domingo, 2 de abril de 2017

2. Uma herança incorruptível: 1º a 8 de abril

2. Uma herança incorruptível: 1º a 8 de abril

SÁBADO À TARDE (Ano Bíblico: 2Sm 1–4 )

VERSO PARA MEMORIZAR: “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (1Pe 1:22).
Leituras da semana: 1Pe 1:1, 2; Jo 3:16; Ez 33:11; 1Pe 1:3-21; Lv 11:44, 45; 1Pe 1:22-25
Sempre que estudamos a Bíblia, dando atenção especial a um livro ou até mesmo uma seção, é necessário responder, na medida do possível, a algumas perguntas.
Primeiramente, seria bom saber qual foi o público-alvo. Em segundo lugar, e talvez ainda mais importante, saber precisamente a razão pela qual o livro foi escrito. Que problema específico o autor quis abordar? (Por exemplo, a carta de Paulo aos Gálatas trata dos erros teológicos que estavam sendo ensinados sobre a salvação e a lei.) Como sabemos, a maior parte do Novo Testamento foi escrita em forma de epístolas ou cartas, e as pessoas costumavam escrevê-las a fim de comunicar mensagens específicas aos seus destinatários.
Em outras palavras, ao ler as epístolas de Pedro seria bom conhecer, tanto quanto possível, seu contexto histórico. O que ele estava dizendo? Por quê? E, evidentemente, o mais importante: O que podemos aprender com elas?
Embora Pedro tenha escrito suas cartas há muitos séculos, elas têm muitas verdades importantes para nos revelar hoje.
Está chegando o evangelismo da Semana Santa, de 8 a 15 de abril! Depois, a partir de 23 de abril, as igrejas iniciarão uma classe bíblica. Convide os amigos da comunidade! Ore por pessoas e cuide de pessoas! 

DOMINGO - Para os exilados (Ano Bíblico: 2Sm 5–7

Se você recebesse um pedaço de papel que começasse assim: “Prezado (a) senhor (a) ”, perceberia que se trata de uma carta. Além disso, suporia que o remetente provavelmente não fosse alguém de quem você se sentisse próximo.
Assim como as cartas modernas têm uma forma estabelecida para o começo, as antigas também tinham. Primeiramente, Pedro começou como qualquer outra carta antiga. Ele identificou o autor e aqueles a quem ela era destinada.
1. Leia 1 Pedro 1:1. O que esse verso revela sobre o contexto da carta de Pedro? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Pedro se apresentou como enviado de Deus aos judeus em Jerusalém.
B. ( ) Pedro se apresentou como apóstolo de Jesus Cristo, escrevendo para os eleitos de Deus, peregrinos na Ásia Menor.
C. ( ) Pedro se apresentou como a pedra angular da igreja e escreveu aos fiéis da África.
Pedro se identificou claramente. Seu nome é a primeira palavra da carta. No entanto, ele se definiu como “apóstolo de Jesus Cristo”. Assim como Paulo sempre fazia (Gl 1:1; Rm 1:1; Ef 1:1), Pedro estabeleceu imediatamente suas “credenciais”, enfatizando seu chamado divino. Ele era um “apóstolo”, termo que significa “enviado”. O Senhor Jesus Cristo o havia enviado.
Pedro deu também o endereço de sua carta. Ela era destinada às regiões do Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia. Todas essas eram regiões da Ásia Menor, que equivalia aproximadamente à parte moderna da Turquia, a leste do estreito de Bósforo.
Existem alguns debates acerca do público-alvo de Pedro. Será que ele escreveu especialmente para cristãos judeus ou para cristãos gentios? As palavras “forasteiros da dispersão [Diáspora]”, usadas em 1 Pedro 1:1, naturalmente se referiam aos judeus que viviam fora da Terra Santa no primeiro século. A expressão “eleitos, em santificação”, em 1 Pedro 1:2, servia tanto aos judeus quanto aos cristãos. Ao descrever os que não pertenciam à comunidade como “gentios” (1Pe 2:12; 4:3), Pedro ressaltou também o caráter judaico daqueles a quem escreveu.
Alguns comentaristas argumentam que as palavras em 1 Pedro 1:18 e 4:3 seriam mais apropriadamente ditas a gentios convertidos ao cristianismo. Afinal de contas, Pedro teria escrito para seus compatriotas judeus sobre o “fútil procedimento que vossos pais vos legaram”? Ou teria ele dito aos leitores judeus estas palavras: “Basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias (1Pe 4:3)? No entanto, o mais importante não é tanto o público-alvo, mas o que a mensagem diz.

SEGUNDA - Eleitos (Ano Bíblico: 2Sm 8–10)

2. Leia 1 Pedro 1:2. O que mais esse verso revela sobre aqueles a quem Pedro escreveu? Do que ele os chamou? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
A. ( ) Pedro escreveu aos outros onze apóstolos, instruindo-os como proceder após a ascensão de Jesus.
B. ( ) Pedro escreveu aos eleitos segundo a presciência de Deus, que deviam viver em obediência e ser aspergidos pelo sangue de Jesus.
Quer tenha escrito especificamente para cristãos judeus, quer para cristãos gentios, o fato é que Pedro tinha a certeza de que eles eram “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai” (1Pe 1:2).
Nesse ponto, porém, é preciso ter cuidado. Isso não significa que Deus tenha predestinado algumas pessoas para a salvação e outras para a perdição. Teria sido uma grande “sorte” se os leitores de Pedro fossem alguns desses escolhidos ou eleitos por Deus para a salvação, enquanto os outros fossem predestinados para a perdição. Mas a Bíblia não ensina isso.
3. Leia 1 Timóteo 2:4; 2 Pedro 3:9; João 3:16; Ezequiel 33:11. O que Pedro quis dizer quando chamou essas pessoas de eleitas? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) Todas as pessoas foram eleitas por Deus para a salvação, mas nem todas escolheram seguir o Senhor.
B. ( ) Os eleitos eram aqueles que ocupavam posições de destaque, como os fariseus e saduceus.
C. ( ) Os eleitos eram aqueles a quem o povo elegia para governar.
As Escrituras deixam claro que o plano de Deus é que todos sejam salvos, um plano instituído em favor de todos antes da criação da Terra. “Assim como nos escolheu, nEle, antes da fundação do mundo” (Ef 1:4). “Todos” são “eleitos” no sentido de que o propósito original de Deus era que todos fossem salvos e ninguém perecesse. Ele predestinou toda a humanidade para a vida eterna. Isso significa que o plano da salvação foi suficiente para que todos fossem incluídos na expiação dos pecados, mesmo que nem todos aceitem o que essa expiação lhes oferece.
A presciência de Deus a respeito dos eleitos é simplesmente Seu conhecimento antecipado de qual será a livre escolha deles em relação à salvação. Sua presciência de maneira alguma força a decisão das pessoas. Semelhantemente, o fato de uma mãe saber, de antemão, que seu filho escolherá o bolo de chocolate em vez de vagem, não significa que seu conhecimento prévio da escolha obrigue a criança a decidir assim.
Que segurança você encontra na verdade de que Deus o escolheu para ser salvo?

TERÇA - Temas principais (Ano Bíblico: 2Sm 11, 12)

4. Leia 1 Pedro 1:3-12. Qual é a principal mensagem de Pedro nesses versos?
Na saudação aos seus leitores (1Pe 1:1, 2), Pedro já havia mencionado o Pai, o Filho e o Espírito Santo (1Pe 1:2). As três pessoas da Trindade são o tema de 1 Pedro 1:3-12. O Pai e o Filho são o assunto de 1 Pedro 1:3-9, e o Espírito Santo é destacado em 1 Pedro 1:10-12.
Ao escrever sobre o Pai, o Filho e a obra do Espírito Santo, Pedro introduziu muitos temas que ele retomou posteriormente.
Segundo ele, os cristãos haviam nascido de novo (1Pe 1:3; veja também Jo 3:7). Sua vida tinha sido transformada pela ressurreição de Jesus e pela extraordinária herança que os aguardava no Céu (1Pe 1:3, 4). Nessa passagem bíblica, assim como em tantos outros textos do Novo Testamento, a ressurreição de Jesus é fundamental para a esperança cristã.
Embora muitos cristãos que liam 1 Pedro estivessem sofrendo, essa esperança lhes dava motivo para se alegrarem. O sofrimento provava e refinava sua fé, assim como o fogo prova e refina o ouro. Embora os leitores de Pedro não tivessem conhecido Jesus durante Seu ministério terrestre, eles O amavam e nEle acreditavam. Como resultado de sua fé nEle, receberam a salvação e a promessa de “uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos Céus para” eles (1Pe 1:4).
Pedro revelou também aos seus leitores que os profetas do passado haviam predito a “graça a [eles] destinada” (1Pe 1:10). Os profetas do Antigo Testamento “indagaram e inquiriram” (1Pe 1:10) sobre a salvação que os cristãos estavam então experimentando em Jesus.
Pedro ressaltou aos seus leitores que, ao mesmo tempo em que eram perseguidos por sua fé, eles faziam parte de um conflito muito maior entre o bem e o mal. No fim, ele estava tentando ajudá-los a permanecer fiéis à verdade, mesmo em meio às provações.
De acordo com 1 Pedro 1:4, há uma herança reservada para nós no Céu. Há um lugar específico reservado para você. Qual é sua reação diante dessa promessa maravilhosa?
Alimente seu coração: Leia a Revista Adventista e as Meditações Diárias da Casa Publicadora Brasileira. 

