terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Lições de Jeremias – lição 13 | 19 a 26 de Dezembro


                     ESBOÇO DA LIÇÃO EM VÍDEO

SÁBADO À TARDE (Ano Bíblico: 2 Pedro)
VERSO PARA MEMORIZAR: “Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra” (Jr 23:5).
Leituras da Semana: Jr 2:13; 6:20; 7:1-10; Mt 9:12; Dt 6:5; Jr 10:1-15; 23:1-8
Estamos no final de nosso estudo de Jeremias. Tem sido uma aventura; grande dose de drama, emoção e energia foi investida na saga de nosso profeta.
Como todos os profetas, Jeremias não escreveu num vácuo; sua mensagem vinha do Senhor e se destinava a pessoas que viveram num certo tempo e lugar, e em circunstâncias específicas.
Contudo, por mais radical que fosse a diferença entre as circunstâncias dele e as nossas, ou as de muitas outras gerações que já leram seu livro, os princípios fundamentais ali expressos são os mesmos para o povo de Deus em todas as gerações.
Por exemplo, a fidelidade a Deus e a obediência aos Seus mandamentos; a verdadeira religião do coração, em contraste com rituais vazios e mortos que levam as pessoas a um falso estado de satisfação; a disposição das pessoas em dar ouvidos à correção, mesmo quando ela vai contra o que elas querem ouvir; o verdadeiro reavivamento e reforma; a confiança no Senhor e em Suas promessas, não no braço de carne; […]
A lista continua. Nesta semana, vamos examinar algumas das muitas lições que aprendemos com essa revelação de amor que Deus faz a Seu povo, mesmo em meio às muitas advertências trovejantes que lhes dirige a respeito dos resultados de suas ações.
O que você pode fazer para ter mais comunhão com Deus e relacionamento com as pessoas em 2016? O que você pode fazer para melhorar a vida espiritual de sua família?
DOMINGO - O Senhor de Jeremias (Ano Bíblico: 1 João)
Os adventistas do sétimo dia entendem que no âmago do grande conflito existe uma questão fundamental: Como é realmente o caráter de Deus? Ele é o tirano arbitrário que Satanás faz parecer que seja, ou é um Pai amoroso e solícito, que deseja somente o nosso bem? Essas perguntas são, na verdade, as mais importantes de todo o Universo. Qual seria nossa situação se Deus não fosse bondoso, amoroso e abnegado, mas mesquinho, arbitrário e sádico? Estaríamos muito melhores se não existisse um Deus do que se existisse um Deus assim. Portanto, essas perguntas têm enorme importância. Felizmente, temos as respostas, e elas podem ser melhor vistas na cruz.
“Jamais será esquecido que Aquele cujo poder criou e manteve os inumeráveis mundos através dos vastos domínios do espaço, o Amado de Deus, a Majestade do Céu, Aquele a quem querubins e resplendentes serafins se deleitavam em adorar, Se humilhou para levantar o homem decaído; que Ele suportou a culpa e a vergonha do pecado e a ocultação da face de Seu Pai, até que as misérias de um mundo perdido Lhe quebrantaram o coração e destruíram a vida na cruz do Calvário.
O fato de o Criador de todos os mundos, o Árbitro de todos os destinos, deixar Sua glória e humilhar-Se por amor do homem, despertará eternamente a admiração e a adoração do Universo” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 651).
1. O que as passagens abaixo nos dizem sobre Deus, Seu caráter e Sua natureza? Jr 2:13; Jr 5:22; Jr 11:22; Jr 31:3 e Jr 3:7 
Essas são apenas algumas das muitas imagens e expressões usadas no livro que nos revelam algo da natureza e do caráter de nosso Criador. Ele é a fonte da vida, o poderoso Criador, o Deus do juízo, que nos ama e nos chama, vez após vez, a nos arrependermos de nossos pecados e a abandonarmos os caminhos que nos levarão à destruição.
Em sua experiência, que evidências você já viu do amoroso caráter de Deus?

SEGUNDA - Os rituais e o pecado (Ano Bíblico: 2 João; 3 João; Judas)

Há um documento que registra a infindável e desalentadora luta de Deus com a religião organizada; esse documento é conhecido como a Bíblia” (Terry Eagleton, Reason, Faith and Revolution: Reflections on the God Debate [Razão, fé e revolução: reflexões a respeito do debate sobre Deus], p. 8, edição para Kindle).
Isso não é totalmente verdadeiro, e é por isso que a religião da Bíblia, a religião que Deus deu à humanidade, sempre foi uma “religião organizada”.
Por outro lado, não há duvida de que, no livro de Jeremias, o Senhor estava procurando fazer com que as pessoas deixassem os rituais frios, mortos, mas muito organizados, que tinham passado a dominar sua fé. As pessoas acreditavam que esses rituais cobriam seus pecados.
Como foi dito anteriormente, a grande maioria das lutas de Jeremias era com os líderes, os sacerdotes e as pessoas que acreditavam que, por serem os escolhidos de Deus, os filhos de Abraão e o povo da aliança, estavam bem com o Senhor. Que triste engano, contra o qual nós, que também somos descendentes de Abraão (Gl 3:29), precisamos nos precaver!
2. Qual é a mensagem das seguintes passagens de Jeremias? Como podemos aplicar os princípios expostos nelas à nossa experiência com o Senhor? Jr 6:20; 7:1-10
Leia Jeremias 7:9, 10. Se alguém deseja encontrar uma situação que se encaixe naquilo que tem sido chamado de “graça barata”, essa passagem certamente apresenta uma dessas situações. Ironicamente, as pessoas faziam todas aquelas coisas pecaminosas, e depois voltavam ao templo para “adorar” o Deus verdadeiro e reivindicar perdão para os seus pecados. Deus não Se deixa escarnecer. A menos que mudassem seus caminhos, especialmente sua maneira de tratar os fracos entre elas, enfrentariam um juízo severo.
Os que assim pensam e agem estão sujeitos a um grande engano: a crença de que sua religião organizada e seus rituais são suficientes para cobrir seus pecados, de forma que possam continuar neles.
Qual é a diferença entre o problema sobre o qual Jeremias advertiu e o que Jesus disse em Mateus 9:12? Por que é importante conhecer essa diferença?

TERÇA - Religião do coração (Ano Bíblico: Ap 1–3)

Assim, pois, cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Rm 14:12).Grande parte do livro de Jeremias é dirigida à nação como um todo.
Repetidamente ele falou sobre Israel e Judá, de maneira corporativa, como a “videira seleta” de Deus (Jr 2:21, NVI), ou a “amada” do Senhor (Jr 11:15; 12:7, ARC), ou a “herança” de Deus (Jr 12:7-9), Sua “vinha” (Jr 12:10) e Seu “rebanho” (Jr 13:17). Sem dúvida, nesse livro obtemos um senso da natureza corporativa do chamado que o Senhor fez à nação.

Logicamente, o mesmo ocorre no Novo Testamento, onde, diversas vezes, a igreja é entendida no sentido corporativo (ver Ef 1:22; 3:10; 5:27).
Contudo, a salvação é uma questão pessoal, não corporativa. Não somos salvos num pacote. Como ocorria com a igreja do Novo Testamento, a nação de Judá era composta de indivíduos, e é no nível individual que surgem as verdadeiras questões cruciais. O famoso texto de Deuteronômio 6:5: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”, embora dito à nação como um todo, está escrito na segunda pessoa do singular, isto é, “tu”. Deus está falando a cada um, individualmente. No fim das contas, cada um de nós, pessoalmente, terá que dar contas de si mesmo a Deus.
Encontramos a mesma coisa em Jeremias.
3. O que os textos seguintes dizem sobre a importância de uma experiência pessoal, individual com o Senhor? Jr 17:7; Jr 17:10; Jr 29:13  e Jr 9:23, 24 
Embora ambos os testamentos da Bíblia falem sobre a natureza corporativa da igreja de Deus, a verdadeira fé é a entrega diária de cada pessoa ao Senhor, e a escolha pessoal de andar em fé e obediência.
Mesmo não havendo dúvida de que cada um de nós é responsável por si mesmo, como podemos ter a certeza de que estamos fazendo tudo o que podemos para inspirar e encorajar outros? A quem você pode dizer hoje algumas palavras amáveis e inspiradoras?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...