terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Rejeite o Desânimo

 O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. Prov. 17:22.

Está provado pela ciência médica que pessoas felizes vivem mais. Mesmo com câncer, aqueles que estão em paz com Deus e com os homens têm mais possibilidades de cura. Não se trata de pensamento positivo. Com autodisciplina e um pouco de esforço, você pode repetir um milhão de vezes: “Estou bem, estou bem. ” Porém, quando a noite chega, os fantasmas de sua própria consciência perturbam seu coração. Tudo continua igual.
A expressão “o coração alegre”, que o texto de hoje menciona, em hebraico, é Leb sámêh. Literalmente, significa um coração satisfeito e agradecido. Satisfação, não conformismo. É reconhecimento da soberania de Deus. Nada acontece debaixo do Sol sem que Ele o permita. O que você está vivendo neste momento, por difícil que seja, é o plano maravilhoso de Deus para você. Eu sei que você não compreende hoje. A dor impede de ver muitas coisas, o tempo encarregará de mostrar-lhe que Deus sempre tem razão.
A confiança em Deus coloca paz e otimismo em seu coração. Não são atitudes fabricadas. São caudais de água limpa que brotam de um manancial puro. Conectado ao poder infinito, o ser mais frágil torna-se forte e olha a vida sob um prisma diferente.
Como vencer o desânimo espiritual? Muitas pessoas têm feito esta pergunta ao longo do tempo. Ele é um inimigo que frequentemente bate a nossa porta. Vem como um ladrão.
O Senhor Jesus nos mostra na Bíblia Sagrada a fórmula para vencer o desânimo espiritual e mandar todos os seus sintomas para bem longe de nós. Assim poderemos ter vida, e vida com abundância.
Desânimo Causado Por Más Notícias?
Más notícias normalmente nos desanimam (João 16.6). Precisamos interpretá-las da forma correta, sem perder a esperança. Jesus diz aos discípulos que vai partir, mas isso será benção para eles. “Vou e volto”, disse. As vezes desanimamos por não entender os planos de Deus, para nossa vida.
Contudo, precisamos confiar que os planos que o Senhor tem preparado para nós são muito maiores que podemos imaginar e que os caminhos trilhados por Ele, nem sempre são facilmente compreendidos, porque são maiores que os nossos (Isaías 55:8,9).
Ao ouvir más notícias mantenha a calma;
Saiba que os pensamentos de Jesus são os melhores a seu.
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.
Administrando a Crise
É muito comum que o desânimo se apresente nos momentos difíceis. Na crise. Em tempos de guerra e escassez. Em tempos de luto. Dessa forma faça como o profeta Jeremias, encha a sua mente com aquilo que produz esperança em sua alma (Lamentações 3:21-26)
Traga a memória o que pode lhe dar esperança. Aquilo que o motiva. O que o faz desejar viver.
Então como vencer o desânimo na crise?
1. Mantenha em mente aquilo que lhe traz esperança. Aquilo que o motiva.
2. Espere no Senhor. Ele é bom para quem nele espera. “Bom é ter esperança! ”
3. A fé é fundamental. Ela te faz ver o invisível.
Rejeitando a Falsa Satisfação
Na sociedade em que vivemos somos atacados pela falsa satisfação com muita facilidade. Constantemente cercados por muitas pessoas, poucas, no entanto se importam realmente conosco.
A rejeição produz a crise existencial. Faz com que achemos que não somos importantes. Uma vida feliz não é marcada pela alegria, apenas. As tristezas e aflições são fundamentais para nossa compreensão do que é ser feliz.
Saiba que não há alegria preparada para todo instante da nossa vida, há “Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar…” diz Eclesiastes 3:4
Então. Como vencer o desânimo na insatisfação?
1. Controle a tristeza sabendo que ela é temporária. “Não a mal que sempre dure e não há bem que nunca acabe” (Anônimo)
2. Procure ser uma pessoa transparente, sem ser rude ou arrogante. Não finja ser alegre, se é triste.
3. Tenha em mente que a vida é constituída por fases, e algumas delas incluem a tristeza.
4. Não Cause Desânimo
O coringa, um dos principais inimigos do Batman, tem como desígnio causar o desânimo, medo e terror. É a única coisa que ele leva a sério. Sobre isso, Paulo diz em 2 Coríntios 2:1-4, que ao visitar os Coríntios não foi com o objetivo de lhes causar tristeza, pelo contrário, queria fazê-los feliz. Dessa forma, eles compartilhariam alegria.
Não alimente atitudes que constantemente produzam desânimo nas pessoas. Pessoas animadas o animam. Aquilo que você produz em outros frequentemente é o que você recebe. Se você alimenta as pessoas com desânimo e tristeza com frequência, é isso que receberá.
Então. Como vencer o desânimo produzido pelas pessoas?
1. Não alimente seus relacionamentos com desânimo;
2. Reproduza ânimo;
3. O que você dá frequentemente é o que recebe.
5. Vença o Desânimo Rejeitando a Sensação De Morte
Quando tudo desaba diante de nós, normalmente nos sentimos impotentes. Inúteis. Mas o que o salmista diz no Salmos 116:1-5 nos dá esperança. Declarando seu amor pelo Senhor, ele agradece a Deus por ter ouvido sua oração e por livrar sua alma da angústia mortal que a cercava.
O desânimo é como o nevoeiro. Quando você menos espera está por todos os lados. Para vencê-lo, você precisa clamar a Deus. Foi o que fez o salmista. Cercado por todos os lados pelo desespero e pela sensação de morte ele clamou ao Senhor.
Então. Como vencer o desânimo produzido pela sensação de morte?
1. Invoque ao Senhor;
2. Fale para Deus sobre o que e como, está se sentindo;
3. Confie na misericórdia e na justiça de Jesus.
Desanimado? Não desista!
Chris Gardner interpretado por Will Smith, no filme “À Procura da Felicidade”, está vivendo um dos piores momentos de sua vida. Há um dia em que ele não tem dinheiro para pagar um hotel e não consegue vaga no abrigo.
Então, vai até o banheiro da estação de metrô tranca a porta, forra o chão com papel, senta e põe seu filho no colo, para dormir, nesse instante alguém bate na porta, para entrar e usar o banheiro, afinal é público. Chris com o pé segura a porta e o impede.
O mais interessante é que o dia amanhece e ele tenta mais uma vez no empreendimento que tanto desejava, e consegue. De agora em diante, Chris não dorme mais no banheiro. Precisamos tentar o número de vezes que for necessário.
Nos Salmos 13:1-6, o Salmista pergunta ao Senhor Deus, até quando ele ficará sem respostas. Até quando o Senhor vai “ignorar” suas orações. Ele descreve seus dias como tristes e inquietos, além disso há inimigos tirando sua paz. Por fim, ele diz ao Senhor que espera pelos dias em que cantará de gratidão pelo seu milagre.
É extremamente importante não nos acostumarmos a uma vida de desânimo. Precisamos sempre estar em busca de crescimento. Jesus prometeu para nós vida em abundância e o apóstolo Paulo disse que em Cristo somos mais do que vencedores.
Acostumar-se a uma vida desanimada sem perspectiva é o mesmo que morrer. Tome o salmista como seu exemplo. “Até quando, Senhor? ”.
Clame a Deus deixando claro para Ele que você tem esperança. Que não desistiu. Não perdeu a fé. Não importa o quanto esteja sentindo-se mal, continue crendo.
A filha de Jairo já estava morta quando Jesus lhe disse para continuar crendo (Lucas 8.50). O salmista preocupava-se com o fato de que seus inimigos zombariam dele por estar derrotado, mesmo confiando em Deus.
Deus quer ver você vencendo!
Todas as verdades apresentadas foram extraídas da Bíblia Sagrada que é a Palavra de Deus. Por isso digo que o resultado é garantido.
Nas horas mais escuras da vida, aprenda a confiar em Deus. Por mais que a adversidade pareça arrasar seus sonhos, Deus não perdeu o controle da situação. Ele continua ao leme de sua pequena embarcação e o levará ao porto seguro. O segredo é não desistir.

Os sete conselhos para você vencer o desânimo espiritual são:
1. Aprenda a lidar com as más notícias;
2. Administre a crise;
3. Rejeite a falsa satisfação;
4. Não produza desânimo;
5. Rejeite a sensação de morte;
6. Não se acostume com o desânimo;
7. Não se isole.
Se você tirar os olhos de Jesus e os colocar nas dificuldades, o barquinho começará a afundar. Só Jesus é capaz de ajudá-lo a atravessar o vale de trevas pelo qual você está passando.
Abra seu coração a Deus, clame! Diga-Lhe que já não tem forças para resistir à provação. Ele o ouvirá. Não é insensível ao sofrimento humano. Não precisa ser informado da dor que envolve sua vida. Mas quando você diz para Ele o que está sentindo, a sua fé aumenta, a confiança brilha, e isso lhe faz um bem extraordinário. Porque “o coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”.
Não desistir/Hino inicial 464

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...