terça-feira, 20 de setembro de 2016

13. Como devemos esperar?: 17 a 24 de setembro

13. Como devemos esperar?: 17 a 24 de setembro

SÁBADO À TARDE (Ano Bíblico: Os 5-9)
VERSO PARA MEMORIZAR: “Nunca lhes falte o zelo, sejam fervorosos no espírito, sirvam ao Senhor. Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração. Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade” (Rm 12:11-13, NVI).
Leituras da semana: Mt 24:35–25:46; 2Pe 3; Tg 2:14-26; Jo 4:35-38; 1Co 3:6-8; Ap 21:1-4
Por vários anos, antes do terremoto de São Francisco em 1906, as igrejas adventistas de São Francisco e Oakland, na Califórnia, foram ativas. Os membros estavam envolvidos em visitar os doentes e os necessitados. Encontravam lares para os órfãos e trabalho para os desempregados. Atendiam aos doentes e ensinavam a Bíblia de casa em casa. Distribuíam literatura e davam aulas sobre vida saudável. Tinham também uma escola para as crianças no porão do prédio em que ocorriam as reuniões religiosas, na Rua Laguna. Eram mantidos um lar para trabalhadores e uma missão de atendimento médico. Havia uma loja de produtos saudáveis junto com uma lanchonete vegetariana. Faziam trabalho missionário nos navios do porto da localidade, e os pastores realizavam reuniões em grandes salões da cidade.
Ellen G. White chamou essas igrejas de duas “colmeias” e ficou entusiasmada com o trabalho delas (Advent Review and Sabbath Herald, 5 de julho de 1900). Nosso Senhor voltará! A questão importante é: O que estamos fazendo enquanto esperamos?
Dessa resposta depende o destino das pessoas.
Chegou o momento de realizar o Batismo da Primavera. Faça uma festa espiritual em sua igreja para celebrar as decisões ao lado de Cristo.
DOMINGO - Enquanto esperamos a vinda de Jesus (Ano Bíblico: Os 10-14)
Os discípulos haviam acabado de admirar a gloriosa cena dos raios do sol refletidos do templo. Jesus, desejando dirigir a atenção deles para as realidades que a igreja cristã enfrentaria no futuro próximo e no fim dos tempos, enigmaticamente lhes deu uma dose de realidade ao dizer: “Vocês estão vendo tudo isto? […] Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas” (Mt 24:2, NVI). Surpresos com o comentário dEle, os discípulos perguntaram: “Dize-­nos, quando acontecerão essas coisas? E qual será o sinal da Tua vinda e do fim dos tempos?” (Mt 24:3, NVI). Em Mateus 24:4-31, Jesus mencionou as coisas que aconteceriam no mundo antes de Sua vinda.
Ao revelar os sinais, Jesus advertiu que ainda não seria o fim (Mt 24:6) e que “essas coisas [seriam] como as primeiras dores de parto” (Mt 24:8, NTLH). A resposta direta à pergunta dos discípulos vem no verso 14: “E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim” (Mt 24:14, NVI).
Nesse discurso, os primeiros 35 versos de Mateus 24 nos motivam a levar os sinais a sério, mas Jesus também nos diz como devemos esperar o “fim dos tempos” (Mt 24:3, NVI). Em outras palavras, não devemos ficar apenas sentados esperando que Ele venha, como quando ficamos sentados na parada esperando um ônibus. Não! Temos muita coisa para fazer enquanto esperamos a segunda vinda do Senhor.
1. Leia Mateus 24:36–25:46. Cada uma dessas parábolas fala sobre o que o povo de Deus deve fazer enquanto espera a segunda vinda de Jesus. Em essência, o que o Senhor está dizendo nessas parábolas? Individualmente, e como igreja, estamos seguindo corretamente as instruções do Senhor em cada uma delas?
Nos textos citados, Jesus começou a exortar Seus discípulos sobre a maneira pela qual Seus verdadeiros seguidores irão esperar Sua volta. Durante esse período os discípulos de Jesus estarão sempre preparados. Enquanto esperam, mostrarão amor, cuidado e respeito uns aos outros; permanecerão vigiando, se prepararão com antecedência e terão responsabilidade para com sua própria condição espiritual. Multiplicarão os recursos que Deus colocou em suas mãos, investirão talentos e dinheiro na causa de Deus, respeitarão o verdadeiro caráter de seu Deus de amor e se importarão com os “pequeninos”.
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/
SEGUNDA - Reavivamento e reforma enquanto esperamos (Ano Bíblico: Joel)
2. Leia 2 Pedro 3. Resuma os ensinos desse capítulo a respeito do reavivamento e reforma. Como esses versos se encaixam no assunto que estudamos neste trimestre?
O desejo de Deus é que “todos cheguem ao arrependimento” (2Pe 3:9). Embora não possamos fazer a obra do Espírito Santo em conduzir as pessoas ao arrependimento, somos chamados a levar-lhes a mensagem de salvação que, se aceitarem, as levará ao arrependimento.
Nós também, como membros da igreja, precisamos ter uma atitude de arrependimento, que é parte do processo de reavivamento e reforma. Reavivamento significa voltar à vida, ser renovado, restaurado. Reforma significa ser remodelado, formado novamente, para ser uma nova criação (2Co 5:17, NVI). “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação” (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 121).
As passagens a respeito de como devemos esperar, mencionadas ontem, ilustram as condições e os resultados do reavivamento e da reforma. Por exemplo, as dez virgens precisavam ser reavivadas, despertadas do sono (Mt 25:1-13). As virgens insensatas precisavam aumentar sua capacidade de receber o Espírito Santo na vida. Quando nos humilhamos, morremos para o eu, oramos com altruísmo, estudamos a Palavra de Deus e a comunicamos aos outros por meio de palavras e atos de amor, aumentamos nossa capacidade para receber a plenitude do Espírito Santo no poder da chuva serôdia. Contudo, é possível estudar a Bíblia por horas e, mesmo assim, continuar sendo uma pessoa egoísta. Poderíamos orar pelo reavivamento e pela chuva serôdia, mas, de modo egoísta, desejá-los apenas para nós. O reavivamento sempre leva a uma preocupação altruísta pelos outros. Quando recebermos a plenitude do Espírito Santo seremos reformados e transformados em discípulos fervorosos, concentrados na missão e no serviço.
Precisamos de reavivamento e de reforma em nossas orações, no estudo da Bíblia e na ênfase em pedir o Espírito Santo na abundância da chuva serôdia. Mas, como igreja, precisamos também de reavivamento e reforma em nossas atitudes e métodos. Precisamos de espiritualidade e de mudança em nossa atitude e em nossos atos para com os “pequeninos”. Tudo isso é enfatizado na lição deste trimestre.
Como podemos evitar a indiferença em relação à segunda vinda de Jesus? Isto é, à medida que os anos passam, como podemos manter sempre diante de nós a realidade e a urgência da volta do Senhor?
TERÇA - A missão da igreja enquanto esperamos (Ano Bíblico: Am 1-4)
3. Leia Tiago 2:14-26. De que maneira esses versos resumem quem somos e por que estamos aqui?
No estudo de domingo, os discípulos começaram destacando a beleza do edifício do templo. Jesus lhes dirigiu a atenção para as condições da igreja internamente e para sua missão em relação a um mundo que caminhava para o fim. O fato é que a igreja existe porque há uma missão, e não o contrário.
A missão da igreja adventista, expressa no Livro de Praxes da Igreja Adventista do Sétimo Dia (V 04 20), é “fazer discípulos de todos os povos, comunicando o evangelho eterno [o evangelho do reino (Mt 24:14)] no contexto das três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12, levando-os a aceitar Jesus como Salvador pessoal e a se unirem à Sua igreja remanescente, discipulando-os para servi-Lo como Senhor e preparando-os para Sua breve volta”. Para que essa missão seja realizada, os métodos sugeridos são pregar, ensinar e curar. No item “Curar”, o Livro de Praxes diz: “Confirmando os princípios bíblicos do bem-estar da pessoa toda, tornamos a preservação da saúde e a cura dos doentes uma prioridade e, através de nosso ministério em favor dos pobres e oprimidos, cooperamos com o Criador em Sua compassiva obra de restauração.”
O estudo deste trimestre começou com o conceito de que Jesus deseja restaurar Sua imagem na humanidade e capacitar-nos, como Seus seguidores, a ser instrumentos de restauração integral em nossas comunidades. “O mundo necessita atualmente daquilo que ele necessitava há mil e novecentos anos: a revelação de Cristo. É preciso uma grande obra de reforma, e é unicamente mediante a graça de Cristo que a obra de restauração física, mental e espiritual se pode efetuar” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 143).
Após assistir a um seminário que apresentou o ministério de Jesus como modelo e missão para Sua igreja no fim dos tempos, um membro de igreja fez a seguinte declaração: “Em nossa parte do mundo, não somos muito abertos a novas ideias e a novas maneiras de fazer as coisas. Mas o que ouvimos nesta semana a respeito de seguir o método do ministério de Jesus, na verdade não é algo novo. É uma ideia antiga. Só havíamos nos esquecido dela.”
“A fé sem obras é morta.” Como você descobriu a realidade da íntima associação entre fé e obras? As obras podem aumentar nossa fé?
QUARTA - Preparação para a colheita final enquanto esperamos (Ano Bíblico: Am 5-9)
Jesus usou a linguagem da agricultura em Seu ensino sobre o reino, como foi mencionado na Lição 5. Como vimos, a agricultura não é meramente um evento; é um processo que exige paciência! É um ciclo que se repete regularmente, com diferentes estágios e diferentes tarefas para diferentes pessoas, em diferentes momentos. Precisamos estar abertos à direção do Espírito Santo e às providências de Deus em relação à maneira pela qual podemos ser usados pelo Senhor no processo de preparar o solo, plantar as sementes e fazer a colheita.
4. Leia João 4:35-38. Que tipo de ilustração foi usada nesse texto, e qual é a mensagem para nós a respeito da maneira de trabalhar em favor dos outros?
O fato é que não conhecemos o coração das pessoas. Não sabemos como o Espírito Santo tem trabalhado na vida delas. Poderíamos olhar para várias pessoas e pensar que ainda falta muito para que elas estejam prontas para a colheita, quando, na realidade, tudo o que é necessário é que alguém faça um apelo para que se entreguem a Jesus. Há uma batalha pelo coração e pela mente de todo ser humano, e Deus está nos chamando para ajudar as pessoas a aceitar a salvação.
5. Leia 1 Coríntios 3:6-8. Qual é a mensagem desses versos no contexto da obra missionária?
A seu próprio modo, Paulo repetiu a ideia que Jesus havia apresentado no exemplo anterior. A obra missionária é como o trabalho de um agricultor. Embora não estejamos todos fazendo as mesmas tarefas, nosso trabalho é uma parte essencial do processo de alcançar as pessoas e conquistá-las para Deus. Ainda que sejamos usados por Deus em várias funções, somente Ele pode converter alguém.
Como podemos ser gratos e humildes em relação ao papel que Deus nos deu na obra de alcançar os outros? Por que isso é um privilégio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...