sábado, 31 de janeiro de 2015

Enlace matrimonial de Hélio e Eloidy

Aconteceu nesta Quinta Feira dia 29 de Janeiro de 2015, no prédio da Igreja Batista Nova Aliança e anexo a tão esperada cerimonia de casamento dos Jovens,HELIO ALVES MOREIRA e ELOIDY ANUNCIAÇÃO DOS SANTOS, a cerimonia de casamento foi feita pelo pastor MAURICIO ENRIQUE DOS SANTOS distrital de Teresina. O eventos aconteceu as 19:30 hs com com a presença de Familiares, padrinhos, convidados e amigos, o pastor Mauricio enfatizou a questão de todo jovem depois de casado viver sua vida sem a intervenção dos familiares para que aprendam juntos, Após a cerimônia, a festa, começa a parte mais importante da união: a vida a dois. E aprender a conviver debaixo do mesmo teto, nem sempre é fácil. É como uma planta, que deve ser regada todos os dias para continuar brilhando.
Seguramente, o casamento perfeito não existe. Tampouco falaremos aqui de fórmulas mágicas para manter a chama acesa. Mais existe uma série de atitudes e condutas que podem ajudar o casal a fazer de sua união algo forte e duradouro. Veja aqui algumas delas:
Honestidade: Sempre diga a verdade. Não existem motivos para esconder coisas de seu esposo, ou esposa, afinal, foi a pessoa que você escolheu para viver junto,  dividir alegrias, tristezas e angústias.
Reconhecimento: Nada é mais gratificante que sentir aprovação e reconhecimento por parte do parceiro(a), que te vê a cada dia. Se estiver orgulhoso, faça com que isso transpareça.
Positividade: Na vida existem momentos doces, porém também existem os amargos. Para esses últimos, grandes doses de energia positiva, bom humor e trabalho em equipe! 
Aceitação: Todos temos falhas, e temos que transcendê-las. Aceitar o outro como é, é o primeiro passo para a felicidade.
Espaço: Nem o homem nem a mulher foram concebidos para viver sozinhos, mas, em algumas ocasiões, é o que mais precisam. Dê ar ao seu parceiro quando ele sentir necessidade, e espaço para que desfrute de seus pequenos prazeres pessoais.
Comunicação: As preocupações e problemas ficam menores quando são compartilhados. E as alegrias se intensificam ao serem dividas com a pessoa que você ama.
A cerimonia foi encerrada com os dois já casados cantando uma música de declaração dos votos matrimonial, e logo após foi servido um belo jantar para todos os convidados.E logo no dia seguinte os dois seguiram para Teresina onde fixarão residencia.



O que você vai receber não é o que está vendo – Lição 6 |31 a 6 de fevereiro

VERSO PARA MEMORIZAR:

“Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte.” (Pv 14:12).
Leituras da Semana:Pv 14; Dn 7:25; Mc 12:30, 31; Pv 15:3; Is 5:20; Pv 15;
Mt 20:26-28
Como Paulo disse, “vemos como em espelho, obscuramente” (1Co 13:12). Vemos tão pouco, e o que vemos sempre vem filtrado pela nossa própria mente. Nossos olhos e ouvidos, e, na verdade, todos os nossos sentidos, nos dão apenas uma visão estreita do que está fora.
Além disso, podemos nos enganar não só com respeito ao mundo externo, mas também com respeito a nós mesmos. Nossos sonhos, nossos pontos de vista e nossas opiniões podem nos dar imagens muito distorcidas de quem realmente somos e, de todos os enganos, este pode ser, de longe, o pior.
O que podemos fazer, então, para nos proteger desses enganos? O livro de Provérbios nos fornece conselhos básicos. Não devemos confiar em nós mesmos, como o néscio faz. Ao contrário, devemos confiar no Senhor, que controla o rumo dos acontecimentos mesmo quando tudo parece estar dando errado. Em resumo, precisamos viver pela fé e não meramente pelo que vemos, porque nossa visão pode ser extremamente enganosa, mostrando apenas pequena parte do que é real, e, o que é ainda pior, distorcendo o que nos mostra.

DOMINGO – A CERTEZA DO INSENSATO

1. Leia Provérbios 14. O que o capítulo diz sobre o insensato?
O insensato fala com soberba (Pv 14:3). A primeira descrição do insensato trata de suas palavras orgulhosas. A imagem da vara associada aos lábios do insensato subentende seu eventual castigo. Suas palavras orgulhosas trazem como consequência uma pancada em seus lábios, um resultado que contrasta com os lábios do sábio, que são preservados (ver também Daniel 7:8).
O insensato zomba da sabedoria (Pv 14:6-9). Embora pareça procurá-la, na verdade não acredita nela e é cético a seu respeito. Não a encontrará porque, em sua mente, não existe sabedoria fora dele mesmo. Sua atitude com relação à transgressão da lei é terrível. O que poderia ser mais mortal do que zombar da ideia do pecado?
O insensato é crédulo (Pv 14:15). Paradoxalmente, enquanto ele zomba dos idealistas que ainda acreditam nos valores defendidos pela sabedoria, já perdeu a capacidade de pensar de maneira crítica a respeito do que ouve; dá crédito a “toda
palavra”. A ironia dessa situação atinge o âmago da sociedade secular. As pessoas céticas zombam de Deus e da religião, afirmando que essas crenças são para crianças e velhos, mas eles mesmos muitas vezes creem em algumas das coisas mais tolas, como o surgimento da vida na Terra por puro acaso.
O insensato é impulsivo (Pv 14:16, 29). Pelo fato de crer que tem a verdade dentro de si mesmo, não tira tempo para pensar. Sua reação é rápida e ditada, em grande parte, pelo impulso.
O insensato oprime os outros (Pv 14:21, 31). Os mecanismos da opressão e da intolerância são sugeridos pela psicologia do insensato. Ele é intolerante para com outros e os trata com desprezo (ver Dn 7:25; 8:11, 12).
É fácil ver as características do insensato nos outros, mas o que dizer de nós mesmos? Você precisa
reconhecer alguma dessas falhas de caráter e então buscar a graça de Deus para vencê-la? Em caso afirmativo, qual delas?

SEGUNDA-FEIRA – O TEMOR DOS SÁBIOS

2. O que o capítulo 14 de Provérbios diz sobre os sábios?
Os sábios falam com humildade (Pv 14:3). Eles restringem o uso de seus lábios. Sua reflexão silenciosa é motivada pela ausência de uma autoconfiança arrogante.Para eles, a outra pessoa pode estar certa; portanto, tiram tempo para refletir
e para pesar as evidências. Também ficam em silêncio porque estão ouvindo, prontos a aprender com os outros.
Os sábios valorizam o aprendizado e o conhecimento (Pv 14:6, 18). O insensato tem dificuldade para aprender, porque para ele é difícil sentar-se aos pés de um professor; em contraste, os sábios têm facilidade para aprender por causa de sua humildade. Dessa forma, apreciam a experiência de aprender e de crescer. De igual modo é essa busca da sabedoria, essa busca por algo que não possuem, que os torna sábios.
Os sábios são cautelosos (Pv 14:15). Sabem que o pecado e o mal existem. Portanto, tomam cuidado com os lugares por onde andam. Não confiam em seus sentimentos e opiniões pessoais; examinam as coisas e pedem conselho. Contudo, sempre têm cuidado com o que as pessoas lhes dizem e separam o que é bom do que é mau (1Ts 5:21).
Os sábios são calmos (Pv 14:29, 33). Podem ficar tranquilos porque não confiam em seus “próprios caminhos” (Pv 14:14), mas dependem do alto. É sua fé em Deus que lhes permite relaxar e exercer o autocontrole (Is 30:15). É o temor de Deus que lhes dá confiança (Pv 14:26).
Os sábios são compassivos e sensíveis (Pv 14:21, 31). Os dois mandamentos: “Amarás o Senhor teu Deus” e “Amarás ao próximo como a ti mesmo” estão ligados (Mt 12:30, 31). Não podemos amar a Deus e ao mesmo tempo tratar mal as outras pessoas. A maior expressão de nossa fé é nossa maneira de tratar os outros, especialmente os que estão em necessidade.
“Não reconhecemos quantos de nós andam por vista e não por fé. Cremos nas coisas que se veem, mas não apreciamos as preciosas promessas a nós dadas em Sua Palavra” (Ellen G. White, Nossa Alta Vocação [MM 1962], p. 85. O que significa andar pela fé e não pela vista? E como devemos fazer isso?

TERÇA – “OS OLHOS DO SENHOR”

3. “Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons” (Pv 15:3). Como você se sente diante dessa afirmação? Por quê?
Nos dois capítulos seguintes de Provérbios muda o tom da narrativa. Esses capítulos são mais teológicos do que os anteriores. O Senhor é mencionado mais vezes do que nos provérbios precedentes. Também nos é dito algo surpreendente
sobre Ele: que Seus olhos estão em toda parte (Pv 15:3).
Essa aguçada consciência da presença do Senhor é precisamente o que os antigos israelitas chamavam de “o temor do Senhor”. Essa mesma associação é encontrada nos Salmos: “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que O temem” (Sl 33:18). Semelhantemente, Jó descreveu a Deus como Aquele que vê até as extremidades da Terra e vê tudo o que acontece debaixo dos céus (Jó 28:24). Por causa disso, Jó concluiu que “o temor do Senhor é a sabedoria” (Jó 28:28).
Esse provérbio nos faz lembrar da capacidade que Deus tem de enxergar o bem e o mal, não importa onde estejam. Como Salomão compreendeu (1Rs 3:9), a verdadeira sabedoria é a capacidade de discernir entre o bem e o mal. No nível humano, essa espécie de consciência deve nos ajudar a lembrar sempre de fazer o bem e nunca o mal, pois Deus vê tudo o que fazemos, mesmo que ninguém mais veja. Enganamos a nós mesmos ao pensar que, pelo fato de conseguirmos fazer o mal e nos dar bem, realmente escapamos. A longo prazo a consequência virá.
Portanto, sejamos cuidadosos, pois “não há criatura que não seja manifesta na presença de Deus; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos dAquele a quem temos de prestar contas” (Hb 4:13).
Leia Provérbios 15:3, Isaías 5:20 e Hebreus 5:14. Que mensagem esses versos têm para nós, já que as pessoas afirmam que o bem e o mal são relativos, ou que são simplesmente ideias humanas que não têm existência objetiva à parte da definição que lhes damos? O que há de errado com essa noção de bem e mal, e por que é tão perigoso adotá-la?

QUARTA – A ALEGRIA DO SENHOR

4. Leia Provérbios 15. Por que a alegria é uma possessão humana tão importante?
A Bíblia não nos promete uma vida sem provações. Como o próprio Jesus disse: “Basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6:34). Provérbios 15:15 explica que, em meio aos dias maus, aquele que conserva o coração alegre estará muito melhor. A dor,
o sofrimento e as provações virão e, muitas vezes, não podemos controlar o como nem o quando. O que podemos controlar, pelo menos em certo grau, é como escolheremos reagir.
5. Leia Provérbios 15:13, 14, 23. Qual é a parte de Deus nessa alegria?
Embora o texto bíblico não mencione explicitamente a razão para a alegria, a ideia paralela entre os versos 13 e 14 sugere que o “coração alegre” é o “coração sábio”. É o coração daquele que tem fé, que olha além da provação imediata e vê a
redenção. É por isso que a fé em Deus é tão importante; e é tão importante conhecermos por experiência própria a realidade de Deus e Seu amor. Então, sejam quais forem as provas que vierem, sejam quais forem os sofrimentos que enfrentarmos,
os que tiverem coração sábio poderão resistir, porque conhecem por si mesmos o amor de Deus.
Provérbios 15:23 nos traz outra ideia importante. A alegria vem mais pelo que damos do que pelo que recebemos. É a boa palavra compartilhada que trará alegria ao doador. Quem já não experimentou as bênçãos que advêm de abençoarmos outros, seja com palavras, com atos ou com ambos? Como já vimos em Provérbios, nossas palavras são poderosas. Elas podem fazer grande bem ou grande mal. E como é bom quando elas fazem grande bem, não só para aquele que é beneficiado, mas também para o que beneficia!
Quão bem você conhece, por si mesmo, o amor de Deus? Que coisas você poderia fazer para ajudar seu coração a se abrir para essa importante verdade? Pense em quão melhor seria a vida se você conhecesse a realidade do amor de Deus.

QUINTA – A SOBERANIA DE DEUS

Todos nós sonhamos e fazemos planos, mas ocasionalmente as coisas tomam um rumo diferente, às vezes para melhor, às vezes para pior. A Bíblia reconhece o valor da responsabilidade e da liberdade humana. Contudo, ela afirma também o controle de Deus sobre o rumo dos acontecimentos (ver Provérbios 20:24 e 21:31, e Daniel 2 e 7).
6. O que diz Provérbios 16:1? Como devemos entender essa passagem?
Fazemos preparativos e planos, mas a última palavra ainda pertence a Deus. Isso não significa que nossos preparativos são inúteis. Mas, na vida de fé, se simplesmente submetermos nossos planos a Deus, Ele trabalhará com eles, nossos planos serão dirigidos (Pv 16:9) e, finalmente, estabelecidos por Ele (Pv 16:3). Até a ação de nossos inimigos será usada em nosso favor (Pv 16:4, 7).
Embora não seja fácil nos apropriarmos dessas ideias, especialmente quando enfrentamos situações difíceis, elas devem nos trazer conforto e nos ajudar a aprender a confiar em Deus, mesmo quando as coisas parecem estar indo muito mal, e quando nossos planos não acontecem como havíamos esperado. O ponto-chave para nós é aprendermos a entregar tudo a Deus; se fizermos isso, poderemos estar seguros de Sua direção, mesmo nos momentos mais probantes.
7. Leia Provérbios 16:18, 19. Qual é o lugar da ambição no sucesso humano?
Como sempre, a Bíblia adverte contra o orgulho. Afinal de contas, como seres caídos, o que temos de que possamos nos orgulhar? Que vício é mais contrário a Deus do que o orgulho, o pecado original? (Ez 28:17.) Jesus ensinou enfaticamente
sobre a iniquidade de se buscar a grandeza, e exortou Seus discípulos a buscar, em vez disso, a humildade (Mt 20:26-28).
8. Leia Provérbios 16:33. Qual é o lugar do acaso no sucesso humano?
A Bíblia não dá margem para a casualidade, pois mesmo quando a pessoa acha que o rumo dos acontecimentos é ditado pelo acaso, podemos crer que Deus ainda está no controle.
Ao procurarmos compreender por que as coisas acontecem, como a realidade do grande conflito nos ajuda a lidar com algumas questões difíceis sobre o porquê de as coisas acontecerem do jeito que acontecem?

SEXTA – ESTUDO ADICIONAL

“Desde o princípio Satanás pintou aos homens as vantagens a serem ganhas pela transgressão. Assim ele seduziu os anjos. Assim tentou Adão e Eva a pecar. E assim está ainda a afastar multidões da obediência a Deus. A senda da transgressão a faz parecer desejável; mas o fim dela ‘são os caminhos da morte’ (Pv 14:12). Felizes aqueles que, tendo-se arriscado a ir por esse caminho, aprendem quão amargos são os frutos do pecado, e voltam em tempo” (Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 720).
“Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da alma do que o espírito de gratidão e louvor. É um positivo dever resistir à melancolia, às ideias e sentimentos de descontentamento – dever tão grande como é orar. Se nos destinamos ao Céu, como poderemos ir qual bando de lamentadores, gemendo e queixando-nos por todo o caminho da casa de nosso Pai? Os professos cristãos que estão sempre se queixando, e que parecem julgar que a alegria e a felicidade sejam um pecado, não possuem genuína religião” (Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 251).

Perguntas para reflexão

1. Reflita sobre a ideia de que temos apenas uma visão limitada da realidade. O que isso significa? Quais coisas estão lá fora e são reais, mas simplesmente não podemos perceber de maneira alguma? Por exemplo, quantas ondas de rádio (chamadas de celulares, programas via satélite, programas de rádio) estão no ar agora mesmo, mas você não pode vê-las, ouvi-las nem senti-las? Como a existência de tais realidades nos ajudam a compreender o quanto são limitados nossos sentidos? De que forma essa compreensão nos ajuda a perceber que outras coisas que não podemos ver, como os anjos, são reais?
2. Por que é importante compreendermos que o livre-arbítrio e a livre escolha humana são reais, mesmo que, em última instância, Deus esteja no controle? Embora esses conceitos (a livre escolha humana e a soberania de Deus) pareçam estar em contradição, ambos são ensinados na Bíblia. Então, como podemos conciliá-los?

Respostas sugestivas: 1. O insensato fala com soberba; não encontra a sabedoria; é crédulo; é impulsivo; despreza e oprime os outros 2. Os sábios falam com humildade; valorizam o conhecimento; são cautelosos; são calmos; são compassivos. 3. O texto tem um lado alarmante, para os que fazem coisas erradas, e um lado confortador, com a certeza do cuidado do Senhor em todas as circunstâncias. 4. Porque a alegria traz saúde e torna menor o sofrimento. 5. A alegria vem pelo conhecimento pessoal do amor de Deus, e também é um subproduto do fato de abençoarmos os outros. 6. Devemos fazer planos e deixar que Deus os dirija, para que se concretizem ou não. 7. A ambição desempenha papel preponderante no sucesso humano, mas a humildade é mais importante que a riqueza. O orgulho leva à destruição e à queda. 8. As coisas podem parecer ocorrer por acaso, mas Deus está na direção de tudo.

ESBOÇO DA LIÇÃO EM VÍDEO

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Liberdade ameaçada


Rafael Rossi

Rafael Rossi

EM DIA COM O NOSSO TEMPO

Os fatos diários lidos a partir de um olhar teológico.



liberdade-ameacadaParafraseando um político brasileiro, nunca antes na história tantos seres humanos viveram sob aquela que pode ser considerada a mais dura restrição: a de não poder crer livremente, professar a sua própria fé e viver de acordo com o que se acredita ser a verdade.
Em pelo menos 65 nações existe severa perseguição religiosa. De tudo o que temos ouvido ultimamente, o mais violento ataque está associado ao grupo jihadista Estado Islâmico.
O Estado Islâmico obriga as pessoas que vivem nas áreas que controla a se converterem ao islamismo, além de viverem de acordo com a interpretação sunita da religião e sob a lei charia (o código de leis islâmico). Aqueles que se recusam podem sofrer torturas e mutilações ou serem condenados à pena de morte.
No início de setembro de 2014, o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas concordou em enviar uma equipe ao Iraque e à Síria para investigar os abusos e assassinatos realizados pelo Estado Islâmico em “uma escala inimaginável”. Zeid Ra’ad al Hussein, da Jordânia, que assumiu o posto de Navi Pillay como o alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, pediu aos líderes mundiais que intervissem para proteger as mulheres e crianças que sofrem nas mãos dos militantes extremistas islâmicos do grupo, que, segundo ele, estavam tentando criar uma “casa de sangue”. Ele apelou à comunidade internacional para concentrar os seus esforços em acabar com o conflito no Iraque e na Síria.
O quanto isso pode piorar? Embora a situação esteja ruim, ainda é possível tornar-se pior. Em um recente artigo publicado na revista Cristianismo Hoje, Philip Jenkins, professor de História e Estudos Religiosos na Universidade Baylor, nos Estados Unidos, apresenta que o avanço da perseguição religiosa pode eliminar o cristianismo do Oriente Médio.
O conflito entre os muçulmanos e os cristãos vem desde 633-643 d.C., quando exércitos muçulmanos começam a conquistar a Síria, Palestina e o norte da África onde viviam muitos cristãos.  A guerra intensificou-se com as cruzadas cristãs em 1099 d.C. Em 1979, o aiatolá Khomeini iniciou a revolução islâmica no Irã, pregando a destruição do modo de vida do Ocidente e inspirando o terrorismo anticristão.
A situação é muito complexa. Sem dúvidas, a igreja ocidental tem um papel fundamental no apoio aos cristãos e com a urgente necessidade de que os princípios do amor ensinados por Jesus permeiem as relações humanas. O evangelho deverá ser pregado a todo mundo e todas essas dificuldades me fazem recordar que não será por métodos ou estratégias humanas, mas pela total dependência do Espírito Santo.
O conselho bíblico é pertinente quando nos diz: “Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros, crede nos seus profetas e prosperareis”  (2 Crônicas 20:20).

