A televisão se tornou um instrumento que é frequentemente usado para incentivar o adultério, a fornicação, a bebedice, a violência, o ódio, e a cobiça. A atitude que o cristão deveria ter a respeito destes pecados é clara: "Não sejais participantes com eles. . . . E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha" (Efésios 5:7,11-12).
Raras são as vezes que a tv cumpre seu papel de prestar serviço à sociedade, como por exemplo mostrar a nova doença transmitida também pelo mosquito da dengue: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-minas/v/segundo-caso-de-febre-chikungunya-e-confirmado-em-minas-gerais/3710048/
Raras são as vezes que a tv cumpre seu papel de prestar serviço à sociedade, como por exemplo mostrar a nova doença transmitida também pelo mosquito da dengue: http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-minas/v/segundo-caso-de-febre-chikungunya-e-confirmado-em-minas-gerais/3710048/
Infelizmente o comum é mostrar programas que degradam a família tradicional e ofendem ao cristianismo, como vimos esta em outro de meus textos: “NOSSO REPÚDIO AO QUADRO QUE FOI AO AR NO PROGRAMA ZORRA TOTAL” (http://www.artigos.com/components/com_mtree/attachment.php?link_id=38379&cf_id=24)
ESTES SÃO ALGUNS BONS EXEMPLOS DE PAPÉIS DA TV:http://novotempo.com/educacao//http://novotempo.com/saldoextra/videos/eleicoes-o-que-tem-a-ver-com-o-meu-bolso/ / http://novotempo.com/tiaceceu/
MAS, AS PESSOAS INSISTEM EM OUTRAS “OPÇÕES”:
A TV DOS DIAS ATUAIS É UMA DAS MAIORES RESPONSÁVEIS PELA INVERSÃO DOS VALORES, ALÉM DE DEIXAR CRIANÇAS E ADULTOS SEM PERSONALIDADE CRITICA. Veja este trecho de outro texto meu:
A TV DOS DIAS ATUAIS É UMA DAS MAIORES RESPONSÁVEIS PELA INVERSÃO DOS VALORES, ALÉM DE DEIXAR CRIANÇAS E ADULTOS SEM PERSONALIDADE CRITICA. Veja este trecho de outro texto meu:
[O MITO DA CAVERNA E A TV DOS DIAS ATUAIS:
O Mito da Caverna, também conhecido como “Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão. É mais uma alegoria do que propriamente um mito. O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.
O Mito da Caverna, também conhecido como “Alegoria da Caverna” é uma passagem do livro “A República” do filósofo grego Platão. É mais uma alegoria do que propriamente um mito. O mito fala sobre prisioneiros (desde o nascimento) que vivem presos em correntes numa caverna e que passam todo tempo olhando para a parede do fundo que é iluminada pela luz gerada por uma fogueira. Nesta parede são projetadas sombras de estátuas representando pessoas, animais, plantas e objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros ficam dando nomes às imagens (sombras), analisando e julgando as situações. Ao sair da caverna e entrar em contato com o mundo real ficaria encantado com os seres de verdade, com a natureza, com os animais e etc. Voltaria para a caverna para passar todo conhecimento adquirido fora da caverna para seus colegas ainda presos. Porém, seria ridicularizado ao contar tudo o que viu e sentiu, pois seus colegas só conseguem acreditar na realidade que enxergam na parede iluminada da caverna. Os prisioneiros vão o chamar de louco, ameaçando-o de morte caso não pare de falar daquelas ideias consideradas absurdas.
O que Platão quis dizer com o mito?
Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
Os seres humanos tem uma visão distorcida da realidade. No mito, os prisioneiros somos nós que enxergamos e acreditamos apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebemos durante a vida. A caverna simboliza o mundo, pois nos apresenta imagens que não representam a realidade. Só é possível conhecer a realidade, quando nos libertamos destas influências culturais e sociais, ou seja, quando saímos da caverna.
NOS DIAS ATUAIS: As pessoas ficam presas às idéias pré-urdidas (tramadas para manipular), achando que são as únicas realidades existentes, onde a TV funciona como o fundo da caverna; só que em vez de receber as imagens projetadas ela é que projeta nas mentes das pessoas, toda sorte de desinformações, banalidades, propagandas ideológicas subliminares, incitação ao consumo de bens supérfluos, ditando modas e costumes, músicas (se é que podemos chamar de músicas) com letras de baixarias, novelas com maus exemplos de comportamento social. Não existem muitos programas inteligentes que divertem e educam. E O PIOR É O CONSUMISMO IMPLANTADO DESDE CEDO NAS MENTES DAS CRIANÇAS. SAIBAMOS SELECIONAR O QUE VALE A PENA SER VISTO, ESPECIALMENTE PARA NOSSAS CRIANÇAS.
Quando nós cristãos pregamos sobre a alienação destrutiva gerada por muitas coisas influenciadoras apresentadas pela tv, somos vistos como reacionários ou mesmo loucos. Cristão ou não, o fato é que Platão há muito tempo já falava sobre os malefícios de não termos consciência própria. Muita gente concorda com nosso estilo de vida, mas a influencia da mídia é poderosa.].
Quando nós cristãos pregamos sobre a alienação destrutiva gerada por muitas coisas influenciadoras apresentadas pela tv, somos vistos como reacionários ou mesmo loucos. Cristão ou não, o fato é que Platão há muito tempo já falava sobre os malefícios de não termos consciência própria. Muita gente concorda com nosso estilo de vida, mas a influencia da mídia é poderosa.].
SOU DE UM TEMPO EM QUE O PROGRAMA QUE FALAVA DE CULINÁRIA ERA UM DOS SÍMBOLOS DA FAMÍLIA TRADICIONAL. VEJA O QUE PASSA AGORA: http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/O-programa/noticia/2014/10/ana-maria-celebra-o-casamento-de-bruno-astuto-vos-declaro-marido-e-marido.html
Raras são as vezes que a tv, mesmo nas reportagens, dão um enfoque especial a coisas que realmente valem a pena:http://www.sbt.com.br/jornalismo/noticias/45913/DF:-Alunos-criam-bone-que-ajuda-portadores-de-deficiencia-visual.html#.VEnzmj9dU5cReportagens assim é que deveriam ter destaque, pois mostra que as crianças, além de desenvolverem a consciência de usar conhecimento para algo proveitoso para a sociedade, podem fazer algo muito melhor na tecnologia do que aprender sobre violência em jogos eletrônicos.
Infelizmente é mais comum a tv mostrar às crianças coisas que, mesmo quem não considere absurdo, no mínimo deveria achar inadequado para idade (e o mais triste é quando parte de quem tinha fama de jornalismo sério e equilibrado, que deveria influenciar positivamente os futuros jornalistas): http://gshow.globo.com/programas/encontro-com-fatima-bernardes/O-Programa/noticia/2013/11/encontro-mostra-reacao-de-criancas-a-beijo-gay-de-casal-de-maringa.html
COMO A MENTE DAS CRIANÇAS ENTENDEM E SÃO INFLUENCIADAS PELA TV? Veja este texto Baseado no estudo feito por Ana Lucia de Oliveira (estudante de comunicação social), com argumentos adicionais meus:
Há uma ligação óbvia entre a ocorrência de violência na Sociedade e a tematização e representação da mesma na mídia.
Uma mensagem preocupante que a Televisão nos vende progressivamente é a de que a violência é aceitável. A Televisão diz que a violência é trivial, lugar comum, de todos os dias, mundana. Faz parte da vida, é normal. É parte da nossa cultura moderna. E também pode ser divertida (de uma forma doentia e irónica).
