sexta-feira, 30 de agosto de 2019

Lição 9 24 a 30 de agosto


Ministério de ajuda na igreja
“A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo” (Tg 1:27).
Prévia da semana: Grande parte das determinações de Cristo tem que ver com o cuidado dos necessitados, dos sofredores, dos que são incapazes de cuidar de si mesmos. Esse aspecto do ensino do Salvador deve ser visto claramente na vida da igreja como parte do cumprimento da Grande Comissão.
Leitura adicional: Deuteronômio 14:28, 29; Salmo 41:1-3; Mateus 5:3-11. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, capítulo 31, “O Sermão da Montanha” e capítulo 70, “Um Destes Meus Pequeninos Irmãos”

Domingo, 25 de agosto

Vivendo como uma comunidade

Tenho o privilégio de morar em um condomínio de padrão médio em Nairóbi, a capital do meu país. No entanto, percebo que nos arredores há muitas pessoas necessitadas. Eu acredito que essa realidade não exista somente em meu país, mas também em várias partes do mundo.

Quase toda vez que saímos do condomínio ou retornamos a ele, vejo pessoas mendigando ao longo do caminho. Talvez, para poder comprar a única refeição do dia. Nos hospitais próximos, há pessoas doentes e necessitadas de cuidado, compaixão e amor. As prisões têm detentos que precisam de alimento espiritual.

Essas circunstâncias me fazem lembrar que temos necessidade de interagir e atuar nos diversos setores da comunidade em que vivemos. Não podemos viver isoladamente. É preciso ajudar os menos favorecidos no ambiente que nos cerca, cumprir nossa missão como igreja.

No Antigo Testamento o Senhor usou os profetas para dar a mesma mensagem: ajudar os mais carentes da sociedade (ver Isaías 1:17). No Novo Testamento Cristo introduziu a Grande Comissão (Mt 28:18-20). Hoje, até mesmo os governos e instituições têm procurado incentivar e praticar a justiça social para socorrer esses grupos.

O esforço para alcançar as classes vulneráveis da sociedade, e lutar em favor delas, pode produzir um modelo mais igualitário e humano. Como resultado teremos mais cristãos “louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo” (At 2:47).

Depois que Jesus foi para o Céu, os discípulos seguiram Seus ensinamentos e colocaram em prática a justiça social. Cumprindo o objetivo da Grande Comissão, eles ajudaram a levar a Palavra de Deus a várias partes do mundo atendendo às necessidades dos menos favorecidos.

A ação social é um chamado para usar o que temos a fim de atender às necessidades dos membros da igreja e das pessoas carentes. Entre os que podem ser beneficiados estão crianças, idosos, enfermos, pessoas com deficiência e outros. O trabalho dos apóstolos, relatado no livro de Atos, serve de modelo para prestar ajuda aos necessitados e introduzir a Palavra de Deus nos corações desesperançados.

Regina Onyango › Homa Bay, Quênia
Mãos à Bíblia

1. Leia Atos 2:42-47 e 4:32-37. Quais são os elementos essenciais nessas descrições da comunidade da igreja primitiva? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A. ( ) A uniformidade nos dons espirituais e o poder para realizar milagres.

B. ( ) A unidade no Espírito, na doutrina, no partir do pão, nas orações e na generosidade.

Embora pareça que os israelitas não conseguiram viver o projeto de uma sociedade justa e generosa, a comunidade da igreja primitiva levou a sério a ordem de que não deveria haver pobres entre eles (Dt 15:4). Uma das expressões práticas de sua fé foi compartilhar seus recursos materiais, até mesmo vendendo terras e contribuindo com os recursos arrecadados (veja At 4:34-5:2), a fim de atender às necessidades de seus irmãos na fé, bem como ser uma bênção aos que não faziam parte daquela nova comunidade, especialmente mediante o ministério da cura (veja At 3:1-11; 5:12-16).

Segunda-feira, 26 de agosto

Ministério de cura e ajuda

O ministério da cura (At 5:12-16). Após a ascensão de Cristo, os apóstolos, cheios do Espírito Santo, dedicaram-se à pregação do evangelho realizando sinais e maravilhas. Pessoas com todos os tipos de enfermidades foram curadas pelas mãos dos apóstolos. O Senhor demonstrou Seu poder atuando por meio de Suas testemunhas. Ao curar os doentes, os apóstolos colocaram em prática os ensinamentos de Cristo (Mt 10:8; Lc 4:40, 41; 6:17-19). A igreja primitiva era uma comunidade viva, e o poder divino a fazia crescer cada vez mais.

Como testemunhas de Cristo, hoje, temos a responsabilidade de continuar levando avante Seu ministério. Nossa contribuição pode fazer a diferença na vida dos que têm que esperar um longo tempo para ser atendidos nos hospitais públicos. Como igreja temos o dever de tornar conhecida a mensagem do poder de Deus que salva e cura.

Amor e compaixão (Mt 25:38-40). Deus deseja que Seus filhos demonstrem amor, compaixão e bondade para com as pessoas que passam por situações difíceis. Ele espera que todo cristão manifeste uma atitude misericordiosa em todas as oportunidades.

Na parábola das ovelhas e dos bodes, Cristo ilustrou qual será a base de Seu julgamento quando soar a trombeta final. O Salvador está interessado na nossa maneira tratar os necessitados na vida presente.

“O verdadeiro amor de Deus é visto em Suas ovelhas. À medida que os cristãos atendem à necessidade de seus irmãos, eles se unem à aflição deles e, ao mesmo tempo, naturalmente e sem hipocrisia, se associam com Cristo. [...] Há um tipo de amor que não pode ser fingido nem simulado. ‘Com isso todos saberão que vocês são Meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros’ (Jo 13:35).”*

Cristo praticou misericórdia, amor e compaixão. Ele deseja que Seus seguidores também sejam verdadeiramente bondosos, compassivos, amáveis e se interessem pelas pessoas.

Lembrar-se dos pobres (Gl 2:10). O Antigo Testamento registra a prática de se fazer doações aos pobres e compartilhar as coisas com as pessoas mais carentes da sociedade (Dt 14:28, 29). Os pobres se encontram em todos os tempos e em todas as comunidades, e é dever de todo cristão se importar com eles.

Ao ajudar os pobres devemos, primeiramente, dar atenção às suas necessidades materiais, e depois prover o alimento espiritual que os levará a Cristo. No entanto, é preciso permanecer vigilante quanto às táticas do inimigo (1Pe 5:8), e não apoiar hábitos que têm escravizado os marginalizados, como bebidas alcoólicas, drogas, preguiça, licenciosidade, ou qualquer outra forma de mal. Nessas situações, devemos ajudar as vítimas a abandonar seus vícios e pecados.

Também devemos fazer distinção entre os que são pobres, mas fortes e saudáveis, e os que são pobres, mas doentes e incapacitados. Neste último caso, devemos dedicar total atenção e ajuda.

Temos o dever de ajudar os pobres porque eles são nossos irmãos. Na maioria dos casos, os pobres trabalham em nossa casa, lavam nossa roupa, preparam nossas refeições, cuidam de nossos filhos e bens materiais. Nós dependemos deles tanto quanto eles de nós. Além disso, de acordo com a Palavra de Deus, recebemos o bem quando fazemos o bem (Sl 41:1-3).

Fé e ação (Tg 2:14-16). Tiago 2 enfatiza que a fé e as boas obras são inseparáveis na vida do cristão. Quando falamos de fé e não a colocamos em ação, deixamos de praticar o que Jesus deseja de nós. É mais fácil falar sobre fé do que praticá-la. “Sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. [...] A religião que Deus, o nosso Pai aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo” (Tg 1:22, 27). O mundo verá nossa religião por meio das ações que realizarmos. A maturidade cristã se revela por meio das boas obras que agradam a Deus.

* John W. Ritenbaugh, “The World, the Church, and Laodiceanism: Matthew 25:31-46”, Forerunner Commentary, BibleTools, acessado em 19 de agosto de 2018.

Terça-feira, 27 de agosto

Meus pequeninos irmãos

Cristo descreveu aos discípulos, no Monte das Oliveiras, as cenas do grande Dia do Juízo. Mostrou que o veredito gira em torno de um ponto. Quando as nações se reunirem diante Dele, haverá apenas dois grupos, e seu destino eterno será determinado pelo que houverem feito ou negligenciado fazer por Ele, na pessoa dos pobres e sofredores.

“Naquele dia, Cristo não apresentará às pessoas a grande obra que Ele fez em seu benefício, ao dar a própria vida pela sua redenção. Apresentará a fiel obra que fizeram por Ele. Aos que estarão à Sua direita, dirá: ‘Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome, e Me destes de comer; tive sede, e Me destes de beber; era forasteiro, e me hospedastes; estava nu, e Me vestistes; enfermo, e Me visitastes; preso, e fostes ver-Me’ (Mt 25:34-36). Entretanto, aqueles a quem Cristo elogiará não saberão que, na verdade, serviram a Ele. Diante da perplexa interrogação deles, responderá: ‘Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes’ (v. 40).

