sexta-feira, 24 de outubro de 2014

COMO A MENTE DAS CRIANÇAS ENTENDEM A TV? QUAL O SALÁRIO DE NOSSOS POLÍTICOS?


A televisão se tornou um instrumento que é frequentemente usado para incentivar o adultério, a fornicação, a bebedice, a violência, o ódio, e a cobiça. A atitude que o cristão deveria ter a respeito destes pecados é clara: "Não sejais participantes com eles. . . . E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha" (Efésios 5:7,11-12).
Raras são as vezes que a tv cumpre seu papel de prestar serviço à sociedade, como por exemplo mostrar a nova doença transmitida também pelo mosquito da dengue: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-minas/v/segundo-caso-de-febre-chikungunya-e-confirmado-em-minas-gerais/3710048/
Infelizmente o comum é mostrar programas que degradam a família tradicional e ofendem ao cristianismo, como vimos esta em outro de meus textos: “NOSSO REPÚDIO AO QUADRO QUE FOI AO AR NO PROGRAMA ZORRA TOTAL” (http://www.artigos.com/components/com_mtree/attachment.php?link_id=38379&cf_id=24)
MAS, AS PESSOAS INSISTEM EM OUTRAS “OPÇÕES”:
A TV DOS DIAS ATUAIS É UMA DAS MAIORES RESPONSÁVEIS PELA INVERSÃO DOS VALORES, ALÉM DE DEIXAR CRIANÇAS E ADULTOS SEM PERSONALIDADE CRITICA. Veja este trecho de outro texto meu:
[O MITO DA CAVERNA E A TV DOS DIAS ATUAIS:
O Mito da Caverna, também conhecido como “Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão. É mais uma alegoria do que propriamente um mito. O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.
O que Platão quis dizer com o mito?
Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
NOS DIAS ATUAIS: As pessoas ficam presas às idéias pré-urdidas (tramadas para manipular), achando que são as únicas realidades existentes, onde a TV funciona como o fundo da caverna; só que em vez de receber as imagens projetadas ela é que projeta nas mentes das pessoas, toda sorte de desinformações, banalidades, propagandas ideológicas subliminares, incitação ao consumo de bens supérfluos, ditando modas e costumes, músicas (se é que podemos chamar de músicas) com letras de baixarias, novelas com maus exemplos de comportamento social. Não existem muitos programas inteligentes que divertem e educam. E O PIOR É O CONSUMISMO IMPLANTADO DESDE CEDO NAS MENTES DAS CRIANÇAS. SAIBAMOS SELECIONAR O QUE VALE A PENA SER VISTO, ESPECIALMENTE PARA NOSSAS CRIANÇAS.
Quando nós cristãos pregamos sobre a alienação destrutiva gerada por muitas coisas influenciadoras apresentadas pela tv, somos vistos como reacionários ou mesmo loucos. Cristão ou não, o fato é que Platão há muito tempo já falava sobre os malefícios de não termos consciência própria. Muita gente concorda com nosso estilo de vida, mas a influencia da mídia é poderosa.].
SOU DE UM TEMPO EM QUE O PROGRAMA QUE FALAVA DE CULINÁRIA ERA UM DOS SÍMBOLOS DA FAMÍLIA TRADICIONAL. VEJA O QUE PASSA AGORA: http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2014/10/ana-maria-celebra-o-casamento-de-bruno-astuto-vos-declaro-marido-e-marido.html
Raras são as vezes que a tv, mesmo nas reportagens, dão um enfoque especial a coisas que realmente valem a pena:http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/45913/DF:-Alunos-criam-bone-que-ajuda-portadores-de-deficiencia-visual.html#.VEnzmj9dU5cReportagens assim é que deveriam ter destaque, pois mostra que as crianças, além de desenvolverem a consciência de usar conhecimento para algo proveitoso para a sociedade, podem fazer algo muito melhor na tecnologia do que aprender sobre violência em jogos eletrônicos.
