segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Questões sobre sexualidade são desafios para Instituto de Pesquisa Bíblica

Participantes da Comissão foram informados que, em 2018, uma evento mundial vai discutir assuntos escatológicos em Roma


Brasília, DF … [ASN] Teólogos adventistas da América do Sul e de outros países estão reunidos desde domingo, 13, em Brasília, para a Comissão de Pesquisa Bíblica da sede sul-americana da Igreja Adventista. Durante a fala dos líderes do Instituto de Pesquisa Bíblica (BRI sigla em inglês), órgão consultivo mundial teológico da organização, ficou clara a preocupação em produzir material que fortaleça a posição bíblica da Igreja a respeito de casamento e sexualidade. Cerca de 40 professores de Teologia, administradores e editores participam do evento.
Leia também:
O pastor Elias Brasil de Souza, diretor associado do BRI, conversou com a reportagem da ASN (Agência Adventista Sul-Americana de Notícias) sobre esses desafios do órgão. O Instituto de Pesquisa Bíblica possui cinco membros de dedicação em tempo integral, mas conta com o apoio e auxílio de dezenas de outros teólogos adventistas em todas as partes do mundo. A principal atuação do órgão se dá por meio da publicação de livros e documentos e realização de conferências para grupos interessados em assuntos teológicos (em 2014, foram realizadas 65 em diferentes países).
Para Souza, os temas relacionados ao casamento e à sexualidade estão entre os temas que preocupam os teólogos atualmente. “Um dos nossos maiores desafios existe, porque hoje a sociedade quer redefinir o que é o casamento, inclusive as pessoas querem decidir sobre aspectos como gênero, sexo e outros temas. E nós precisamos nos posicionar como Igreja a respeito”, comenta o teólogo. Já foi publicado, por exemplo, e está disponível um livro em três idiomas (inglês, espanhol e português) chamado Casamento: aspectos teológicos e bíblicos (volume 1). A expectativa é que, em um ano, seja finalizado o segundo volume e o terceiro está em fase de planejamento.
A produção desse material é motivada por questões que chegam até o Instituto de Pesquisa Bíblica, inclusive, a partir das congregações locais sobre batismo de pessoas consideradas transgêneras, temas relacionados à homossexualidade, entre outros assuntos relacionados. “Nosso foco de estudo é teológico, mas não ignoramos em nossas pesquisas as demais ramificações que esses temas exigem em áreas do conhecimento humano como Psicologia e Medicina. Importante, também, é destacar que trabalhamos com os princípios bíblicos para embasar decisões finais que são tomadas administrativamente pela Igreja Adventista”, acrescente o diretor associado do BRI.
O evento com os teólogos adventistas tem como temática principal os eventos finais e continua até a terça-feira, dia 15. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem