segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Filipe como missionário – lição 10 | 29 a 05 de setembro

Esboço da lição em Vídeo

 

 Sábado à tarde
VERSO PARA MEMORIZAR:
“Recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da Terra” (At 1:8). 
Leituras da Semana:
2Co 4:18; At 2:44-47; 4:34-37; 6:1-7; At 8; At 21:7-10
A missão mundial foi a principal preocupação do Cristo ressurreto durante os 40 dias de intervalo entre Sua ressurreição e Sua ascensão. O Novo Testamento preserva pelo menos cinco de Suas declarações sobre a grande comissão: Mateus 28:18-20, Marcos 16:15, Lucas 24:47-49, João 20:21 e Atos 1:5-8. Juntas, elas constituem a maior tarefa dada aos cristãos. Em meio às instruções, encontrava-se uma estratégia geográfica para a expansão missionária: de sua base, em Jerusalém, para a Judeia e Samaria, e então, finalmente, até os confins da Terra. Essa foi uma instrução que eles, de fato, levaram a sério e procuraram cumprir.

Essa estratégia geográfica é evidente na obra missionária de Filipe, o evangelista. Segundo Atos 8, a obra dele foi se expandindo, a partir de Jerusalém, em círculos cada vez mais amplos, isto é, foi se estendendo cada vez mais longe, à medida que o tempo passava.
Quem era esse “Filipe, o evangelista”? O que a Palavra de Deus nos diz sobre ele e a obra que fez durante os primeiros tempos da igreja? Finalmente, que lições podemos encontrar no registro inspirado desse missionário da Antiguidade?
O batismo da primavera está se aproximando. Há alguém em sua comunidade que precisa de estudos bíblicos e apoio espiritual? Ajude alguém e experimente os milagres de Deus em sua vida. 
Domingo, Filipe, o evangelista.
“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno” (2Co 4:18, NVI). Pense no que Paulo disse nesse texto, especialmente enquanto estudamos, nesta semana, sobre Filipe, o evangelista, alguém a respeito de quem conhecemos apenas as informações apresentadas em poucas referências da Bíblia. Como veremos, porém, Filipe fez um bom trabalho, embora saibamos pouco a respeito da maior parte das coisas que ele realizou. Conhecemos algumas pessoas que fizeram grandes coisas para Deus mas com pouco reconhecimento externo. Por que sempre é importante conservar em mente o princípio contido nas palavras de Paulo, especialmente se estivermos fazendo um trabalho que não obtém muito aplauso ou atenção? (Ver também 1Co 4:13.)

Filipe era um nome grego popular, e significa “amigo de cavalos”. No Novo Testamento há quatro pessoas chamadas por esse nome. Duas tinham o nome adicional “Herodes” e eram membros da família dos governantes herodianos que, de maneira geral, exerceram um governo duro sobre Israel nos tempos do Novo Testamento. Os outros dois Filipes tiveram papel de destaque na obra missionária.
O primeiro, Filipe de Betsaida, foi um discípulo que teve papel ativo em conduzir Natanael a Jesus (Jo 1:43-46). Posteriormente, trouxe os gregos a Jesus (Jo 12:20, 21).

O segundo Filipe foi denominado “o evangelista” em Atos 21:8 para distingui-lo do discípulo que tinha o mesmo nome. Ele aparece pela primeira vez na igreja de Jerusalém como alguém que desempenhou a tarefa de “servir às mesas” (At 6:2-5), e depois veio a se transformar num evangelista e missionário (At 8:12). Sua obra missionária, que se estendeu por mais de 20 anos e foi suplementada pela de suas quatro filhas que profetizavam, é mencionada em Atos. Não sabemos muita coisa a respeito de sua vida anterior.