Infelizmente é mais comum a tv mostrar às crianças coisas que, mesmo quem não considere absurdo, no mínimo deveria achar inadequado para idade (e o mais triste é quando parte de quem tinha fama de jornalismo sério e equilibrado, que deveria influenciar positivamente os futuros jornalistas): http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/O-Programa/noticia/2013/11/encontro-mostra-reacao-de-criancas-a-beijo-gay-de-casal-de-maringa.html
COMO A MENTE DAS CRIANÇAS ENTENDEM E SÃO INFLUENCIADAS PELA TV? Veja este texto Baseado no estudo feito por Ana Lucia de Oliveira (estudante de comunicação social), com argumentos adicionais meus:
Há uma ligação óbvia entre a ocorrência de violência na Sociedade e a tematização e representação da mesma na mídia.
Uma mensagem preocupante que a Televisão nos vende progressivamente é a de que a violência é aceitável. A Televisão diz que a violência é trivial, lugar comum, de todos os dias, mundana. Faz parte da vida, é normal. É parte da nossa cultura moderna. E também pode ser divertida (de uma forma doentia e irónica).
A Televisão também ensina algo ainda mais corruptível – que a inteligência está fora de moda e que a força bruta é que tá na moda. A moralidade está ultrapassada. Os polícias são estúpidos e os criminosos é que são os espertos. Há uma selva lá fora, envolvendo homens, mulheres e crianças e, no entanto, está tudo bem.
Vivemos numa era de crimes progressivos de violência contra pessoas e propriedades, desde o abuso de crianças por parte das esposas (ou maridos), violência nos jogos de futebol, vandalismo contra idosos:https://www.youtube.com/watch?v=ULAXL0LyetM e as crianças cada vez mais crescem achando que isso é coisa comum.
O pior é que nas escolas, onde deveria ser um ambiente melhor, tem se transformado no ambiente onde os jovens treinam a violência (além de muitas vezes, a promiscuidade aprendida nas novelas), e até já há professores que agem como se fosse algo normal:https://www.youtube.com/watch?v=O_0vmR3JjaE Mas também, se o professor desgradar o aluno hoje, certamente apanhará:https://www.youtube.com/watch?v=GUSC5sJFe7I No meu tempo se eu levasse um grito de um professor, ao chegar em casa se eu relatasse levaria outro maior ainda de meus pais. Mas, hoje:https://www.youtube.com/watch?v=m1_tByxSRrU
Em geral, as crianças começam a ver Desenhos Animados aos dois anos. Aos 6, aproximadamente, 90% das crianças já são clientes habituais da Televisão.
As crianças mais novas veem os desenhos animados porque eles são "codificados" de uma forma nítida, isto é, cada ação é sublinhada por efeitos sonoros particulares, que visam ajudar a sua compreensão e captar a sua atenção. E, como a atenção das crianças tem dificuldade em fixar-se, os códigos sonoros vêm ajudá-las a estar atentas.
Na maior parte do tempo, se a atenção das crianças tem dificuldade em fixar-se é porque o conteúdo dos programas não lhes é totalmente compreensível. As crianças captam apenas uma parte do que veem. Não conseguem compreender as sequências longas; as motivações e intenções dos diferentes personagens escapam-lhes em parte. Mas, sobretudo, não são capazes de fazer deduções nem de compreender o que está implícito.
Quando assistem a cenas de violência, por exemplo, é provável que incluam à sua maneira que "é o mais forte que tem razão". Em contrapartida, têm dificuldade em compreender as mensagens mais sutis e em perceber que certas ações são mais justificadas do que outras. Inversamente, compreendem sem dificuldade que se obtém o que se pretende quando se detém o poder. Esta mensagem é ainda mais marcada nos Desenhos Animados "de ação e de aventura". Demonstrou-se amplamente que a quantidade de violência presente nestes era consideravelmente mais elevada do que nos programas destinados a adultos em horários de grande audiência. Um estudo recente revelou que havia, em média, 25 atos de violência por hora nos programas infantis e apenas 5 nos programas de grande audiência. Os desenhos animados "de ação e de aventura" relatam, de fato, "questões de poder".
