segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

03. A divindade do Espírito Santo: 14 a 21 de janeiro

03. A divindade do Espírito Santo: 14 a 21 de janeiro
SÁBADO À TARDE (Ano Bíblico: Gn 43–45)

VERSO PARA MEMORIZAR: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2Co 13:14).
Leituras da semana: At 5:1-4; 1Co 2:10, 11; Is 63:10-14; Tt 3:4-6; Rm 8:11; 1Pe 1:2
A divindade de Deus Pai é admitida em toda a Bíblia. Encontramos tal verdade expressa tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Entre as muitas verdades reveladas na Palavra de Deus, essa é uma das mais importantes e fundamentais.
A divindade de Jesus é confirmada também em muitas passagens das Escrituras, especialmente, é claro, no Novo Testamento, tanto nos evangelhos quanto nas epístolas.
No entanto, a divindade do Espírito Santo é ensinada de maneira mais sutil. Ela pode ser deduzida a partir de várias declarações bíblicas indiretas. Precisamos comparar passagem com passagem a fim de examinar cuidadosamente o que Deus revelou em Sua Palavra sobre o Espírito Santo. Ao fazer isso, não devemos afirmar menos do que aquilo que as Escrituras declaram, mas também não devemos “ultrapassar o que está escrito” (1Co 4:6). Esse assunto exige uma atitude de humildade; não devemos fazer do nosso raciocínio humano sobre Deus o padrão de como se deve compreender o Espírito Santo. Em vez disso, devemos aceitar e dar testemunho do que as Escrituras afirmam, não importando quanto seja difícil entender plenamente alguns conceitos.
DOMINGO - O Espírito Santo e Deus (Ano Bíblico: Gn 46, 47)
A Bíblia não apresenta uma descrição sistemática da divindade do Espírito Santo. Em vez disso, encontramos indícios interessantes de que os escritores bíblicos consideravam o Espírito Santo igual a Deus. Existem várias passagens bíblicas em que a mesma ação é atribuída a Deus e depois também ao Espírito Santo.
1. Leia Atos 5:1-4. O que podemos concluir a respeito de Deus e do Espírito Santo a partir das palavras de Pedro a Ananias? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
A. ( ) Podemos concluir que mentir para o Espírito Santo é o mesmo que mentir para Deus, pois Eles estão em nível de igualdade.
B. ( ) Podemos concluir que mentir para o Espírito Santo é muito ruim, mas mentir para Deus é pior ainda, pois Deus é o Todo-Poderoso.
Se o Espírito Santo não fosse Deus, Pedro estaria falando, nessa passagem, de maneira muito descuidada e fatalmente enganosa. O aspecto interessante sobre a natureza do Espírito Santo, entretanto, é o fato de que o apóstolo Pedro coloca Deus e o Espírito no mesmo nível. No versículo 3, ele perguntou a Ananias por que ele havia mentido ao Espírito Santo, e continuou no fim do versículo 4: “Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Pedro equiparou claramente o Espírito Santo a Deus. A questão era que Ananias não estava apenas mentindo aos apóstolos, mas ao próprio Deus. Mentir ao Espírito Santo é mentir a Deus. O Espírito Santo é Deus. A mensagem aqui é muito clara.
Devemos nos lembrar de que os cristãos da igreja primitiva eram um no coração e na mente (At 4:32, tradução livre). Essa unidade era fruto do Espírito Santo. Por isso, eles compartilhavam de maneira voluntária e livre o que possuíam. Mentir a respeito desse compartilhamento mútuo era negar a unidade da comunidade e contradizer o Espírito que a fortalecia e a tornava possível.
A mentira de Ananias e da esposa falsificou a obra divina e a presença do Espírito Santo na comunidade da igreja primitiva. A desonestidade para com Deus é destrutiva e impede que o Espírito atue efetivamente na vida dos cristãos. Deus quer que O sirvamos de maneira completa. Visto que aquela nova comunidade de fé vivia um momento fundamental, Deus usou consequências drásticas para garantir que a nova igreja atuasse em harmonia e em verdade uns com os outros e estivesse disposta a ser conduzida pelo Seu Espírito.
Ananias e Safira venderam uma propriedade e doaram uma parte para a igreja. Qual é o problema de ficar com um pouco do dinheiro? O que essa história nos revela sobre o cuidado que precisamos ter quanto à maneira de justificar nossos atos?
SEGUNDA - Os atributos divinos do Espírito Santo (Ano Bíblico: Gn 48–50)
Em várias passagens bíblicas o Espírito Santo é descrito como Alguém que possui atributos divinos.
2. Quais atributos e ações do Espírito Santo estão listados nas seguintes passagens bíblicas que só podem ser atribuídos a Deus?
A) 1Co 2:10, 11; compare com Is 40:13, 14
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B) Sl 139:7
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C) Hb 9:14; compare com 1Tm 6:16
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D) Lc 1:35; Rm 15:19; compare com Sl 104:30
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Ao ponderar sobre a sabedoria de Deus, Paulo argumentou que é o Espírito Santo quem nos revela essa sabedoria. Paulo empregou, em seu argumento, o raciocínio de que “os iguais se conhecem”. Somente Aquele que é igual a Deus pode conhecer as coisas profundas dEle (1Co 2:10, 11). Não há como conhecer Deus da forma que o Espírito O conhece, pois Ele O conhece interiormente, de tal maneira que uma pessoa de fora não conhece. O Espírito Santo é, de fato, onisciente.
A presença do Espírito é a presença de Deus. Se é impossível fugir para um lugar em que o Espírito de Deus não esteja, então Ele é onipresente (compare com Sl 139:7).
A Bíblia afirma que o Espírito Santo é eterno (Hb 9:14). De acordo com ela, quantos seres eternos existem? Só Deus é eterno (1Tm 6:16)! Se o Espírito é chamado de eterno, então Ele deve ser Deus.
O Espírito Santo também é todo-poderoso, onipotente. Em Lucas 1:35 as expressões “o Espírito Santo” e “o poder do Altíssimo” são construções sinônimas. Nesse verso elas se referem a um milagre de grande importância: a concepção da virgem. Em Romanos 15:19, o apóstolo Paulo reconheceu que seu ministério teve êxito por “força de sinais e prodígios, pelo poder do Espírito Santo”. De fato, o Espírito Santo pode realizar milagres divinos.
Jesus também disse que a blasfêmia contra o Espírito é imperdoável (Mt 12:31, 32; Mc 3:28, 29). Isso é incompreensível, a menos que o Espírito seja divino.
Mas, talvez, a obra mais incrível do Espírito Santo seja Sua capacidade de transformar o coração e a mente humana. É Ele quem realiza um novo nascimento espiritual (Jo 3:5-8). Ele tem o poder de realizar algo que só Deus pode fazer.
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TERÇA - Alusões bíblicas (Ano Bíblico: Êx 1–4)
Na Bíblia existem várias referências ao Espírito Santo que podem ser alternadas com referências a Deus.
3. Compare Isaías 63:10-14 com Números 14:11 e Deuteronômio 32:12. A quem o escritor estava se referindo nessas passagens, e o que isso nos revela sobre a divindade do Espírito Santo? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) O autor estava se referindo ao Pai. O Espírito Santo teve um papel irrisório na história de Israel, visto que Ele é uma criatura.
B. ( ) O autor estava se referindo ao Espírito Santo, que é uma pessoa divina e atua juntamente com o Pai e o Filho.
C. ( ) O autor estava se referindo à consciência do povo de Israel, que o guiava nas escolhas ao longo do deserto. O Espírito é “inferior” ao Pai e ao Filho.
Isaías 63:10 declara que o povo se rebelou e ofendeu o Espírito Santo. No entanto, o relato análogo, encontrado em Números 14:11, afirma que “o Senhor disse a Moisés: ‘Até quando este povo Me tratará com pouco caso?’” (NVI). E em Deuteronômio 32:12 o autor diz que “o Senhor sozinho o levou; nenhum deus estrangeiro o ajudou”. Obviamente, os escritores bíblicos enxergavam Deus e o Espírito Santo no mesmo nível.
Em 2 Samuel 23:2 está escrito: “O Espírito do Senhor fala por meu intermédio”. Porém, na declaração análoga, no versículo 3, é dito: “Disse o Deus de Israel […] a mim”. Mais uma vez, a conclusão desse paralelo bíblico é que o Espírito Santo é considerado igual a Deus.
4. Compare 1 Coríntios 3:16, 17 com 6:19, 20, e 1 Coríntios 12:11 com 12:28. Como as referências ao Espírito Santo e a Deus são usadas de maneira alternada nessas passagens? O que é atribuído, igualmente, a Deus e ao Espírito Santo?
Em 1 Coríntios 3:16, 17 e em 1 Coríntios 6:19, 20, Paulo usou uma linguagem semelhante. Para o apóstolo, ser habitado pelo Espírito Santo é ser habitado por Deus. Ao equiparar a expressão “templo de Deus” (ARC) a um templo “do Espírito Santo”, Paulo salientou que o Espírito Santo é Deus.
Em 1 Coríntios 12:11, Paulo afirmou que é o Espírito Santo quem distribui os dons espirituais a cada cristão. Alguns versos depois, em 1 Coríntios 12:28, o texto nos diz que é Deus quem faz isso. A mensagem fundamental é clara: o Espírito Santo realiza a mesma ação de Deus, uma poderosa evidência de que Ele é igual a Deus.
QUARTA - A obra divina do Espírito Santo (Ano Bíblico: Êx 5–8)
O Espírito Santo realiza certas obras que a Bíblia atribui apenas a Deus. Ele atuou na obra divina da criação tanto quanto atua na restauração dos pecadores.
5. Leia Tito 3:4-6. Como Paulo descreve o envolvimento do Espírito Santo no processo de restauração? Complete as lacunas:
Jesus nos salvou mediante o __________________________ regenerador e __________________________ do __________________________ , que nos foi derramado abundantemente por meio de __________________________ , nosso Salvador.
O Espírito Santo é mencionado lado a lado com “Deus, nosso Salvador” (Tt 3:4, NVI) no contexto da “lavagem regeneradora” (batismo) e da nossa renovação espiritual (Tt 3:5). Ele é o agente do nosso novo nascimento. Ele renova nosso coração e desperta nosso desejo de seguir a Cristo. Ele é o Espírito da vida (Rm 8:2), Aquele que santifica os pecadores e transforma seu caráter. Ele nos ajuda a ser obedientes a Jesus Cristo, que nos salvou. Somente um ser divino é capaz de coisas tão maravilhosas!
6. Compare Isaías 6:8-10 com Atos 28:25-27. A quem os escritores bíblicos atribuem a fala divina? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Ao Pai
B. ( ) Ao Espírito Santo
C. ( ) Ao Filho
Várias passagens bíblicas afirmam que, por um lado, é Deus quem está falando, mas outros escritores bíblicos afirmam que o Espírito Santo é quem fala. Foi o Espírito que nos concedeu as Sagradas Escrituras de modo sobrenatural (2Pe 1:21), algo que em outros lugares é descrito como inspiração de Deus (2Tm 3:16). Conceder as Escrituras é outra obra divina do Espírito.
7. O que Romanos 8:11 ensina sobre a divindade do Espírito Santo? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
A. ( ) Esse texto ensina que o Espírito Santo vive em Jesus Cristo, portanto, Ele não é uma pessoa divina.
B. ( ) Esse texto ensina que o Espírito Santo ressuscitou Jesus dos mortos, algo que somente um Ser divino pode fazer.
A Bíblia declara que o Espírito Santo ressuscitou Jesus dos mortos e que o Senhor também nos ressuscitará por meio do Espírito. Somente Deus tem o poder de ressuscitar pessoas da morte. Portanto, o Espírito Santo é Deus.
QUINTA - A importância de Sua Divindade (Ano Bíblico: Êx 9–11)
O que seria perdido se o Espírito Santo não fosse Deus? Se Ele não fosse plenamente Deus, as implicações para a salvação e adoração seriam graves. A Bíblia nos diz que o Espírito Santo é responsável por regenerar os cristãos. Ele habita neles e os preenche. Renova nosso pensamento e transforma nosso caráter. Tem poder para ressuscitar. Torna os seguidores de Cristo santos como Deus. Se o Espírito não fosse Deus, como poderíamos ter a certeza de que Ele pode fazer qualquer uma dessas coisas de tal maneira que sejam aceitáveis a Deus?
8. Leia 1 Pedro 1:2, 2 Coríntios 13:14 e Mateus 28:18, 19. O Espírito Santo é mencionado lado a lado com Deus, o Pai, e Jesus Cristo, o Filho, no batismo e na bênção apostólica. O que isso revela sobre Seu lugar na adoração e no louvor a Deus?