“Foi Filipe quem pregou o evangelho aos samaritanos; foi Filipe quem teve a coragem de batizar o eunuco etíope. Durante certo tempo a história desses dois obreiros [Filipe e Paulo] havia estado intimamente entrelaçada. Foi a violenta perseguição de Saulo, o fariseu, que havia dispersado a igreja de Jerusalém e destruído a eficácia da organização dos sete diáconos. A fuga de Jerusalém tinha levado Filipe a mudar sua maneira de trabalhar e tinha resultado em sua busca do mesmo chamado ao qual Paulo dedicava a vida. Preciosas foram as horas que Paulo e Filipe passaram na companhia um do outro; emocionantes foram as lembranças que vieram à sua mente dos dias em que aquela luz que havia brilhado no rosto de Estêvão, voltado para o Céu enquanto ele sofria o martírio, havia resplandecido em sua glória sobre Saulo, o perseguidor, levando-o como impotente suplicante aos pés de Jesus” (Ellen G. White, Sketches from the Life of Paul [Esboços da vida de Paulo], p. 204).

Segunda feira, Servindo às mesas.
1. Leia Atos 2:44-47; 4:34-37. Que imagem da igreja primitiva é apresentada nessas passagens?
Sem dúvida, durante certo tempo as coisas correram perfeitamente bem entre os cristãos primitivos. Naturalmente, todos somos seres caídos, e antes que passasse muito tempo começaram a surgir algumas tensões.
2. Leia Atos 6:1-7. Que problemas surgiram, e como a igreja lidou com eles?
O rápido crescimento da igreja de Jerusalém trouxe consigo a tensão social.

Filipe foi nomeado para uma equipe que lidaria com essa tensão. Entre os conversos se encontravam pessoas necessitadas e economicamente carentes, cuja participação nas refeições em comum servidas diariamente colocava demandas cada vez maiores sobre os líderes da igreja. Surgiu um murmúrio a respeito da distribuição injusta de alimentos para as viúvas de fala grega. Esse era um assunto especialmente sensível, devido aos lembretes dos profetas hebreus para que não houvesse negligência das viúvas e dos órfãos.

Para resolver essa séria questão, os doze apóstolos reuniram os cristãos e propuseram a nomeação de sete homens, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, que iriam, literalmente, “diaconizar [palavra grega para ‘servir’] às mesas” para que os doze pudessem “diaconizar a Palavra” (At 6:3, 4). Todos os sete tinham nomes gregos, talvez para indicar que haveria equilíbrio no serviço social em favor das negligenciadas viúvas de fala grega. Entre eles estava Filipe, sendo essa a primeira vez que ele é mencionado na Bíblia.

Os apóstolos argumentaram que eram necessários líderes adicionais para que eles não ficassem sobrecarregados com a tarefa de administrar os recursos necessários para a vida comunitária. Eles enfatizaram que o chamado deles era para se dedicarem à Palavra de Deus e à oração.
Quais são algumas das questões que podem causar divisão em sua igreja, e como você pode permitir que Deus o use para ajudar a solucionar o conflito?
Terça feira, Filipe em Samaria.
Saulo, um futuro apóstolo e missionário, aparece pela primeira vez na Bíblia no apedrejamento do diácono Estêvão, o primeiro mártir cristão. Essa onda de perseguição, contudo, só ajudou ainda mais a disseminação do evangelho.
3. Leia Atos 8:1-6. Qual foi o resultado da perseguição à igreja em Jerusalém?
Samaria foi o ponto inicial da propagação geográfica do cristianismo. Os samaritanos se consideravam descendentes dos israelitas que ficaram no país quando a Assíria levou para o exílio a maior parte da população de Israel em 722 a.C. Os judeus, porém, consideravam os samaritanos descendentes dos estrangeiros que os assírios trouxeram à força para povoar Israel. As relações entre judeus e samaritanos durante a época do Novo Testamento eram marcadas por tensões e episódios de violência. Contudo, como vimos anteriormente, Jesus já havia aberto caminho para a obra missionária ali quando teve contato com a mulher junto ao poço, que, por sua vez, começou a “evangelizar” seu povo.