CONSUMISMO:
O poder que a mídia tem de influenciar a massa, muda hábitos de consumo, cria novos públicos, novos ídolos, novos produtos e de um dia para o outro pode acabar com tudo isso, criando uma situação completamente diferente da situação anterior.
Isso se deve ao fato, da mídia, principalmente a televisão, trabalhar com os modismos, com coisas e situações que façam com que as pessoas se identifiquem com aquilo e passem a comentar. A preocupação da mídia não é o bem social e sim o consumismo. Os comerciais de tv vendem o que vem entendem e do jeito que bem entendem, além de distorcer os valores das crianças, que passam a serem condicionados a dar mais valor ao “ter” do que ao “ser”.
E COMO PODEMOS ESPERAR QUE NOSSAS CRIANÇAS CRESÇAM LEVANDO A POLÍTICA A SÉRIO, DO JEITO QUE AS CAMPANHAS SÃO FEITAS? ALÉM DOS DESVIOS E OUTROS ABSURDOS QUE OS POLÍTICOS ELEITOS FAZEM, TAMBÉM JÁ SE OBSERVA A FORTE RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE POLÍTICA E FALTA DE SERIEDADE AINDA NAS CAMPANHAS. No exterior a campanha política brasileira é ridicularizada. Veja esta reportagem da CNN:https://www.youtube.com/watch?v=3xa1DR2MqE8
Tem coisas que nem nós sabemos direito: DIFERENÇA ENTRE VOTO BRANCO E VOTO NULO: Independentemente de qual seja a minha opinião a respeito do voto nulo, acredito que numa democracia verdadeira a gente deve ser orientado até quando resolvemos anular o voto. Mas, notou que não há esta orientação nas campanhas do tribunal eleitoral? A MAIORIA DAS PESSOAS PENSA QUE AO VOTAR EM BRANCO NÃO ESTÁ DANDO O VOTO A NINGUÉM, MAS NA VERDADE ESTARÁ DANDO O VOTO AO CANDIDATO MAIS FORTE. VEJA:http://eleicoes2014.org/voto-em-branco-ou-nulo-eleicoes-2014.htm
Então, assim como muitas outras coisas, a tv, e mídia em geral, é que tem “ensinado” às nossas crianças.
Você sabe o que os políticos fazem (ou deveriam fazer) em seus cargos? Se todos soubéssemos, talvez não ficássemos eternamente gratos porque um politico fez algo que nada mais é do que a obrigação dele, assim como saberíamos questionar quando ele estivesse prometendo algo que mesmo que quisesse não poderia fazer:http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/educar-nas-eleicoes/2010/08/31/91/
QUANTO GANHA UM POLITICO?: A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta quarta-feira (27) a remuneração dos servidores do poder Executivo Federal para cumprir portaria que regulamentou a Lei de Acesso à Informação, que estabele a divulgação de informações públicas.
Por meio do site “Portal da Transparência”, qualquer cidadão pode acessar o salário dos servidores a partir do nome, CPF, órgão de exercício ou de lotação, função ou cargo - Veja no site -http://www.portaldatransparencia.gov.br/
Por exemplo, um (a) presidente da República ganha a mesma coisa que os ministros: R$ 26,7 mil brutos.
Valdir Antônio da Silva
Para mais textos, VISITE NOSSO BLOG:www.reavivandoesperanca.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

Hamas liberta 20 reféns israelenses após mais de 700 dias de cativeiro em Gaza

Grupo terrorista tinha até as 6h desta segunda para libertar todas as vítimas. Israel afirma que outros 28 reféns que ainda estão sob o pode...