domingo, 29 de janeiro de 2017

05. O batismo e a plenitude do Espírito Santo: 28 de janeiro a 4 de fevereiro

05. O batismo e a plenitude do Espírito Santo: 28 de janeiro a 4 de fevereiro

SÁBADO À TARDE (Ano Bíblico: Êx 32, 33)
VERSO PARA MEMORIZAR: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10:10).
Leituras da semana: Mc 1:8; Ef 5:18; At 13:52; Lc 11:8-10; At 5:32; Gl 5:16-26
Como cristãos, devemos ser cheios do Espírito Santo. Sem Ele, nosso testemunho não terá poder e nossa vida cristã será apenas um fardo. Podemos ter conhecimento, talento e eloquência, mas sem o Espírito não podemos viver conforme o plano de Deus para nós. Não teremos a certeza da salvação e não conheceremos a alegria que provém do serviço ao Senhor. Seremos apenas cristãos nominais, e um cristão apenas nominal não é verdadeiramente cristão.
Contudo, Jesus quer que tenhamos vida plena. Ele deseja concedê-la a nós conforme foi idealizada, uma existência completa e com propósito, pois está firmada na fonte de toda a vida: Jesus Cristo. Ele é o Criador da vida e o caminho único para a vida eterna. “Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo 14:6). Essa plenitude só é possível quando estamos unidos a Ele, e isso só pode acontecer pela atuação do Espírito Santo em nossa vida.
Nesta semana, vamos estudar o que a Bíblia ensina sobre o batismo do Espírito e o que significa estar cheio dEle. Vamos examinar também algumas evidências que testificam de que estamos, de fato, cheios do Espírito.
DOMINGO - O batismo do Espírito Santo (Ano Bíblico: Êx 34–36)
1. Leia Marcos 1:8 (compare com Mt 3:11, Lc 3:16 e Jo 1:33), Atos 1:5 e Atos 11:16. Que outro rito de iniciação ocorre simultaneamente ao batismo do Espírito? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) O derramamento do Espírito Santo.
B. ( ) A unção para falar em outras línguas.
C. ( ) A circuncisão.
D. ( ) O batismo nas águas.
No Novo Testamento, há apenas sete passagens que falam sobre o batismo do Espírito Santo. Quatro dessas passagens remontam a João Batista e apontam para o Pentecostes. O Espírito foi concedido nesse contexto a fim de marcar o início dos “últimos dias” da história da salvação.
João, no entanto, diferentemente dos outros evangelhos, não utiliza o tempo verbal futuro ao falar sobre o batismo do Espírito. Em vez disso, ele usa um gerúndio, indicando que o batismo é algo que tem validade contínua (veja Jo 1:33). Apenas alguns versículos antes, João utilizou esse mesmo tempo verbal (Jo 1:29), quando falou sobre outra obra importante de Jesus: tirar os pecados do mundo. O ministério de Cristo consiste em tirar nossos pecados e nos dar o Espírito Santo. Essa dupla experiência é relatada também em Atos 2:38. Depois que os olhos dos discípulos foram abertos, eles receberam ambas as coisas: o perdão dos pecados e o Espírito Santo. A mesma experiência é relatada acerca dos cristãos na casa de Cornélio, em Atos 10:43, 44 e posteriormente em Atos 11:16. O batismo na água é conhecido como o batismo do arrependimento (At 19:4). Quando nos arrependemos do pecado e somos batizados em nome de Jesus, também recebemos o Espírito Santo (At 2:28-39).
No Novo Testamento, o batismo e o recebimento do Espírito Santo estão interligados. Eles indicam nosso novo nascimento. Identificamo-nos com Cristo no batismo, e Ele nos dá o Espírito Santo para que vivamos em Seu poder e anunciemos as boas-novas. O batismo do Espírito não é uma segunda obra de graça numa fase posterior da vida, associada, por algumas pessoas, a dons miraculosos.
Em 1 Coríntios 12:13, Paulo não tinha em mente a experiência única do Pentecostes, mas a experiência de todos os cristãos. Ele afirmou que por um só Espírito fomos todos batizados em um corpo, e a todos nós, foi dado beber de um só Espírito. Paulo enfatizou a unidade. A palavra “todos” é fundamental. Paulo associou a iniciação de todos os cristãos no corpo de Cristo com o batismo do Espírito.
Qual tem sido sua experiência como alguém batizado no Espírito Santo? O que Ele planejou para sua vida? O que você seria sem a obra dEle em sua vida?
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site reavivados.org/
SEGUNDA - Ser cheio do Espírito Santo (Ano Bíblico: Êx 37, 38)
2. Leia Efésios 5:18, Atos 13:52 e Romanos 8:9. O que significa ser cheio do Espírito Santo? Como nos tornamos cheios do Espírito?
Uma vez que somos batizados e pertencemos a Cristo, devemos viver no poder do Espírito. Para que isso aconteça, temos que ser cheios do Espírito. No Novo Testamento há várias referências em que as pessoas são cheias do Espírito (Lc 1:41, 67; At 2:4; 4:8, 31; 9:17; 13:9). O apóstolo Paulo usou a palavra “encher” para dizer que uma pessoa está completamente submissa a Deus e aberta à influência orientadora do Espírito Santo, de modo que a própria obra de Deus seja realizada na vida dela.
Se cedermos à influência do álcool, nossa maneira de andar, falar e pensar será negativamente afetada. Quando somos cheios do Espírito Santo, rendemos cada parte da nossa vida à Sua influência transformadora, e como resultado, nosso andar, falar e pensar refletirão Jesus.
Embora o Espírito nos seja concedido pela pregação da fé (Gl 3:2) e recebido pela fé (Gl 3:14) em nosso batismo (Tt 3:5, 6), precisamos buscar a plenitude do Santo Espírito todos os dias. Não podemos viver apoiados em uma experiência poderosa que tivemos no ano passado, no mês passado, nem até mesmo ontem. Precisamos da plenitude do Espírito de Deus a cada dia, pois cada dia traz seus próprios desafios.
Em Atos 13:52, o termo grego para “cheio do Espírito” está no tempo verbal gerúndio, significando ação contínua. Literalmente significa: “sendo (continuamente) preenchido”. Ser cheio do Espírito não é um evento único e isolado. É algo que devemos buscar e receber todos os dias. Esse ato de “encher” deve ser repetido de modo que cada parte da nossa vida esteja cheia da Sua presença. Assim, estaremos habilitados a viver como devemos.
Ser cheio do Espírito Santo não significa que tenhamos mais dEle, mas que Ele tenha mais de nós. Somente quando comprometemos toda nossa vida com o Espírito todos os dias Ele pode nos usar para a glória de Deus.
“Desejo impressionar-vos com o fato de que aqueles que têm Jesus habitando no coração pela fé, receberam realmente o Espírito Santo. Toda pessoa que recebe Jesus como seu Salvador pessoal, tão certamente recebe também o Espírito Santo para ser seu Conselheiro, Santificador, Guia e Testemunha” (Ellen G. White, Manuscript Releases, v. 14, p. 71).
TERÇA - Condições: parte 1 (Ano Bíblico: Êx 39, 40)
A Palavra de Deus destaca certas condições necessárias para que o Espírito habite em nós. Examinaremos as mais importantes hoje e amanhã.
3. Leia Atos 2:37, 38. Qual é a primeira condição para receber o Espírito Santo? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
A. ( ) Arrependimento e batismo nas águas.
B. ( ) Ter o dom de línguas.
Uma condição para receber o dom do Espírito Santo é o arrependimento. Quando ouvimos a Palavra de Deus, nossa consciência é despertada e podemos ser levados a uma compreensão da nossa verdadeira pecaminosidade e condição de perdidos. O verdadeiro arrependimento é mais do que apenas lamentar as terríveis consequências do pecado. É uma mudança completa no coração e na mente, para que possamos ver o pecado como ele realmente é: um mal horrendo e uma rebelião contra Deus. A única maneira de sentir o verdadeiro arrependimento é ser tocado pelo amor de Deus: “Ou desprezas a riqueza da Sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Rm 2:4).
4. Leia Gálatas 3:14 e Tiago 1:6-8. Seria possível receber o Espírito Santo se não confiássemos na Palavra de Deus?
Jesus prometeu enviar o Espírito como Seu representante. Pela fé recebemos o dom prometido. Mas se duvidamos da promessa de Deus e não confiamos em Sua Palavra, somos como uma pessoa vacilante e não podemos esperar receber nada da parte dEle. A fé é mais do que uma aceitação intelectual. É colocar nossa vida em risco, crendo que Deus cumprirá Sua palavra e não nos decepcionará, independentemente do que acontecer.
5. Leia Lucas 11:8-10, 13. Por que a intercessão persistente faz a diferença? Complete as lacunas:
Porque ela nos prepara para _______________________________ de Deus as __________________________ que, com __________________________, rogamos a Ele.
Deus é bom e amável, mais do que podemos ser com os nossos próprios filhos. Nossa intercessão persistente não muda Sua mente. A oração nos transforma e nos leva à presença dEle. Ela não faz o Senhor descer a nós, mas nos eleva até Ele. Nossas orações simplesmente revelam nossa determinação e nos preparam para a dádiva.
QUARTA - Condições: parte 2 (Ano Bíblico: Lv 1–4)
6. Leia Atos 5:32. Por que a obediência à Palavra de Deus é uma condição importante para receber o Espírito Santo?
Hoje, assim como naquela época, o Espírito Santo é concedido a todos os que obedecem a Deus. Na Bíblia, amor e obediência andam de mãos dadas, e a verdadeira fé é expressa em obediência. Se confiarmos em Deus de todo o coração, obedeceremos aos Seus mandamentos. Jesus disse: “Se alguém Me ama, guardará a Minha palavra” (Jo 14:23). A obediência é uma escolha que leva a um estilo de vida em conformidade com a vontade de Deus, expressa em Sua lei. Temos que continuar no caminho da obediência se desejamos reconhecer Jesus como nosso Senhor (Lc 6:46). Em 1 João 2:4, 5 o apóstolo escreveu: “Aquele que diz: ‘Eu O conheço’, mas não obedece aos Seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à Sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado” (1Jo 2:4, 5, NVI). Essas são palavras fortes. João declara também: “Os que obedecem aos Seus mandamentos permanecem nEle, e Ele neles. Desse modo sabemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu” (1Jo 3:24, NVI). Quando fazemos o que Deus nos ordenou, temos paz de espírito.
7. Leia Judas 18-21. Do que precisamos fugir, se quisermos ser cheios do Espírito? Assinale as alternativas corretas:
A. ( ) Da atitude dos escarnecedores, contrárias à obra do Espírito Santo.
B. ( ) De toda impureza, porque aqueles que seguem as próprias paixões não podem ter o Espírito, pois a carne milita contra o Espírito.
C. ( ) Do contato com pessoas de outras igrejas ou descrentes, porque isso pode nos contaminar espiritualmente.
O fogo do Espírito Santo não pode continuar queimando em nossa vida se nossa mente for guiada pelo mundo. O Espírito Santo reage de maneira muito sensível à existência de todo pecado e mundanismo em nossa vida. Portanto, precisamos nos manter no amor de Deus e estar conectados com Ele por meio da oração, para que possamos fugir de toda impureza e manifestar um espírito de poder, amor e moderação (2Tm 1:6, 7). Somente por meio de uma luta intensa e feroz com o próprio eu é que podemos ser o tipo de pessoa que devemos nos tornar. É evidente que não podemos lutar por nós mesmos. Nossa batalha ocorre em nossa escolha entre render nossa vontade à influência do Espírito Santo ou permitir que a carne domine. A escolha é nossa.
QUINTA - Uma vida egocêntrica versus uma vida cristocêntrica (Ano Bíblico: Lv 5–7)
A vida de uma pessoa que não vive no Espírito é radicalmente diferente da vida e dos valores de uma pessoa cheia do Espírito.
8. Compare Gálatas 5:16-26 com Efésios 5:1-9, 17-20 e veja as características de uma vida egocêntrica em contraste com uma vida plena do Espírito.
Pessoa egocêntrica
Pessoa controlada pelo Espírito
Deseja o que é pecaminoso e desagradável a Deus
Deseja o que é espiritual e agradável a Deus
É controlada pelas paixões pecaminosas
É controlada pelo Espírito
Faz mau uso de sua liberdade e se torna escrava do pecado
É liberta da escravidão do pecado e é chamada à liberdade em Cristo
Desobedece à vontade de Deus
Obedece à vontade de Deus
É indulgente consigo mesma
É abnegada
Manifesta o fruto do pecado
Manifesta o fruto do Espírito
Não reconhece a necessidade do perdão; é arrogante
Reconhece a necessidade do perdão e louva a Jesus pelo que Ele fez
A vida de uma pessoa cheia do Espírito de Deus é caracterizada pela obediência amorosa à Sua lei e um espírito bondoso de compaixão pelas pessoas (veja 2Co 5:14). Tendo a mente e o pensamento renovados, e tendo um novo coração e uma nova perspectiva de vida, nossos valores e comportamento mudarão. Não desejaremos viver em nossa própria força, mas em submissão ao Espírito Santo (Gl 3:3).