O chamado de Filipe para servir às mesas transformou-se no chamado para que ele fosse evangelista missionário para os samaritanos. Como refugiado que estava fugindo da perseguição religiosa em Jerusalém, ele não perdeu tempo. Foi proclamar que o Messias, aguardado tanto por judeus quanto por samaritanos, tinha vindo (At 8:5, 12).
4. Leia Atos 8:6-15. Quais foram os resultados do ministério de Filipe em Samaria?
Filipe foi poderosamente usado pelo Senhor nesse primeiro campo missionário estrangeiro. A declaração de que “os judeus não se dão com os samaritanos” (Jo 4:9) havia então se tornado coisa do passado.
Que hostilidades, rancores e preconceitos têm envenenado sua alma e precisam se tornar “coisa do passado”? Não é tempo de deixar tudo para trás?
Quarta Feira, Com o etíope.
De acordo com Atos 8:26-39, o contato seguinte de Filipe foi com o administrador financeiro etíope, o que levou a missão um passo adiante rumo aos “confins da Terra” (At 1:8). Filipe foi o elo entre a missão em Samaria e a missão em Gaza. De Samaria, ao norte de Jerusalém, Filipe foi chamado para Gaza, que fica ao sul da cidade. Sua obra no norte se concentrou num grupo de pessoas; no sul, se concentrou numa única pessoa. Em Samaria, Filipe conseguiu proclamar Cristo usando apenas os cinco livros de Moisés, pois isso era tudo o que os samaritanos aceitavam. No caminho para Gaza, ele pôde usar também o livro de Isaías, provavelmente em sua tradução grega.
5. Leia Atos 8:26-39. Quais versos de Isaías 53 o etíope estava lendo, e por que eles teriam dado a Filipe a oportunidade perfeita para evangelizá-lo?

Em contraste com a obra de Filipe em Samaria, onde realizou milagres (At 8:6), tudo o que ele fez com o etíope foi estudar a Bíblia. Que lição podemos extrair disso para nosso trabalho em favor de outros?
O Espírito do Senhor chamou Filipe para ir a outro lugar assim que terminou de explicar as boas-novas sobre Jesus e batizou o etíope. Filipe não teve oportunidade de transmitir todas as suas crenças e ensinos para o novo converso. O etíope foi deixado para seguir a fé cristã no contexto da cultura africana, guiado pelo Antigo Testamento e pelo Espírito de Deus, que já vinha trabalhando nele, uma vez que ele já adorava ao Senhor e acreditava em Sua Palavra.
Filipe explicou ao etíope passagens fundamentais do Antigo Testamento sobre a morte de Jesus. Por que Jesus, em Sua morte e ressurreição, precisa ser o ponto central da mensagem que damos ao mundo? O que seria da nossa mensagem sem Ele?
Quinta Feira, Filipe como evangelista, pai e anfitrião.

Filipe foi claramente ungido para fazer a obra do Senhor. Os comentaristas estão divididos quanto ao que significa a frase “o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe”: se simplesmente lhe foi dito que devia ir para Azoto (v. 40) ou se ele foi miraculosamente transportado até lá. Seja como for, o ponto crucial para nós é que Filipe foi um homem submisso ao Espírito Santo e, assim, Deus pôde usá-lo para fazer uma grande obra em Seu favor.

6. Leia Atos 8:40. Por que Filipe foi chamado de “evangelista”?
7. Leia Atos 21:7-10. O que podemos saber sobre Filipe por meio desses versos?
Nesse ponto da história ficamos sabendo que Filipe tinha uma família e que era pai de quatro filhas solteiras. O chamado de Filipe para passar do diaconato para o evangelismo o envolveu num grande número de viagens. Temos conhecimento da viagem de Jerusalém a Samaria, depois para Gaza e, após isso, para “todas as cidades” da faixa costeira de 80 km entre Azoto e Cesareia. Provavelmente tenha havido viagens que não foram registradas. Como todos os missionários pioneiros, ele deve ter sido submetido a perseguições, a inconveniências e aos “altos e baixos” que essa responsabilidade acarreta. Contudo, dirigia sua família de tal forma que quatro filhas suas foram consideradas pelo Espírito Santo pessoas adequadas para receber o dom de profecia. Esse fato testifica da existência de bons pais e de verdadeira piedade nessa família cristã pioneira na obra missionária.

