Ação envolveu clube de aventureiros, da Igreja Adventista, da cidade de Pouso Redondo, interior do Estado, perto da região atingida.
Por Paulo Ribeiro24 de dezembro de 2020O varal solidário aconteceu no último sábado (19), conforme o planejado, mas, além disso, os organizadores aproveitaram a ocasião e pediram aos visitantes que levassem alimentos para serem doados aos moradores da cidade. Os voluntários utilizaram as suas redes sociais para pedirem ajuda.
De acordo com uma das organizadoras do varal solidário, Soraia Plack Bridi, algumas pessoas fizeram doação em dinheiro. “Os valores serão usados para a compra de bolachas, pães e água mineral”, explica Soraia. Além dos itens arrecadados durante o bazar solidário e os que serão comprados, as doações recebidas pela Igreja Adventista local também serão enviadas a Presidente Getúlio.
Experiência marcante
Entre todas as pessoas que visitaram o bazar solidário, uma delas foi a que mais chamou a atenção de Soraia. “Uma mulher estava escolhendo roupas para ela usar no trabalho do sítio. Em nossa conversa, ela me contou que sempre no Natal se veste de Papai Noel e vai de casa em casa no interior do município levando um agradinho para as crianças. Ela me perguntou se poderia levar algumas camisetas para colocar junto com os doces que havia comprado, então respondi que sim”, disse a voluntária emocionada.
Ainda de acordo com a organizadora, a mulher também relatou que sempre comprava revistas para entregar as crianças. Neste ano, no entanto, não seria possível, pois faltaria dinheiro. “Então oferecemos a ela revistas do projeto Quebrando o Silêncio, infantis e para adultos, e também folhetos com endereços dos canais da TV Novo Tempo e da Igreja Adventista local”, ressalta.
Chuvas e enxurradas em Presidente Getúlio
Algumas casas foram completamente arrastadas e destruídas pela enxurrada, e outras estão com lama que alcançam facilmente a altura dos joelhos. Carros dos Bombeiros, de polícias, da Defesa Civil e do Exército Brasileiro circulam frequentemente pelas ruas para prestar ajuda a famílias desabrigadas.
Ao todo, 18 pessoas foram encontradas mortas, sendo que nove delas são de uma única família que moravam no mesmo quintal.
Esse é o cenário dramático de Presidente Getúlio, cidade do interior catarinense com pouco mais de 16 mil habitantes. O município foi afetado por fortes chuvas que começaram a partir da noite da quarta-feira (16), formando intensas correntezas que arrastavam tudo que encontravam pela frente.
Veja fotos do varal solidário em Pouso Redondo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem