segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Evangelho na tela

Vista como grande aliada na evangelização, a TV tem 
recebido novos investimentos da igreja em diversas partes do mundo
Márcio Basso Gomes






Construção de um novo estúdio de TV na Suécia deve profissionalizar a produção audiovisual e ampliar a influência da mensagem adventista na região. Foto: LifeStyleTV

A primeira transmissão de um programa de TV adventista aconteceu nos Estados Unidos no dia 25 de março de 1956. Idealizado e apresentado pelo pastor George Vandeman, o It Is Written (Está Escrito) também foi a primeira atração cristã em cores da história da televisão americana.
Seis décadas depois dessa iniciativa pioneira, a igreja ao redor do mundo conta com 46 canais que transmitem programações em 57 idiomas. Um dos últimos colocados no ar foi o Canal 11 da Samoa Americana.
Vista como grande aliada na evangelização, a TV tem se fortalecido inclusive em países como a China, onde recentemente foi inaugurado um novo estúdio em Taipei, no estado de Taiwan. Desde 2007, quando começou a operar, o Hope Channel chinês já produziu mais de 500 programas, muitos deles transmitidos pela TV pública taiwanesa. E a partir de 2011 ele começou a ter sua programação em tempo integral no ar.
A produção audiovisual também será uma das ferramentas que a igreja pretende usar por ocasião da ­campanha evangelística que será realizada neste ano na terra do sol nascente. Para esse momento, o Hope Channel do Japão, em parceria com 25 profissionais, sendo 13 de centros de mídia do Brasil, Austrália, Índia, Filipinas e Ásia Central, produziu 130 vídeos.
Últimas novidades
Nas Ilhas Fiji, o Hope Channel é o único canal cristão de TV que funciona 24 horas por dia no arquipélago da Oceania. Em 1º de novembro, ele começou a transmitir em sinal aberto através da plataforma digital Walesi. De acordo com John Tousere, diretor do canal, a TV adventista terá o potencial de alcançar 94% da população de aproximadamente 900 mil pessoas. “Fiji está começando a transição do sinal analógico para o digital. Como nossa TV já transmite em sinal digital, o futuro do Hope Channel Fiji é bastante promissor”, acrescenta o pastor Williams Costa Jr., líder mundial do departamento de Comunicação da Igreja Adventista.
Um pouco mais para a esquerda do mapa, na Austrália, o programa At the Table (À Mesa) também começou a ser transmitido em sinal aberto. A atração, que vai ao ar todos os sábados pelo Canal 10, é veiculada igualmente na Nova Zelândia, além de estar disponível no YouTube, Facebook e no site oficial do programa.
Sonho realizado
É da pequena cidade de Hörby, no sul da Suécia, que a mensagem adventista é também transmitida 24 horas por dia, 7 dias por semana, para suecos, noruegueses e dinamarqueses, tanto nos idiomas locais quanto em inglês. O sinal vai ao ar através da LifestyleTV, emissora mantida totalmente por doações.
No mês de novembro, a LifestyleTV recebeu autorização para construir um novo estúdio, de 950 m². A obra, prevista para ser inaugurada em agosto, servirá para substituir o atual estúdio, que há 12 anos fica na sala de uma casa. “Sonhamos com este dia e por ele oramos durante muitos anos”, afirma Claus Nybo, fundador e líder da LifestyleTV.
“A internet está em expansão, mas a TV ainda é um ­veículo de muita expressividade. Quando a TV surgiu, todo mundo dizia que o rádio iria desaparecer. Porém, ele continua firme e forte até hoje, assim como jornais, revistas e livros”, Costa Jr. lembra. Por isso, a tendência é que a igreja continue investindo nessa mídia para levar esperança através da telinha.
MÁRCIO BASSO GOMES é jornalista (com informações da ANN, Adventist Review e Adventist Record)
(Matéria publicada originalmente na edição de janeiro de 2018)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

Hamas liberta 20 reféns israelenses após mais de 700 dias de cativeiro em Gaza

Grupo terrorista tinha até as 6h desta segunda para libertar todas as vítimas. Israel afirma que outros 28 reféns que ainda estão sob o pode...