“Jesus havia dito aos discípulos que eles seriam odiados por todos, perseguidos e afligidos. Muitos seriam expulsos de seu lar e levados à pobreza. Muitos estariam em aflição por motivo de doenças e privações. Muitos seriam lançados na prisão. A todos os que abandonaram amigos ou casa por amor a Ele, Jesus prometeu nesta vida cem vezes mais. Ele deu a certeza de uma bênção especial a todos quantos servissem aos seus irmãos. ‘Em todos aqueles que sofrem por causa do Meu nome’, disse, ‘vocês encontrarão a Mim. Como Me serviram, assim devem servir a eles. Essa será a prova de que vocês são Meus discípulos’.”1

“Ao abrir a porta aos necessitados e sofredores de Cristo, você está recebendo anjos invisíveis. Está convidando a companhia de seres celestiais. Eles trazem uma sagrada atmosfera de alegria e paz. Vêm com louvores nos lábios, e uma nota correspondente se ouve no Céu. Lá, todo ato de misericórdia promove música. O Pai, em Seu trono, conta os abnegados servos entre Seus mais preciosos tesouros.”2

1. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 637, 638.

2. Ibid., p. 639.

Silas Onyango › Nairóbi, Quênia
Mãos à Bíblia

3. Leia 2 Coríntios 8:7-15. Como Paulo relacionou o evangelho e a doação generosa? Assinale a alternativa correta:

A. ( ) Mencionou a graça de Cristo, que Se fez pobre para que enriquecêssemos.

B. ( ) Afirmou que, quanto mais doamos com generosidade, menos cremos no evangelho.

Paulo também utilizou duas referências do Antigo Testamento para exortar os cristãos à generosidade e a cuidar de seus irmãos em circunstâncias difíceis. Ele citou a história da generosa provisão de maná aos israelitas no deserto como um modelo de doação e do ato de compartilhar entre a comunidade mais ampla da igreja (2Co 8:15). Ele também citou o Salmo 112:9: “Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre” (2Co 9:9).
Pense Nisto
- Como podemos reconhecer quais são as pessoas realmente necessitadas?

Quarta-feira, 28 de agosto

Testemunho e ação solidária

Em 2011 a ADRA recebeu o Prêmio de Melhores Práticas e Inovações pela iniciativa de capacitar mulheres da área rural em seus projetos.

Ken Flemmer, na época vice-presidente da ADRA, disse: “As evidências do impacto causado por esse projeto confirmam que desenvolvemos um projeto bem sucedido, e queremos implementá-lo em outros contextos culturais semelhantes.”*

Durante Seu ministério terrestre, Cristo atraiu multidão de seguidores porque Ele atendia às suas necessidades. Ele curou os doentes, alimentou os famintos, mas também lhes proporcionou o alimento e a água espirituais.

Após Sua ascensão, Ele enviou o Espírito Santo sobre os discípulos. Seguindo as pegadas de Cristo, os apóstolos curaram doentes, ajudaram viúvas e órfãos e atenderam às necessidades espirituais das pessoas. Atender a necessidade do próximo é dever de todo cristão. A ação solidária é parte integrante da missão de levar o evangelho a todo o mundo antes da volta de Cristo.

O Senhor concede dons e recursos a Seus filhos a fim de que eles levem avante o serviço em favor dos marginalizados e excluídos da sociedade. Cada um deve colocar em ação habilidades, tempo, energia, recursos financeiros para fazer diferença na vida das pessoas ao redor do mundo.

* Christina Zaiback, “ADRA Receives Best Practice Award for Women Empowerment Project”, ADRA, 12 de maio de 2011, https://adra.org/best-practice-award-for-adra.

Mark Gift › Nairóbi, Quênia
Mãos à Bíblia

4. Leia e resuma Romanos 12, observando de maneira especial as instruções para amar e cuidar dos outros, principalmente dos necessitados.

Em certo sentido, Romanos 12 funciona como um resumo de muitos assuntos aos quais Paulo deu atenção mais detalhada em algumas de suas outras cartas. Ele falou sobre as diferentes funções e dons dentro do corpo da igreja, inclusive o dom de servir e de encorajar outros, e o de doar generosamente (veja v. 3-8). Mas essas coisas devem ser feitas com entusiasmo e, acima de tudo, com amor (veja v. 9-11).
Pense Nisto
Como posso utilizar minhas habilidades e meus recursos para fazer a diferença na comunidade em que estou inserido?

Quinta-feira, 29 de agosto

Benefícios dos que ajudam

Os jovens têm força, talento, tempo e outras vantagens para se engajarem em ações solidárias. O conhecimento adquirido pela educação formal também pode ser fator motivador, por exemplo, para um voluntariado. Tudo isso pode ser usado para beneficiar pessoas necessitadas.

Embora ao socorrer o próximo ninguém deva esperar recompensa, os que ajudam são os mais beneficiados. Cristo, “sendo rico, Se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de Sua pobreza vocês se tornassem ricos” (2Co 8:7-9). Fazer a diferença na vida de alguém traz uma realização e uma satisfação tamanha que nenhum dinheiro pode comprar.