Assembleia adventista vai nomear líderes mundiais em julho

Assembleia ocorrida em 2010 foi na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, e em alguns cultos chegou a reunir mais de 60 mil pessoas
Assembleia ocorrida em 2010 foi na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, e em alguns cultos chegou a reunir mais de 60 mil pessoas
Brasília, DF … [ASN] A 60a sessão da Conferência Geral da Igreja Adventista, marcada para o início de julho desse ano, será uma grande celebração mundial da organização com os quase 18 milhões de membros no mundo. Em 2015, o local das reuniões e cultos será a cidade de San Antonio, Texas, nos Estados Unidos. Será o momento para diferentes debates com objetivo de definir aspectos administrativos, apresentar de relatórios das atividades dos últimos cinco anos das 13 divisões e dois territórios (União do Oriente Médio e Norte da África e o campo de Israel que estão ligados diretamente à sede mundial adventista e não a uma divisão) que compõem a Associação Geral da Igreja, entre outras atividades. Mas será momento, também, da nomeação da liderança mundial adventista. O encontro ocorre a cada cinco anos.
O pastor Magdiel Perez, secretário executivo da sede sul-americana adventista (Divisão Sul-Americana), informa que quem escolhe os líderes mundiais e os sul-americanos (no caso local) são os delegados oficialmente votados. A Divisão Sul-Americana, com pouco mais de 2 milhões e 200 mil membros, terá esse ano 259 delegados divididos da seguinte forma: 25% deles são membros leigos, ou seja, que não são pastores e nem obreiros assalariados, 25% são administradores (presidentes, tesoureiros e secretários) das associações e missões adventistas (conhecidas como campos) e o restante (50%) são pastores distritais, professores e administradores de uniões, instituições ligadas à Divisão e da própria Divisão. Juntamente com os delegados das outras divisões, eles devem somar em torno de 2.600 pessoas com direito a voto na aprovação ou rejeição de planos quinquenais da Igreja, alterações no Manual da Igreja, entre outras atividades estratégicas.
Nomeações
Desses mais de 2 mil delegados do mundo, aproximadamente 200 formarão a chamada Comissão de Nomeações (em que não entram os detentores dos cargos elegíveis) que efetivamente escolherá os administradores adventistas mundiais e das divisões, inclusive a da América do Sul. Os delegados de cada uma das divisões são responsáveis por escolher o grupo de departamentais ou diretores de departamentos. Na prática, um departamental é um auxiliar direto da administração para determinadas áreas.
Perez ressalta que, a cada cinco anos são escolhidos diferentes grupos de delegados com direito a voto e a intenção é que, nesse grupo, haja uma representatividade de jovens, mulheres, idosos e pessoas de diferentes áreas de atuação e regiões.
Curiosidades
Em 1888 assembleia realizada em Mineápolis reuniu 91 delegados
Em 1888 assembleia realizada em Mineápolis reuniu 91 delegados
Algumas curiosidades chamam a atenção quando se fala dessa assembleia mundial adventista. A primeira assembleia foi realizada em 1863 em Battle Creek, no estado norte-americano de Michigan. Até o ano de 1870 esses encontros eram anuais já que o número de membros era menor e havia essa possibilidade.
Em 1871 ocorreram duas assembleias mundiais em apenas um ano. Na história adventista, apenas três encontros ocorreram fora dos Estados Unidos: 1975 em Viena (Áustria), 1995 em Utrecht (Holanda) e 2000 em Toronto (Canadá).
A assembleia de 2020 está  marcada para a cidade norte-americana de Indianapolis.
Duas outras curiosidades são relacionadas a questões administrativas. O Manual da Igreja Adventista tem valor legal, ou seja, é aceito como norma válida inclusive em julgamentos em geral. Não é, portanto, apenas um documento de validade interna da organização. Os estatutos da Igreja não permitem qualquer alteração no Manual a não ser nessa assembleia mundial. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Por pouco ele não quis aceitar

