segunda-feira, 10 de outubro de 2016

03. Jó não tinha razões para temer a Deus?: 8 a 15 de outubro

03. Jó não tinha razões para temer a Deus?: 8 a 15 de outubro


SÁBADO À TARDE (Ano Bíblico: Mt 11-13)

VERSO PARA MEMORIZAR: “Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios” (Jó 2:10).
Leituras da semana: Jó 1–2; 1Co 4:9; Gn 3:1-8; Fp 4:11-13; Mt 4:1-11; Fp 2:5-8
O livro de Jó revela uma dimensão completamente nova da realidade. Ele nos apresenta um vislumbre do grande conflito entre Cristo e Satanás. Ao fazer isso, esse livro também nos oferece um modelo, uma estrutura, um panorama que nos ajuda a compreender mais o mundo em que vivemos – e que muitas vezes nos atordoa, confunde e até mesmo nos intimida com o que ele lança em nosso caminho. Porém, o livro de Jó também nos revela que esse grande conflito não é meramente uma batalha de outras pessoas, na qual não temos parte alguma. Ah, se fosse assim! Mas infelizmente não é: “Ai da Terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap 12:12, ARC). Satanás desceu à Terra e ao mar, e sabemos por experiência própria que sua ira é realmente grande. Quem já não sentiu na própria pele essa ira?
Nesta semana continuaremos estudando os dois primeiros capítulos de Jó, buscando obter maior compreensão de como nos encaixamos nesse contexto, à medida que o grande conflito se torna cada vez mais intenso na Terra.
Não deixe sua família sem os devocionais para 2017! Você pode adquirir a Cesta Básica Espiritual até o dia 16 de outubro. Entre em contato com a Casa Publicadora Brasileira.

DOMINGO - Jó, servo de Deus (Ano Bíblico: Mt 14-16)

1. Leia Jó 1. Concentre-se especificamente nas acusações de Satanás contra Jó. O que está implícito em seus ataques? No fim das contas, a quem Satanás realmente estava acusando? Assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
A. ( ) Satanás acusou Jó de servir a Deus por interesse.
B. ( ) Satanás se vangloriou de suas tentações, mas elogiou a fé que o patriarca tinha.
C. ( ) Satanás acusou Deus de ser tirano, pois não seria possível servi-Lo por amor.
D. ( ) Satanás reconheceu que Jó servia a Deus por amor incondicional.
“Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra” (Jó 1:10, NVI). O livro de Jó começa fazendo referência não apenas à justiça de Jó e ao seu bom caráter, mas também às suas bênçãos materiais e sua família próspera. Especificamente, essas eram as coisas que ajudavam Jó a ser reverenciado como “o mais poderoso de todos os homens do oriente” (Jó 1:3, tradução livre). E essas também eram as coisas específicas que Satanás “jogou na face” de Deus, ao dizer basicamente o seguinte: “Jó só Te serve porque Tu fazes tudo isso por ele.”
O que, então, está implícito na acusação de Satanás, quando ele diz que, se o Senhor tirasse de Jó todas essas coisas, ele certamente amaldiçoaria Deus na Sua face?
(Jó 1:11). Na verdade, esse foi um ataque contra o próprio Criador. Seja como for, essa é a essência do grande conflito. Se Deus fosse tão maravilhoso e bondoso assim, Jó obedeceria, temeria e adoraria o Senhor somente por amor e apreço. Afinal de contas, quem não amaria um Deus que fizesse tanto por ele? Em certo sentido, Satanás estava dizendo que tudo o que Deus fez foi apenas subornar Jó para que Lhe fosse fiel. Por isso, Satanás afirmou que Jó não servia a Deus por amor, mas por motivos egoístas.
Pense em governantes e líderes políticos indecentes e detestáveis, que têm amigos fiéis até a morte simplesmente porque esses poderosos foram bons para com eles. Se Deus fosse, de fato, bondoso, amoroso e cuidadoso como O descreviam, então, mesmo que Jó perdesse todas as coisas boas que possuía, ele ainda serviria ao Senhor. No entanto, ao afirmar que Jó não permaneceria fiel, Satanás insinuou que até mesmo Jó não confiava plenamente em Deus, e que ele era fiel apenas por causa das coisas que Deus lhe havia concedido. Ou seja, no fim, de acordo com Satanás, Jó continuaria sendo leal a Deus somente se isso fosse um bom negócio para ele.
Por que você serve ao Senhor? Vamos supor que seus motivos não sejam puros. Se você tivesse que esperar até que eles se tornassem puros, o que poderia acontecer com você e com sua fé?

SEGUNDA - “Pele por pele”: a batalha continua (Ano Bíblico: Mt 17-20)

O início de Jó 2:1-3 é quase uma repetição de Jó 1:6-8. A grande diferença é a última parte de Jó 2:3, em que o próprio Senhor fala de como Jó permanecia fiel apesar das calamidades que lhe sobrevieram. Portanto, quando chegamos a Jó 2:3, parece que as acusações de Satanás se provaram falsas. Jó permaneceu fiel a Deus e não O amaldiçoou como Satanás havia dito que ele faria.
2. Leia Jó 2. O que acontece nesse capítulo? Qual é a importância do fato de que tanto em Jó 1 como em Jó 2, os “filhos de Deus” estavam ali para testemunhar o diálogo entre Deus e Satanás?
A frase “pele por pele” é uma expressão idiomática que tem deixado perplexos os críticos e comentaristas. No entanto, a ideia é a seguinte: “Permita que algo aconteça com o próprio Jó, e ele revelará onde realmente está sua lealdade. Destrua o corpo de Jó e sua saúde, e veja o que acontecerá.”
Curiosamente, o que ocorreu com Jó também não aconteceu por si só, “do nada”. Ambas as ocasiões do conflito no Céu, reveladas no livro de Jó, aconteceram no contexto de um confronto entre esses seres celestiais e Deus. Satanás estava fazendo suas acusações “publicamente”; isto é, diante de outros seres. Essa ideia se encaixa perfeitamente no que sabemos sobre o grande conflito: ele está se desdobrando diante de todo o Universo (veja 1Co 4:9; Dn 7:10; Ap 12:7-9).
“Mas o plano da redenção tinha um propósito ainda mais vasto e profundo do que a salvação do ser humano. Não foi para isso apenas que Cristo veio à Terra; não foi simplesmente para que os habitantes deste pequeno mundo pudessem considerar a lei de Deus como ela devia ser considerada, mas para reivindicar o caráter de Deus perante o Universo […] O ato de Cristo ao morrer pela salvação do homem, não somente tornaria o Céu acessível à humanidade, mas diante de todo o Universo justificaria Deus e Seu Filho em Seu modo de lidar com a rebelião de Satanás. Estabeleceria a perpetuidade da lei de Deus e revelaria a natureza e os resultados do pecado” – Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 68, 69.
*Lembrete: Aproveite mais o estudo da lição e envolva cada aluno na busca das respostas para as perguntas de cada dia, com base nas respostas e atividades para a semana, sugeridas no fim da lição de sexta-feira.

TERÇA - Bendito seja o nome do Senhor (Ano Bíblico: Mt 21-23)
3. Quando chegaram as notícias a respeito das calamidades que lhe foram causadas por Satanás, como Jó reagiu? (Veja Jó 1:20-22). Avalie as afirmações abaixo e marque a única alternativa correta:
I. Jó ficou irado, mas não culpou Deus, refutando assim a acusação de Satanás.
II. Jó lamentou e rasgou suas vestes, mas não culpou Deus em nenhum momento, provando que Satanás não tinha razão.
III. Jó teve um acesso de ira e amaldiçoou o dia em que nasceu.
IV. Jó reconheceu que tudo vinha de Deus, e bendisse o nome do Senhor, refutando a acusação de Satanás.
A. ( ) Todas as afirmativas estão incorretas.
B. ( ) As afirmativas I e III estão corretas.
C. ( ) As afirmativas II e IV estão corretas
D. ( ) As afirmativas, I, II e IV estão corretas.
O livre arbítrio é o fundamento do governo de Deus, que tem por base o amor. Deus quer que O sirvamos por amor, não por obrigação. “Satanás insinuou que Jó servia a Deus por motivos egoístas […] Ele tentou negar que a verdadeira religião brota do amor e de uma apreciação inteligente do caráter de Deus; que os verdadeiros adoradores amam a religião por causa da própria religião e não da recompensa dela; que os que servem a Deus fazem isso porque tal serviço é correto e não meramente porque o Céu é cheio de glória” (Comentário Bíblico Adventista, v. 3, p. 557).
4. Compare o que aconteceu em Jó 1 com o que aconteceu com Adão e Eva em Gênesis 3:1-8. Ao comparar as duas situações, por que o pecado dos nossos primeiros pais parece tão terrível? Preencha as lacunas:
Adão e ___________ eram santos e __________________ no paraíso. Mesmo assim eles __________________ na tentação. Jó, em contrapartida, era __________________ e estava vivendo uma grande __________________. Ainda assim __________________
permaneceu __________________ a Deus.

Adão e Eva, seres sem pecado num verdadeiro paraíso, transgrediram a lei e caíram por causa dos ataques de Satanás. Jó, em meio ao absoluto sofrimento, tragédia e ruína, permaneceu fiel ao Senhor apesar dos ataques de Satanás. Em ambos os casos temos um exemplo das grandes questões em jogo quanto ao livre-arbítrio.

Como a reação de Jó demonstra quanto podem ser baratas, fáceis e falsas as nossas desculpas para pecar?
QUARTA - A esposa de Jó (Ano Bíblico: Mt 24-26)
A esposa de Jó surge apenas em Jó 2:9, 10. Depois disso, ela desaparece da narrativa. No entanto, considerando tudo o que havia acontecido, quem pode imaginar a dor e o luto que essa mulher infeliz estava passando? O drama que ela viveu, bem como a tragédia de seus filhos e das outras vítimas do capítulo 1 revelam a universalidade do sofrimento. Todos estamos envolvidos no grande conflito e ninguém escapa.
5. Compare Jó 2:3 com Jó 2:9. Que frase semelhante é utilizada por Deus e pela mulher de Jó? Assinale a alternativa correta:
A. ( ) “Conservas a tua integridade”.
B. ( ) “Homem que se desvia do mal”.
C. ( ) “Homem íntegro e reto”.
D. ( ) “Ninguém há na Terra semelhante a ele”.
Não é coincidência que em ambos os textos se encontre a mesma expressão indicando que Jó conservava sua “integridade”. A palavra traduzida por “integridade” vem da mesma palavra utilizada em Jó 1:1 e Jó 1:8, também traduzida por “íntegro”. A própria raiz da palavra dá a ideia de “inteireza” e “plenitude”.
É lamentável que a esposa de Jó o tivesse desafiado exatamente na mesma coisa pela qual Deus o havia elogiado. Em seu luto e pesar, ela pressionou Jó a fazer exatamente o que Deus disse que ele não faria. Embora certamente não possamos julgá-la, essa é uma grande lição para todos nós do grande cuidado que devemos ter para que não sejamos pedra de tropeço para outras pessoas! (Veja Lc 17:2).
6. Leia Jó 2:10. Que testemunho poderoso Jó deu nessa passagem? (Veja também Fp 4:11-13.) Marque a opção correta:
A. ( ) Jó falou sobre o amor de Deus e Seu cuidado.
B. ( ) Ele mostrou que devemos estar contentes em todas as situações.
C. ( ) Jó expressou confiança no poder de Deus para nos restaurar.
D. ( ) Ele afirmou que Deus é onisciente e sabia de tudo que estava acontecendo.
Jó serviria ao Senhor em momentos bons e ruins. Mas é interessante que Satanás, nesse momento, desapareça da história. Podemos imaginar sua ira e frustração com a resposta de Jó.
Como ser fiel a Deus, tanto nos momentos bons quanto nos ruins?

 


 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...