Oportunidade de fazer a diferença. Socorrer o outro nos dá a satisfação de saber que estamos fazendo algo para melhorar a vida de alguém.

Crescimento pessoal. A vida do cristão deve ser de contínuo crescimento na fé e no serviço. Os seguidores de Cristo desenvolvem o senso de responsabilidade social e compaixão ao se engajarem na causa em favor dos oprimidos e marginalizados.

Experiência prática. Por meio do envolvimento em ações solidárias adquirimos experiência em várias atividades, como: construção, mecânica, agricultura, primeiros socorros, navegação, culinária, etc. Isso pode enriquecer nosso currículo.

Oportunidade de fazer amizades. O fato de estar próximo das pessoas e ajudá-las a satisfazer suas necessidades, oferece a oportunidade de fazer novos amigos, muitos dos quais, talvez, para o resto da vida.

Emily Grace › Homa Bay, Quênia
Mãos à Bíblia

5. Leia Tiago 2:1-9 e 5:1-5. A atitude de Tiago para com os ricos é diferente da atitude comumente empregada na maioria das sociedades? Qual é a instrução específica sobre como os ricos e os pobres devem ser tratados dentro da comunidade da igreja?

Tiago defendeu que desejar o bem a alguém, até mesmo desejar-lhe a bênção de Deus, será de pouco conforto se a pessoa estiver sofrendo de frio e fome. Prover alimento e roupas será muito mais útil na expressão e demonstração do nosso interesse por essas pessoas do que todos os nobres sentimentos e bons desejos (veja Tg 2:14-16). Tiago usou isso como um exemplo da relação entre fé e obras no contexto do nosso relacionamento com Deus. Ele também repetiu (Tg 2:8) o que Jesus ensinou sobre amar o próximo como a si mesmo, mostrando como esse mandamento deve ser obedecido no dia a dia. O preceito é vivido no serviço a Deus e aos outros, não para ganhar a salvação, mas por ser a manifestação da verdadeira fé.
Sexta-feira, 30 de agosto

Ajude alguém
As posses e os recursos materiais que o Senhor nos concede, também devem ser usados para melhorar a condição de vida de outras pessoas. Muitos cristãos têm o falso conceito de que suas posses pertencem somente a eles. É preciso reconhecer que Deus, que tudo nos dá, deseja que compartilhemos com os que não têm o suficiente para sobreviver. “Quem dá aos pobres não passará necessidade” (Pv 28:27).
Deus requer que Seus filhos cultivem o espírito de doar. Quando amamos nosso próximo (1Pe 1:22) e atendemos às suas necessidades, refletimos o amor de Cristo. O Salvador demonstrava amor por meio de Sua compaixão pelos menos afortunados e sofredores. O ato de doar aos pobres e socorrer os aflitos deve brotar do coração agradecido, sem esperar munhum favor em troca.
A história do jovem rico (Mt 19:16-24) ilustra a realidade das pessoas que não estão dispostas a abrir mão de suas posses terrenas, especialmente para ajudar outros. O relato bíblico menciona que “o jovem afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas” (v. 22). Jesus então disse aos discípulos: “Dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus [...] é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus” (v. 23, 24).
Os pequenos atos de bondade que realizamos em favor dos “pequeninos”, são considerados como se estivéssemos fazendo para Jesus (Mt 25).
Cada dia é uma oportunidade de fazer a diferença na vida de uma pessoa que está lutando com seus problemas e dificuldades. Os apóstolos aprenderam com Cristo o hábito de doar e repartir. O Salvador espera o mesmo da Sua igreja hoje.
Diz-se que Oscar Wilde declarou: “O menor ato de bondade vale mais do que a maior intenção”. Hoje você pode praticar um pequeno ato de bondade para mudar a vida de alguém. Se todos se empenhassem nisso, o mundo se tornaria bem melhor.
Nelly Achieng’ › Homa Bay, Quênia
Pense Nisto
- Quais são alguns atos de bondade que você pode fazer para socorrer as necessidades do próximo? - Pode ser fácil demonstrar individualmente compaixão por alguém, mas como podemos fazer isso como igreja, onde há tantas pessoas de formações e pensamentos diferentes?
Mãos à obra
- Comece um canal no YouTube para divulgar ações solidárias e motivar pessoas a se engajarem em alguma atividade. - Leia Atos 9:36-42. Pense no que você pode fazer para ajudar esses grupos de pessoas. - Visite hospitais, casas de repouso para idosos, orfanatos ou prisões. Além de orar e falar de Jesus, o que mais você pode fazer para atender às necessidades básicas dessas pessoas? - Use a tecnologia digital de animação para ilustrar às seguintes qualidades de caráter do cristão: misericórdia, simpatia, compaixão e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...