Ouça o áudio:http://www.wgospel.com/?powerpress_pinw=13831-podcast
 29 de janeiro de 2015 A mensagem de hoje baseia-se em Atos 26:28, “Agripa se dirigiu a Paulo e disse: Por pouco me persuades a me fazer cristão”. Ficha Técnica: -> Texto: Donald Ernest Mansell -> Música: Som e Louvor, “Ouça o Seu […] 

Informativo Mundial das Missões – 31/01/15

Baixe aqui:Vídeo – 720×480 MP4 (63,4 mbhttp://daniellocutor.siteprofissional.com/downloads/informativo/1trimestre2015/informativo_310115.mp4
Vídeo  720×480 (33,7 mb): http://daniellocutor.siteprofissional.com/downloads/informativo/1trimestre2015/informativo_310115_alta.wmv

PPT – As Bênçãos dos Justos – Lição 05 – 1º Trim/2015

Baixe aqui: http://downloads.adventistas.org/pt/iasd-counter-link/MTU4NTI%3D

31/Jan: Três irmãos. Um único sonho – Provai e Vede

Baixe no link: http://downloads.adventistas.org/pt/iasd-counter-link/MTUxODU%3D

31/jan O Acampamento Alasca – Informativo Mundial das Missões


Baixe no link http://downloads.adventistas.org/pt/iasd-counter-link/MTU0NzQ%3D

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Acidente envolvendo três veículos deixa dois mortos na BR 316

Um acidente envolvendo três veículos no Km 65 da BR 316, próximo ao município de Monsenhor Gil deixou duas vítimas fatais na noite da última terça-feira (27).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) o acidente foi do tipo colisão transversal envolvendo um ônibus, um caminhão e um Fiat doblo, que resultou em 3 feridos e 2 óbitos. As duas vítimas fatais estavam no fiat.
O acidente ocorreu às 19h30 e a suspeita é que o caminhão que vinha atrás colidiu com o Fiat doblo. Duas pessoas que estavam no veículo morreram presos as ferragens e as outras vítimas foram socorridos e encaminhados ao Hospital de Demerval Lobão.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal o homem identificado apenas pelas inicias M.N.V conduzia o ônibus da empresa Transpiauí de placa LVQ- 15 87,que vinha para Teresina estava com 20 passageiros, que saíram ilesos do acidente.
Já a carreta de placa MYR 3283 estava sendo conduzida por V.M.N e saia de Teresina. O Fiat doblo de placa ODY 5197 era dirigido por Z.G.P, que seguia o sentido contrário a Teresina e estava ocupado por sete pessoas, onde duas foram vítimas fatais.
Ainda, de acordo com a PRF, um veículo modelo Hilux não identificada realizou ultrapassagem forçada ao Fiat doblo e à Carreta. Para não colidir com o ônibus, a Hilux teria saído para o acostamento da sua contramão.
Já o condutor do ônibus com o intuito de evitar a colisão, puxou o veículo mais para o centro da pista. Neste instante, por motivo desconhecido, provavelmente para iniciar uma ultrapassagem, o Fiat Doblo estava com uma parte na faixa do ônibus.
Com isso, eles teriam evitando a colisão frontal, mas houve a colisão transversal, tanto que as duas vítimas fatais do doblo estavam exatamente atrás do motorista.



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Adventistas crescem 3,55% em 2014 na América do Sul

Batismos estão em franco crescimento no território apesar de crescimento líquido ter ficado abaixo dos anos anteriores

