quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Como responder às críticas a Ellen G. White?

Com um novo formato e uma abordagem atual, a Semana do Espírito de Profecia 2025 buscou fortalecer a fé dos participantes e reafirmar sua importância na vida cristã contemporânea.
Por Cristina Levano | Brasil
4 de novembro de 2025
O programa destaca a relevância do dom profético e o valor dos escritos inspirados de Ellen G. White para os adventistas do sétimo dia. (Foto: Divulgação)

A Igreja Adventista do Sétimo Dia na América do Sul realizou a Semana da Profecia 2025, do dia 27 a 31 de outubro, um programa que colocou em evidência questões atuais relacionadas ao papel profético de Ellen G. White. A proposta deste ano foi abordar, com fundamento bíblico e histórico, as críticas frequentes que circulam na internet a respeito da escritora, reforçando a confiança dos fiéis na inspiração divina e no Espírito de Profecia como característica distintiva da Igreja.

De acordo com o pastor Jonatas Leal, diretor do departamento de Espírito de Profecia da Divisão Sul-Americana (escritório administrativo da denominação para oito países da América do Sul), o assunto está intrinsecamente ligado à identidade adventista.
Leia também:
“O Espírito de Profecia é uma das marcas da Igreja remanescente, segundo Apocalipse 12:17. Deus sempre guiou Seu povo por meio dos profetas, e hoje faz isso por meio dos escritos de Ellen White", explica.
Além do enfoque teológico, a iniciativa visou promover o estudo pessoal e o fortalecimento espiritual dos membros da Igreja. A leitura regular da Bíblia acompanhada com os escritos de Ellen G. White foi apresentada como um instrumento que auxilia no fortalecimento da fé, no engajamento com a missão e na aplicação prática dos princípios cristãos no dia a dia. Da mesma forma, se ressaltou que os escritos de White não substituem a leitura da Bíblia, mas atuam como um recurso adicional que promove uma compreensão mais aprofundada das Escrituras, mantendo sempre sua autoridade suprema como Palavra de Deus.

Assista ao primeiro episódio:
A expectativa, segundo o pastor Leal, é que o programa tenha um impacto positivo nas igrejas locais, oferecendo métodos e ferramentas práticas para que os membros possam lidar com objeções comuns, como aquelas relacionadas a plágio, finanças e o papel profético de Ellen White.
“Quando aprendemos a lidar com essas objeções, fortalecemos também a confiança na genuína inspiração divina dos escritos de Ellen White e na autoridade profética que ela recebeu de Deus”, destacou.

A série, realizada como videocast pela Casa Publicadora Brasileira 
(CPB) em parceria com a Divisão Sul-Americana, foi dividida em cinco episódios, com cada um abordando perguntas específicas sobre a vida e o ministério de Ellen G. White. Em cada capítulo, houve convidados e especialistas que, com base em evidências bíblicas e históricas, analisaram as principais críticas dirigidas à autora, tais como: “Por que os adventistas acreditam no papel profético de Ellen White?”, “As visões de Ellen White foram causadas por distúrbios nervosos?”, “Ellen White foi uma plagiadora?”, entre outras questões.
Todos os episódios da Semana da Profecia 2025 já estão disponíveis. 
lique aqui e assista.Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

Como responder às críticas a Ellen G. White?

Com um novo formato e uma abordagem atual, a Semana do Espírito de Profecia 2025 buscou fortalecer a fé dos participantes e reafirmar sua im...