A passagem revela que o apóstolo Paulo permaneceu com Filipe “vários dias” (At 21:10, NVI). Vinte e cinco anos antes, Paulo, então chamado Saulo, tinha sido um agressivo e feroz perseguidor dos cristãos (At 9:1, 2). Foi sua perseguição aos crentes de Jerusalém que forçou Filipe a fugir para Samaria (At 8:1-5). Então, anos depois, perseguidor e perseguido se encontram na casa de Filipe, que recebeu a visita de Paulo. Que interessante encontro de irmãos e de colaboradores de Cristo na grande causa de levar o evangelho ao mundo gentio! 
Em nosso trabalho em favor de outros, por que é importante que nunca nos esqueçamos de nossa primeira obrigação: nossa família?
Sexta Feira. Estudo adicional
Leia, de Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 103-111: “O Evangelho em Samaria”.

“Quando foram espalhados pela perseguição, saíram cheios de zelo missionário. Compenetraram-se da responsabilidade de sua missão. Sabiam ter nas mãos o pão da vida para um mundo faminto; e eram constrangidos pelo amor de Cristo a distribuir esse pão a todos os que estivessem em necessidade” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 106).

“E quando Seus discípulos foram expulsos de Jerusalém, alguns encontraram refúgio seguro em Samaria. Os samaritanos receberam bem os mensageiros do evangelho, e os judeus convertidos colheram preciosos frutos entre aqueles que uma vez foram seus mais fortes inimigos” (Ibid., p. 106, 107).

Perguntas para reflexão 
1. O evangelho derruba barreiras entre as pessoas. Pelo menos, esse é o ideal; às vezes a realidade tem sido radicalmente diferente. O que ocorre com os seres humanos, mesmo entre os cristãos, que entendem que somos todos iguais perante Deus e que a cruz é o grande equalizador, quando permitimos que barreiras culturais, sociais e de outra natureza ainda causem divisão entre nós?
De que forma a Igreja Adventista pode diminuir esses preconceitos?

2. A perseguição à igreja primitiva fez com que os crentes fugissem e, como resultado, o evangelho começou a se propagar de uma forma que talvez não tivesse acontecido, caso não ocorresse a perseguição. Embora Deus tenha conseguido tirar algo bom da perseguição religiosa, precisamos nos lembrar de que ela nunca é boa, nunca é correta, nunca pode ser justificada. Qual deve ser nossa atitude em relação àqueles que enfrentam perseguição religiosa, mesmo que não concordemos com suas crenças? (Ver Lc 6:31.)
Respostas sugestivas:  

1. Uma igreja que tinha tudo em comum, e cujos membros demonstravam amor vendendo o que era seu para que os irmãos de fé não passassem necessidade. 2. Houve tensão entre os crentes de linhagem hebraica e os de linhagem grega, pois os últimos se consideraram injustiçados na distribuição de alimentos às suas viúvas. A igreja então elegeu o grupo dos sete diáconos para cuidar dessa tarefa. 3. Todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judeia e Samaria, e iam por toda parte pregando a Palavra. Filipe foi um deles. 4. Sim, pois multidões criam nas coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava, e iam sendo batizadas. O interesse despertado foi tão grande que chegou aos ouvidos dos apóstolos em Jerusalém, e eles enviaram Pedro e João para ajudar Filipe. 5. Os versos 7 e 8, e esses versos deram a Filipe a oportunidade perfeita para evangelizar o etíope porque falavam sobre a morte de Jesus; os milagres em Samaria deram força à pregação da Palavra, mas não a substituíram, porque o estudo da Bíblia é a parte principal de nosso serviço em favor de outros. 6. O verso diz que Filipe foi evangelizando todas as cidades desde Azoto até Cesareia. 7. Que ele tinha uma família e quatro filhas solteiras; seu lar era um lar piedoso, pois essas filhas eram tão cristãs que foram dignas de receber o dom de profecia.

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