Brasília, DF … [ASN] Os dados estatísticos da Secretaria Executiva da sede sul-americana adventista (Divisão Sul-Americana) revelam o balanço de 2014 em termos de crescimento da organização em oito países: Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai, Chile, Peru, Bolívia e Equador. O crescimento líquido foi de 3,55% no ano. Passaram a fazer parte da Igreja Adventista, por meio de batismo, rebatismos e profissão de fé 233.481 pessoas. Mas, por outro lado, saíram da denominação nesse mesmo período 153.178 por apostasia (abandono da fé) e desaparecimento.
Batismos crescem também
O número de batismos, que é um dos principais indicadores do ingresso de novos membros, também cresceu. Em 2012, foram 222.204 batismos, 227.461 em 2013 e, no ano passado, o número chegou então a 233.481. Na comparação entre 2014 e 2012, esse crescimento foi de 5,1%.
Há pelo menos duas ênfases para batismos a cada ano. Um em setembro, durante o Batismo da Primavera, quando há uma forte mobilização para que crianças e adolescentes preparados por seus pais ou nos clubes de desbravadores e aventureiros tomem a decisão e se tornem membros. A outra ênfase é geralmente no mês de novembro quando ocorrem semanas de decisão em ações de evangelismo público em várias partes da América do Sul.
Aumento na evasão de membros
Um alerta, no entanto, sempre existe quanto à saída de membros da Igreja. Aliás, esse é um problema enfrentado por praticamente todas as denominações cristãs no mundo. A Igreja Católica, por exemplo, é uma das que mais enfrenta isso. De acordo com o instituto Pew Research, especializado em pesquisas religiosas, o número dos que se diziam católicos até mais ou menos os anos 70 na América Latina era de 90% Hoje esse percentual é de aproximadamente 69%.
Os adventistas sul-americanos também observam os dados de apostasia com a luz amarela acesa. Em 2012, deixaram a Igreja 65.517 pelos registros oficiais. Em 2013, esse número aumentou para 77.990 e, em 2014, fechou em 80.303 pessoas.
Ajustes
Segundo o pastor Magdiel Perez, secretário-executivo, uma das explicações para esses números de gente que deixa de ser adventista é a regularização técnica dos dados da Secretaria. A partir de 2009, a Divisão Sul-Americana intensificou um ajuste geral nos livros das congregações. Mas que ajuste foi essa? Na prática, nomes de pessoas que deixaram de frequentar a Igreja há 20 anos ainda constavam nos registros, mas ninguém mais as tinhas visto e mesmo algumas pessoas batizadas não estavam com seus cadastros atualizados corretamente. Nesse trabalho administrativo, pelo menos 2 milhões de membros inexistentes saíram. “Sem esse ajuste poderíamos ter até o dobro de membros adventistas na região, mas isso não seria real, por isso o número final de crescimento é afetado. Esse ajuste maior com correção dos anos deve acabar no segundo semestre desse ano. Depois, teremos o ajuste normal anual de quem sai e de quem entra”, comenta Perez.
Outro enfrentamento real da situação da saída de membros é o fortalecimento do conceito de Discipuladoaplicado à realidade da Igreja Adventista sul-americana. Consiste em um programa de vários departamentos (Ministério Pessoal, Secretaria, Evangelismo, Escola Sabatina, entre outros) para que cada novo converso tenha um consistente acompanhamento de membros mais antigos e se envolva efetivamente em atividades que possam ajudá-lo a se manter um membro firme. Isso, a longo prazo, deve diminuir esse indicador de apostasia. Foram produzidos materiais específicos, criadas classes e há constantes treinamentos para que pastores e membros compreendam que não basta ajudar uma pessoa a ser batizada. O trabalho de apoio deve permanecer para que esse tipo de estatística também seja revertida nos próximos anos. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

“Senhor, para quem iremos?”


Áudio:http://www.wgospel.com/?powerpress_pinw=13825-podcast

27 de janeiro de 2015 A mensagem de hoje baseia-se em João 6:68, “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna”. Ficha Técnica: -> Texto: Siegfried J. Schwantes -> Música: Rafaela Pinho, “Aprender a confiar” -> Locução e edição: Amilton... 

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Jovens de Guadalupe são aprovados em cursos da UFPI

                                                                   João Eduardo.
                                                                                            Geovana Fonseca.


O blog Edivaldo F Santos parabeniza hoje dois grandes exemplos para nossa juventude os jovens irmãos Geovana Fonseca que acaba de ser aprovada para o curso de enfermagem na Universidade Federal do Piauí polo Floriano e João Eduardo Fonseca Pinheiro que com apenas 16 anos foi aprovado para cursar advocacia também pela Universidade Federal do Piauí em Teresina.
lembrando que os dois dedicados Jovens são membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia e se destacam não só como estudiosos e dedicados, mas como verdadeiros cristãos.
O Jovem João Eduardo na oportunidade se encontra liderando uma equipe de jovens na cidade de Landri-Sales na já conhecida Missão Calebe, onde Jovens aproveitam suas férias para trabalhar na obra de Deus levando a mensagem da palavra  de Cristo para que outros Jovens também conheçam a mensagem de salvação.
parabenizamos em nome da Igreja Adventista de Guadalupe os dois Jovens e que Deus os abençoe nesse inicio de jornada. 

Bênçãos disfarçadas

Ouça o áudio:
http://www.wgospel.com/?powerpress_pinw=13822-podcast

 26 de janeiro de 2015
A mensagem de hoje baseia-se em Gênesis 42:36, “Todas as coisas me sobrevêm”.

domingo, 25 de janeiro de 2015

COMUNICAÇÃO ADVENTISTA, CONJUNTO CONFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA FEVEREIRO 11-15

Internacional.