Não possuímos nenhum poder real para mudar a nós mesmos, pois o pecado está muito profundamente enraizado em nós. A força renovadora precisa vir de Deus. A mudança interior só pode ser bem-sucedida mediante a obra transformadora do Espírito Santo. Nenhuma transformação meramente exterior, como corrigir este ou aquele mau hábito, nos torna cristãos. A mudança tem que vir de um coração renovado pelo Espírito Santo.
Essa é a obra de uma vida, que terá seus altos e baixos, mas que Deus promete realizar em nós se nos submetermos a Ele. “Estou plenamente certo de que Aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus” (Fp 1:6).
Em quais áreas da sua vida você vê o egoísmo e o egocentrismo se manifestando? Quais delas refletem a ação do Espírito Santo? O que sua resposta revela sobre as escolhas que você precisa fazer?
Vêm aí dez dias para orar e momentos para jejuar. Prepare o seu coração.
SEXTA - Estudo adicional (Ano Bíblico: Lv 8–10)
É natural a qualquer pessoa buscar o controle da própria vida. Normalmente dependemos dos nossos esforços para alcançar tudo o que podemos. Enquanto muitas pessoas passam a vida numa busca pelo controle, outras têm um medo doentio de perder o controle. Esse dilema humano somente encontra resposta em Deus. O Senhor quer que você dê a Ele, seu Criador e Redentor, o controle absoluto. Ele o conhece e o ama como ninguém. Isso abre a porta para que Ele atue em sua vida. Ao escolher submeter sua vontade à direção do Espírito Santo, você terá Sua paz sobrenatural e oportunidades ilimitadas de ser uma bênção para outras pessoas. Mas precisamos desejar esse poder em nossa vida. Deus não nos força a obedecer-Lhe. Para sermos seres morais precisamos ser livres. E, para sermos verdadeiramente livres em Cristo, precisamos de um senso de renúncia (de querer abandonar nossos velhos caminhos pecaminosos e decaídos) e de um senso de permanência (de permanecer no poder do Espírito Santo). Para sermos de fato livres, devemos ser verdadeiramente submissos ao controle do Espírito Santo. Não há contradição nisso. Nossa liberdade se encontra na libertação da condenação e do poder do pecado, que sempre nos escraviza e leva à morte. Em vez disso, ao nos entregarmos ao Senhor e abrirmos o caminho para que o Espírito habite em nós, não apenas deixamos de ser condenados (veja Rm 8:1), mas temos uma vida em que “não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Essa é a única verdadeira liberdade que nós, seres pecadores e caídos, podemos conhecer.
Perguntas para reflexão
1. Algumas pessoas pensam que a liberdade consiste em fazer o que quisermos, quando quisermos e como quisermos. O que há de errado com esse conceito a partir da perspectiva cristã? Qual é a ideia bíblica da verdadeira liberdade? (Veja Sl 119:45; Lc 4:18; Jo 8:34-36; 2Co 3:17; Gl 5:1).
2. Por que é importante renunciar ao próprio eu e consagrar a vida totalmente a Deus antes que o Espírito Santo possa atuar poderosamente por meio de nós?
3. “A vida cristã não é modificação nem melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e o início de uma vida toda nova. Essa mudança só pode se efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 172).
Respostas e tarefas para a semana: 1. D. 2. Com uma semana de antecedência, escolha um aluno e peça que ele leia os textos e anote o que significa ser cheio do Espírito Santo. Permita que ele apresente sua resposta na classe e depois abra o assunto para discussão. 3. A (V); B (F). 4. Com uma semana de antecedência, selecione uma pessoa e peça que ela leia os textos e anote sua resposta. Permita que ela apresente sua explicação na classe e depois abra o assunto para discussão.
5. Receber – bênçãos – perseverança. 6. Com uma semana de antecedência, escolha um aluno e peça que ele leia o texto e anote sua resposta. Permita que ele apresente sua ideia durante a classe e depois abra o assunto para discussão. 7. A e B.

O tempo especial para oração começará no próximo dia 9 de fevereiro. Envolva seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...