QUARTA - Viver a salvação (Ano Bíblico: 2Sm 13, 14)

5. Leia 1 Pedro 1:13-21. De acordo com essa passagem, o que deve motivar o comportamento cristão? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) O caráter de Deus e o preço da redenção.
B. ( ) O juízo vindouro
C. ( ) Ambas alternativas estão corretas
A palavra “portanto”, que dá início ao verso 13, indica uma consequência ou conclusão do que Pedro havia acabado de dizer. Como vimos no estudo de ontem, Pedro estava falando sobre a graça de Deus e a esperança que os cristãos têm em Jesus Cristo (1Pe 1:3-12).
Como resultado dessa graça e esperança, Pedro pediu aos seus leitores que estivessem com “a mente mente preparada” (1Pe 1:13, NVI). Isto é, em resposta à salvação que tinham em Jesus, eles deveriam preparar a mente a fim de se manter firmes e fiéis (1Pe 1:13).
6. Leia 1 Pedro 1:13. O que significa colocar sua esperança inteiramente na graça revelada em Jesus? Complete as lacunas:
“Por isso, cingindo o vosso ___________________, sede ______________ e esperai inteiramente na _____________ que vos está sendo trazida na revelação de ________________”.
Pedro falou que a esperança deles estava unicamente em Cristo. Porém, em seguida, enfatizou que determinado comportamento é esperado dos cristãos como consequência de sua salvação. Ele mencionou três grandes motivações para o comportamento cristão: o caráter de Deus (1Pe 1:15, 16), o juízo vindouro (1Pe 1:17) e o preço da redenção (1Pe 1:17-21).
A primeira coisa que motiva o comportamento cristão é o caráter de Deus. Seu caráter pode ser resumido da seguinte maneira: o Senhor é santo. Pedro citou Levítico 11:44, 45, quando escreveu: “Sede santos, porque Eu sou santo” (1Pe 1:16). Portanto, aqueles que seguem a Jesus também devem ser santos (1Pe 1:15-17).
A segunda motivação para o comportamento cristão ocorre quando percebemos que o Deus Santo julgará a todos com imparcialidade, de acordo com as obras de cada um (1Pe 1:17).
A terceira motivação resulta da grande verdade de que os cristãos são redimidos. Isso significa que eles foram comprados por um preço muito alto, o precioso sangue de Cristo (1Pe 1:19). Pedro enfatizou que a morte de Jesus não foi um acidente histórico, mas algo estabelecido antes da fundação do mundo (1Pe 1:20).
O que o motiva a ser cristão? Por que você é cristão?

QUINTA - Amem uns aos outros (Ano Bíblico: 2Sm 15–17)

