico foi dado nesta segunda-feira, 28, no hospital de Floriano.
O jovem empresário da cidade de Guadalupe, Sanderson Alves Martins, de 33 anos, não resistiu aos ferimentos de um grave acidente ocorrido na manhã do domingo, 27, e teve morte cerebral diagnosticada.
O acidente envolveu duas motos, que bateram frontalmente, dentro da área dos Platôs de Guadalupe.
Levado para o Hospital Tibério Nunes, em Floriano, onde lá foi internado, e ainda na noite do domingo sofreu uma parada cardíaca, e na manhã desta segunda feira, 28, teve a morte cerebral confirmada.
As informações foram passadas para a redação do Portal Cidade Luz, pela sua irmã, Adonilda, que está na cidade de Floriano, que informou que apesar da morte do cérebro, os aparelhos não foram desligados e o coração ainda bate.
Sanderson é casado com Mara Rocha e tem dois filhos.
Em pesquisa realizada pela equipe do Portal Cidade Luz no Google, encontramos algumas respostas medicas sobre o caso.
Morte cerebral: entenda o que ela significa
É considerada morte mesmo quando há sistemas do corpo funcionando.
O que é morte cerebral
A morte cerebral, também chamada de morte encefálica, ocorre quando não há mais nenhum tipo de atividade cerebral, seja elétrica (dos micro-impulsos entre os neurônios), circulatória ou metabólica (referente a utilização de oxigênio, glicose e outros nutrientes pelas células cerebrais). No entanto, é preciso que este fim das atividades seja irreversível.
No ponto de vista legal, esta é a principal definição de morte, pois classifica o fim da vida mesmo que o coração ou pulmões consigam ser mantidos funcionando por aparelhos ou medicamentos.
No entanto, mesmo com o cérebro não mais funcionando, a medula pode ainda executar algumas funções, operando o chamado sistema nervoso autônomo, que funciona de forma inconsciente, então o corpo ainda pode ter alguns poucos reflexos e o funcionamento de alguns órgãos.
Como a morte cerebral é determinada?
Quando o paciente entra em um estado de coma em que ela não reage mais de forma alguma a estímulos externos e nem aparenta percebê-los, o médico pode começar a suspeitar de uma morte cerebral.
O diagnóstico da morte cerebral deve ser feito seguindo uma lista de critérios determinado pela Academia Brasileira de Neurologia e baseada em protocolos internacionais.
Causas mais comuns
Normalmente as mortes cerebrais evoluem de estados de coma profundo, normalmente causados por condições agudas como:
- Acidentes vasculares cerebrais (AVC)
- Traumatismos cranianos (que podem ser decorrentes de acidentes)
- Tumores cerebrais
- Infecções como a meningoencefalite
- Coma alcoólico
- Infarto
- Hemorragia cerebral.
Dúvidas frequentes
O que acontece quando a morte cerebral é oficializada?
A morte cerebral é considerada um quadro oficial de morte, em que não há mais chances do cérebro retomar suas atividades e a pessoa voltar à vida. Portanto, depois que o fato é comunicado à família, os parentes sinalizam se a pessoa quer ser ou não doadora de órgãos e as máquinas são desligadas.
Quando as máquinas são desligadas?
O desligamento das máquinas é feito depois de a família ser comunicada. Caso o paciente seja doador de órgãos, as máquinas são ainda mantidas ligadas tempo o suficiente para remoção dos órgãos doados.
Por que a morte cerebral é tão relacionada à doação de órgãos?
Durante um quadro de morte cerebral o cérebro costuma ser o único órgão comprometido, portanto as estruturas tendem a estar mais apropriadas para um transplante. SQUARE Mas isso varia, é claro, conforme as condições de saúde prévias do paciente. Quando há uma morte encefálica e o paciente é doador de órgãos, a equipe de transplantes avalia o histórico de saúde dele, assim como faz testes rápidos com os órgãos para ver se eles estão em condições para serem transplantados. Os órgãos que normalmente podem ser doados são:
- Coração
- Pulmões
- Rins
- Córneas
- Fígado
- Pâncreas, entre outros.
- Fonte das informações: https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/30570-morte-cerebralAguardem mais informações
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem