quinta-feira, 2 de outubro de 2025

A água pode facilitar a perda de peso mais do que você imagina

Estudos e práticas comprovam os benefícios da água para o corpo humano, principalmente para aqueles que precisam de alguns quilos a menos.
Água traz inúmeros benefícios para o corpo humano (Foto: Shutterstock)

Minha neta Arly estava conversando com sua mãe: "Mãe, você sabe que às vezes eu tenho fome, então eu como algo e continuo com fome, mas depois bebo água e não tenho mais fome? Talvez eu não estivesse com fome, mas com sede!" E a mãe dela, Caroline, respondeu: "Obrigada por compartilhar isso. É bom que você esteja ouvindo o seu corpo!"

Estamos ouvindo nossos corpos?

Tenho lutado com o controle de peso há muitos anos. Sim, o doutor Hildemar também tem problema com o peso. Sou humano e sou meio norte-americano (75% deles têm excesso de peso). Meu peso varia de 90 a 95 quilos, meu IMC é de cerca de 26 e meu percentual de gordura corporal está entre 21 e 22%. Posso ser considerado limítrofe do sobrepeso ou quase lá. No entanto, tenho uma boa quantidade de músculos e minha gordura corporal não é muito alta. Além disso, o IMC normal atual para idosos gira em torno de 26 a 27 (sim, sou idoso). Portanto, acho que estou bem. No entanto, minha balança de bioimpedância InBody ainda insiste que preciso perder 6,3 quilos de gordura. O que há de errado com essa balança?

Leia também:
Mas, voltando à água, no ano passado precisei fazer um tratamento enquanto bebia uma quantidade extra de água. Quando verifiquei meu peso naquele mês, estava com 88 kg. Meu menor peso em anos.

Então, revisei a literatura. Uma revisão sistemática conduzida em 2019 por Guillermo Bracamontes-Castelo et al. (Nutr. Hosp.) encontrou uma relação positiva entre a ingestão de água e a perda de peso. No geral, cerca de 5% da perda de peso pode ser alcançada simplesmente aumentando a ingestão de água ou bebendo água antes das refeições para suprimir o apetite. No entanto, a estratégia mais eficaz consiste em substituir bebidas com alto teor calórico por água.

Uma pesquisa recente, conduzida em 2024, revelou que a ingestão de água está associada à perda de peso e a um menor risco de cálculos renais. O mesmo estudo também destacou investigações individuais demonstrando benefícios para diabetes, hipertensão, enxaquecas e infecções do trato urinário (Nizar Hakam et al., JAMA Netw Open, 2024).

A água é o fator de estilo de vida mais fácil, barato e simples. E ainda pode estar relacionado a melhorias na saúde que ainda não foram identificadas. Por exemplo, o Estudo Adventista de Saúde revelou que beber água diminui o risco de doenças cardiovasculares (Jacqueline Chan et al., Am J Epidemiol. 2002). Cheguei a checar nossos clientes no Centro de Estilo de Vida em Loma Linda, comparando a ingestão de água com a hipertensão, mas não obtivemos resultados significativos (artigo não publicado).

Auxiliando a perda de peso

Portanto, a Arly pode ter razão. Assim, se você está lutando contra o seu peso (e quem não está?), tente beber mais água. E ela estava absolutamente certa sobre o mecanismo: você pode estar com fome, mas também pode estar com sede, então beba água. Minha dica final é beber mais água entre as refeições, para que você não sinta sede durante as refeições. Quanto à quantidade de água, o Estudo Adventista de Saúde informou que cinco copos de 240 ml de água por dia ou mais podem ser benéficos. Você também pode verificar a cor da sua urina; se estiver consistentemente amarelo-escura, precisa de mais água. Você já bebeu água hoje?

“Eles não terão fome nem sede, nem o calor do deserto nem o sol os castigarão. Aquele que se compadece deles os guiará e os conduzirá para fontes de água” (Isaías 49:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

Tornozeleira tinha sinais de avaria e marcas de queimadura, diz relatório; Bolsonaro confessou uso de ferro de solda

'Meti ferro quente aí', disse o ex-presidente ao ser questionado por uma policial penal sobre o que havia ocorrido com o aparelho de...