segunda-feira, 8 de agosto de 2016

07. Jesus desejava o bem das pessoas: 6 a 13 de agosto

07. Jesus desejava o bem das pessoas: 6 a 13 de agosto


SÁBADO À TARDE (Ano Bíblico: Is 27-29)
VERSO PARA MEMORIZAR: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis Eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mt 23:37).
Leituras da semana: Jn 3:4–4:6; Lc 19:38-42; Mt 5:43-47; 1Co 13; Mc 8:22-25; Fp 2:3-5; Tg 2:14-17
No sábado de manhã, durante a Escola Sabatina e o culto divino, dá para ver os skatistas passando em frente às portas principais de uma igreja adventista. Por quê? Porque essa igreja se reúne no prédio de um centro comunitário para jovens que fica ao lado de um parque de skate. E se você imaginou que eles são um incômodo, reflita um pouco mais.
Num esforço para diminuir o crescente índice de crimes, a prefeitura construiu o parque para que os jovens tivessem um lugar de recreação saudável. A prefeitura quis que uma igreja realizasse seus cultos no prédio do centro comunitário. Os líderes da comunidade acharam que a presença de uma igreja teria uma influência moral positiva sobre os jovens que usassem o parque. Eles convidaram igrejas de várias denominações cristãs, mas só uma aceitou: a igreja que tem Escola Sabatina e culto no sábado pela manhã. Os adventistas ficaram entusiasmados com a ideia de se mudar para o centro comunitário, pois eles desejavam alcançar os skatistas.
Para eles, “igreja” é uma comunidade que não existe para si mesma.
Incentive os jovens de sua igreja a se envolverem em projetos que ajudem a melhorar a vida de sua comunidade. Ore, planeje e entre em ação!
DOMINGO - Jonas em Nínive (Ano Bíblico: Is 56-58)
1. Leia Jonas 3:4–4:6. Qual era o sério problema na atitude desse profeta?
No capítulo 4 de Jonas, o profeta se assentou a leste da grande cidade de Nínive. Já havia proferido a mensagem de juízo que Deus lhe tinha dado. Agora ele refletia sobre sua viagem, sua relutância para ir a Nínive, sua tática de fuga, a insistência de Deus em colocá-lo de volta na missão, o episódio de três dias dentro do peixe e a longa viagem desde a costa até o interior do país. E para quê? Para que Deus voltasse atrás e demonstrasse graça para com essas pessoas desprezíveis? As pessoas haviam se arrependido, mas Jonas se sentia traído, desonrado e usado. Sua esperança tinha sido que a destruição dessa cidade pagã de 120 mil habitantes mostrasse a preferência de Deus por Seu povo escolhido e vindicasse o ódio de Jonas pelos ninivitas.
2. Leia Lucas 19:38-42. Que acontecimento é descrito nessa passagem? Qual foi a atitude de Jesus para com a cidade de Jerusalém?
Oitocentos anos depois de Jonas, Jesus montou sobre um jumentinho e subiu a encosta de uma colina da qual se avista Jerusalém. Foram ouvidas aclamações de louvor ao “Rei que vem em nome do Senhor”, juntamente com ecos de esperança que declararam: “Paz no Céu e glória nas maiores alturas” (Lc 19:38). Em meio à entrada triunfal de Jesus, ao aproximar-Se da cidade, Ele parou e chorou, dizendo: “Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz!” (Lc 19:42, NVI).
Note o contraste: Jonas obedeceu relutantemente à ordem de Deus, pouco se importando com o bem dos habitantes de Nínive. Jesus Se aproximou de Jerusalém com um fardo no coração: almejava que eles aceitassem a salvação que Ele oferecia a um custo tão alto.
Duas cidades: Nínive e Jerusalém. Duas mensagens: a de Jonas e a de Jesus. A diferença é óbvia. Jesus exemplifica a atitude abnegada e solícita que deseja o bem das pessoas. Que possamos, pela graça de Deus, revelar essa mesma atitude de Jesus para com os perdidos!
O egoísmo pode eliminar nossa preocupação e dedicação quanto à salvação dos outros. De que modo podemos ter a atitude correta?
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/
SEGUNDA - Cumprindo a missão, apesar de tudo (Ano Bíblico: Is 59-62 )
Um leproso se aproximou de Jesus e suplicou a cura. A sabedoria convencional dizia que esse homem devia ficar isolado. Jesus, o Puro, o tocou e o curou, apesar da impureza (Mt 8:1-4). Pedro negou Jesus três vezes durante Seu julgamento (Jo 18). Após a ressurreição, depois de examinar o coração de Pedro, Jesus o restaurou ao serviço dEle, mesmo assim (Jo 21). A igreja de Deus em Corinto foi indiferente à autoridade e à influência de Paulo. Paulo serviu àqueles irmãos, mesmo assim (2Co 12:14, 15).
Esse princípio do “mesmo assim” ou do “apesar de” é essencial para revelarmos às pessoas o caráter dAquele que deseja o bem delas.
“Milhões e milhões de pessoas prestes a perecer, presas em cadeias de ignorância e pecado, nunca ouviram algo sobre o amor de Cristo por elas. Se estivéssemos no lugar delas, o que desejaríamos que fizessem por nós? Tudo isso, quanto estiver ao nosso alcance, temos a mais solene obrigação de fazer por elas. A regra de vida dada por Cristo, aquela pela qual cada um de nós deve subsistir ou cair no Juízo, é: ‘Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles’” (Mt 7:12; Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 640). Essa “regra áurea” é fundamental para a mentalidade de ministério que pensa primeiramente no que é bom para aqueles a quem estamos servindo em vez do que nos beneficia.
3. Leia Mateus 5:43-47; Lucas 6:27, 35; 23:34. Que atitude devemos ter em relação aos que se colocam como nossos inimigos?
Jesus nos chama para mostrar amor a todos e a ser bondosos com eles “apesar do fato de que” eles nos odeiam ou sejam nossos inimigos. Note igualmente que Jesus associou esses atos e atitudes ao caráter do próprio Deus. “Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois Ele é benigno até para com os ingratos e maus” (Lc 6:35).
Como entender a ideia de que Deus é “benigno até para com os ingratos e maus”? Isso responderia à pergunta: “Por que os ímpios às vezes prosperam”? Que informação Romanos 2:4 acrescenta a esse quadro?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...