A divindade do Espírito Santo nos ajuda a nos relacionar com Ele de maneiras apropriadas, que reconheçam quem Ele realmente é. Sua divindade é o pressuposto para uma espiritualidade centrada em Deus. A igreja do Novo Testamento, sem hesitar, menciona o Espírito Santo lado a lado com as outras duas pessoas da Trindade. No ato do batismo, o Espírito Santo ocupa o mesmo grau e posição que o Pai e o Filho. O batismo tem um significado espiritual profundo, e é uma ordenança de plena adoração. Isso é igualmente verdade quanto à bênção apostólica. Ela é uma invocação de adoração na qual o Espírito Santo é louvado assim como o Pai e o Filho. As três pessoas da Trindade são mencionadas lado a lado e igualmente confirmadas.
No Novo Testamento, o Espírito é declarado digno de adoração, não apenas no batismo e na bênção apostólica, mas também no pedido constante a fim de que dependamos dEle para todo bem espiritual e que Lhe obedeçamos como nosso mestre divino e santificador. É importante o fato de que Espírito Santo é Deus? Sim, muito! Se sabemos quem Ele é verdadeiramente e reconhecemos Sua divindade, honraremos Sua obra e confiaremos nEle para nosso próprio crescimento pessoal e santificação.
Pense no significado de ter o Espírito Santo, o próprio Deus, atuando em sua vida. Quais grandes promessas encontramos em saber que é Deus quem está atuando em nós para nos transformar naquilo que podemos ser nEle? Por que essa é uma verdade que edifica e traz segurança?
SEXTA - Estudo adicional (Ano Bíblico: Êx 12, 13)
Leia, de Ellen G. White, “Explicações falsas acerca da Divindade”, em Evangelismo, p. 613-617.
Como vimos nesta semana, a evidência bíblica da divindade do Espírito Santo é muito convincente. O Espírito é Deus. Porém, ao pensar nEle, devemos nos lembrar de que estamos tratando de um mistério divino. Reiteramos o argumento: assim como não podemos explicar plenamente Deus e Sua natureza, temos que resistir à tentação de fazer da nossa compreensão humana a norma de como Deus deve ser. A verdade vai muito além da compreensão humana, especialmente quando se trata da natureza do próprio Deus.
Ao mesmo tempo, a fé na divindade do Espírito Santo significa mais do que aceitar o mero ensino da Trindade. Ela inclui dependência e confiança na obra salvadora de Deus, comissionada pelo Pai e realizada por meio do Filho, no poder do Espírito. “Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo […] A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lhes revelou. Com fantasiosos pontos de vista, as pessoas podem reunir passagens das Escrituras e dar-lhes um significado humano. Mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios – demasiadamente profundos para o entendimento humano – o silêncio é ouro” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 51, 52).
Perguntas para reflexão
1. O filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein escreveu: “Do que não podemos falar, devemos ignorar e guardar em silêncio.” Embora o contexto seja muito diferente daquele sobre o qual Ellen G. White escreveu acima, o princípio é o mesmo. Por que é melhor guardar silêncio quanto aos aspectos de Deus e da verdade espiritual em geral que não foram revelados pela Inspiração?
2. A respeito do Espírito Santo, reflita sobre a seguinte pergunta: “O que estaria perdido se Ele não fosse plenamente Deus?”
3. Na prática, o que a seguinte citação nos diz? “O Espírito Santo, cuja plenitude devemos ter, não é uma vaga influência nem força mística. É uma Pessoa divina que deve ser recebida com profunda humildade, veneração e obediência. Não se trata, pois, de nós possuirmos mais dEle, mas que Ele possua mais de nós – que nos possua totalmente” (LeRoy Edwin Froom, A Vinda do Consolador, p. 157, 158).
Respostas e tarefas para a semana: 1. A (V); B (F). 2. Escolha quatro pessoas e dê a cada uma delas uma passagem ou grupo de passagens bíblicas, conforme as letras que aparecem na lição (A, B, C e D). Solicite-lhes que estudem em casa e respondam, na classe, qual atributo divino do Espírito Santo é mencionado nos textos que eles estudaram. 3. B. 4. Escolha uma pessoa e peça-lhe que compare essas passagens bíblicas e anote os atributos comuns a Deus e ao Espírito Santo. 5. Lavar – renovador – Espírito Santo – Jesus Cristo. 6. B. 7. A (F); B (V). 8. Selecione um aluno e solicite-lhe que leia as três passagens e anote sua conclusão. Permita que ele apresente sua conclusão na classe. Pergunte igualmente a opinião da classe a respeito das passagens.

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