FÓRUM ANUAL GANHO SERÁ REALIZADA ON-LINE


23 de janeiro de 2015 | Silver Spring, Maryland, Estados Unidos | equipe ANN
Adventistas do sétimo dia participando de Adventist Internet Rede Global deste ano vai reunir-se em um novo local-online. A conferência anual em que os participantes examinar as tendências emergentes do ministério e da tecnologia será realizada 11-15 fevereiro emgain.adventist.org . Cada apresentação, seguida de debates ao vivo, será transmitido três vezes por dia, a fim de acomodar os participantes em fusos horários no mundo inteiro. Os organizadores disseram que a mudança para o on-line formato que deve atrair mais alto de sempre da conferência comparecimento-surgiu por causa de da denominação Sessão da Conferência Geral, um encontro e negócios espiritual encontro global de 10 dias previsto para julho. "Muitas pessoas vão usar seus recursos para viajar para San Antonio, no estado norte-americano do Texas para Sessão da Conferência Geral, por isso era razoável para nós pensar em outras opções para a reunião de ganho ", disse Williams Costa Jr., diretor de comunicação da Igreja Adventista a nível mundial. "Esta é uma nova maneira de envolver as pessoas na conversa sobre tecnologia, ministério e evangelismo." A conferência deste ano será oferecido em Inglês e viver traduzidas para o francês, Português e Espanhol. Costa disse que os participantes são incentivados a participar de grupos hospedados em igrejas , escritórios ou casas. tópicos da apresentação programadas incluem segurança cibernética, cryptocurrency, desenvolvimento de aplicativos, a educação a distância, branding, usando jogos para espalhar o evangelho, e operar um departamento de tecnologia da informação em um orçamento. Vários líderes de Comunicação Igreja e Tecnologia da Informação disse que o ganho anual conferência é uma reunião chave para colaborar em projetos e compartilhar dicas para o ministério. "O compartilhamento de idéias, projetos e notícias sempre galvanizado aqueles que trabalham no campo da comunicação e tecnologia, um campo em desenvolvimento contínuo", disse Corrado Cozzi, diretor de comunicação para a Divisão Inter-Européia da Igreja Adventista, sediada em Berna, na Suíça. "Eu, pessoalmente, ter beneficiado de cada conferência anual que participei, especialmente em termos de inovações compartilhadas com a intenção de criar sinergias e networking." disse o especialista em tecnologia Kirk Nugent, "ganho é um dos pontos altos da minha ano, porque em ordem para que a TI ser verdadeiramente relevante temos de encontrar uma maneira de amarrar diretamente para a missão global da Igreja. Nugent, que atua como diretor de Tecnologia da Informação para a África Austral-Índico Divisão Oceano da denominação, com sede em Pretória, África do Sul, disse: "Nossos objetivos são os mesmos, e é só por obter todos os envolvidos podemos ser verdadeiramente eficaz para a causa da Cristo ". Para se cadastrar gratuitamente e veja a programação de conferências, visite gain.adventist.org . O evento é hashtag # GAiN15.










23 de janeiro de 2015 | Silver Spring, Maryland, Estados Unidos | equipe ANN
Adventistas do sétimo dia participando de Adventist Internet Rede Global deste ano vai reunir-se em um novo local-online. A conferência anual em que os participantes examinar as tendências emergentes do ministério e da tecnologia será realizada 11-15 fevereiro emgain.adventist.org . Cada apresentação, seguida de debates ao vivo, será transmitido três vezes por dia, a fim de acomodar os participantes em fusos horários no mundo inteiro. Os organizadores disseram que a mudança para o on-line formato que deve atrair mais alto de sempre da conferência comparecimento-surgiu por causa de da denominação Sessão da Conferência Geral, um encontro e negócios espiritual encontro global de 10 dias previsto para julho. "Muitas pessoas vão usar seus recursos para viajar para San Antonio, no estado norte-americano do Texas para Sessão da Conferência Geral, por isso era razoável para nós pensar em outras opções para a reunião de ganho ", disse Williams Costa Jr., diretor de comunicação da Igreja Adventista a nível mundial. "Esta é uma nova maneira de envolver as pessoas na conversa sobre tecnologia, ministério e evangelismo." A conferência deste ano será oferecido em Inglês e viver traduzidas para o francês, Português e Espanhol. Costa disse que os participantes são incentivados a participar de grupos hospedados em igrejas , escritórios ou casas. tópicos da apresentação programadas incluem segurança cibernética, cryptocurrency, desenvolvimento de aplicativos, a educação a distância, branding, usando jogos para espalhar o evangelho, e operar um departamento de tecnologia da informação em um orçamento. Vários líderes de Comunicação Igreja e Tecnologia da Informação disse que o ganho anual conferência é uma reunião chave para colaborar em projetos e compartilhar dicas para o ministério. "O compartilhamento de idéias, projetos e notícias sempre galvanizado aqueles que trabalham no campo da comunicação e tecnologia, um campo em desenvolvimento contínuo", disse Corrado Cozzi, diretor de comunicação para a Divisão Inter-Européia da Igreja Adventista, sediada em Berna, na Suíça. "Eu, pessoalmente, ter beneficiado de cada conferência anual que participei, especialmente em termos de inovações compartilhadas com a intenção de criar sinergias e networking." disse o especialista em tecnologia Kirk Nugent, "ganho é um dos pontos altos da minha ano, porque em ordem para que a TI ser verdadeiramente relevante temos de encontrar uma maneira de amarrar diretamente para a missão global da Igreja. Nugent, que atua como diretor de Tecnologia da Informação para a África Austral-Índico Divisão Oceano da denominação, com sede em Pretória, África do Sul, disse: "Nossos objetivos são os mesmos, e é só por obter todos os envolvidos podemos ser verdadeiramente eficaz para a causa da Cristo ". Para se cadastrar gratuitamente e veja a programação de conferências, visite gain.adventist.org . O evento é hashtag # GAiN15.