Prosseguindo em seu texto, Pedro guiou os cristãos à expressão suprema de uma vida santa e fiel.
7. Leia 1 Pedro 1:22-25. Qual foi o argumento fundamental de Pedro sobre o que significa ser cristão?
Pedro começou seu argumento afirmando que os cristãos já estavam purificados (“Tendo purificado a vossa alma […]”), e obedeciam à verdade (1Pe 1:22). O verbo “purificar”, ou “limpar”, está intimamente relacionado às palavras “santo” e “santidade”, relacionadas ao que Pedro havia escrito um pouco antes (1Pe 1:15).
Os cristãos haviam sido purificados por meio do batismo e de seu compromisso com Jesus (compare com 1Pe 3:21, 22), ao dedicar sua vida exclusivamente a Deus mediante a obediência à verdade.
Como consequência natural dessa mudança em sua vida, eles passaram a ter um relacionamento próximo com outros que compartilhavam de semelhante visão. Tamanha era a proximidade desses relacionamentos que Pedro utilizou a linguagem familiar para descrevê-los. Os cristãos deveriam agir por amor fraternal. A palavra grega philadelphia, utilizada em 1 Pedro 1:22 e traduzida como “amor fraternal”, significa literalmente “amor de irmão ou irmã”. É o amor que os membros de uma família têm uns pelos outros.
Existem várias palavras gregas diferentes que são traduzidas como “amor”: filia (amizade), eros (amor apaixonado de um casal) e ágape (amor puro que busca o bem do outro). A palavra que Pedro utilizou quando escreveu “amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (1Pe 1:22) está ligada a ágape, que significa o puro amor que busca o bem das outras pessoas. Certamente foi por isso que ele acrescentou à sua frase as palavras “de coração” (1Pe 1:22), o coração que recebemos quando somos “regenerados” (1Pe 1:23; veja também 1Pe 1:3) por meio da Palavra incorruptível de Deus. Esse tipo de amor provém somente do Senhor. Não é manifestado por um coração não regenerado, egoísta e egocêntrico. Por isso, Pedro deu tanta ênfase à purificação e à “obediência à verdade” (1Pe 1:22). A verdade não é apenas uma crença; ela deve ser vivida.
Como podemos ser mais amorosos? Como podemos manifestar o tipo de amor que provém de um “coração puro”?
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site reavivados.org/

SEXTA - Estudo adicional (Ano Bíblico: 2Sm 18, 19 )

Leia, de Ellen G. White, “Obediência Perfeita Por Meio de Cristo”, p. 373-376, e “Cristo, o Caminho da Vida”, p. 365-368, em Mensagens Escolhidas, v. 1.
É impressionante a riqueza, a profundidade e a abrangência desse primeiro capítulo de Pedro. Ele começou sua epístola com uma reflexão sobre o caráter da Trindade, apresentando o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Pai providenciou um Salvador em Seu Filho Jesus, e nEle fomos eleitos para a santificação e obediência. Passamos a amar a Cristo e nEle muito nos alegramos, pois, por meio de Sua morte e ressurreição, temos a promessa de uma “herança incorruptível” no Céu. Mesmo em meio às provações podemos nos regozijar na salvação oferecida em Cristo. Referindo-se a Pedro, Ellen G. White escreveu: “Suas epístolas foram o meio de reavivar o ânimo e fortalecer a fé daqueles que estavam sofrendo provas e aflições, e de renovar para as boas obras os que, devido às tentações de toda ordem, estavam em perigo de perder o seu apego a Deus” (Atos dos Apóstolos, p. 517). Enquanto isso, o Espírito Santo atuou por meio dos profetas para que descrevessem os dias em que Pedro e seus leitores viviam. Como consequência, os cristãos deveriam ter vida santa, de obediência à verdade, em comunidades caracterizadas pelo amor que provém de um “coração puro”.
Perguntas para reflexão
1. O que o motiva a ser cristão?
2. A ressurreição de Jesus foi destacada duas vezes no primeiro capítulo de 1 Pedro (v. 3, 21). Por que a ressurreição é tão essencial à nossa fé?
3. Pedro falou sobre uma “herança incorruptível” (veja também Dn 7:18). O que isso significa? Pense em todas as coisas que desaparecem ou que podem ser destruídas neste mundo. O que isso revela sobre a maravilhosa herança prometida a nós?
4. Como podemos desenvolver nossa fé em meio às provações? Como podemos aprender com as coisas que sofremos?
Respostas e tarefas da semana: 1. B 2. F; V. 3. A. 4. Com antecedência, escolha um aluno para estudar 1 Pedro 1:3-22. Em classe, peça que ele sintetize a mensagem de Pedro nessa passagem da Bíblia. 5. C. 6. Entendimento – sóbrios – graça – Jesus Cristo. 7. Com antecedência, escolha um aluno para responder a essa pergunta. No próximo sábado, permita que ele compartilhe sua resposta e incentive a participação dos outros alunos.

 


 


 


 


 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...