A Televisão também ensina algo ainda mais corruptível – que a inteligência está fora de moda e que a força bruta é que tá na moda. A moralidade está ultrapassada. Os polícias são estúpidos e os criminosos é que são os espertos. Há uma selva lá fora, envolvendo homens, mulheres e crianças e, no entanto, está tudo bem.
Vivemos numa era de crimes progressivos de violência contra pessoas e propriedades, desde o abuso de crianças por parte das esposas (ou maridos), violência nos jogos de futebol, vandalismo contra idosos:https://www.youtube.com/watch?v=ULAXL0LyetM e as crianças cada vez mais crescem achando que isso é coisa comum.
Vivemos numa era de crimes progressivos de violência contra pessoas e propriedades, desde o abuso de crianças por parte das esposas (ou maridos), violência nos jogos de futebol, vandalismo contra idosos:https://www.youtube.com/watch?v=ULAXL0LyetM e as crianças cada vez mais crescem achando que isso é coisa comum.
O pior é que nas escolas, onde deveria ser um ambiente melhor, tem se transformado no ambiente onde os jovens treinam a violência (além de muitas vezes, a promiscuidade aprendida nas novelas), e até já há professores que agem como se fosse algo normal:https://www.youtube.com/watch?v=O_0vmR3JjaE Mas também, se o professor desgradar o aluno hoje, certamente apanhará:https://www.youtube.com/watch?v=GUSC5sJFe7I No meu tempo se eu levasse um grito de um professor, ao chegar em casa se eu relatasse levaria outro maior ainda de meus pais. Mas, hoje:https://www.youtube.com/watch?v=m1_tByxSRrU
Em geral, as crianças começam a ver Desenhos Animados aos dois anos. Aos 6, aproximadamente, 90% das crianças já são clientes habituais da Televisão.
As crianças mais novas veem os desenhos animados porque eles são "codificados" de uma forma nítida, isto é, cada ação é sublinhada por efeitos sonoros particulares, que visam ajudar a sua compreensão e captar a sua atenção. E, como a atenção das crianças tem dificuldade em fixar-se, os códigos sonoros vêm ajudá-las a estar atentas.
Na maior parte do tempo, se a atenção das crianças tem dificuldade em fixar-se é porque o conteúdo dos programas não lhes é totalmente compreensível. As crianças captam apenas uma parte do que veem. Não conseguem compreender as sequências longas; as motivações e intenções dos diferentes personagens escapam-lhes em parte. Mas, sobretudo, não são capazes de fazer deduções nem de compreender o que está implícito.
Quando assistem a cenas de violência, por exemplo, é provável que incluam à sua maneira que "é o mais forte que tem razão". Em contrapartida, têm dificuldade em compreender as mensagens mais sutis e em perceber que certas ações são mais justificadas do que outras. Inversamente, compreendem sem dificuldade que se obtém o que se pretende quando se detém o poder. Esta mensagem é ainda mais marcada nos Desenhos Animados "de ação e de aventura". Demonstrou-se amplamente que a quantidade de violência presente nestes era consideravelmente mais elevada do que nos programas destinados a adultos em horários de grande audiência. Um estudo recente revelou que havia, em média, 25 atos de violência por hora nos programas infantis e apenas 5 nos programas de grande audiência. Os desenhos animados "de ação e de aventura" relatam, de fato, "questões de poder".
As crianças mais novas veem os desenhos animados porque eles são "codificados" de uma forma nítida, isto é, cada ação é sublinhada por efeitos sonoros particulares, que visam ajudar a sua compreensão e captar a sua atenção. E, como a atenção das crianças tem dificuldade em fixar-se, os códigos sonoros vêm ajudá-las a estar atentas.
Na maior parte do tempo, se a atenção das crianças tem dificuldade em fixar-se é porque o conteúdo dos programas não lhes é totalmente compreensível. As crianças captam apenas uma parte do que veem. Não conseguem compreender as sequências longas; as motivações e intenções dos diferentes personagens escapam-lhes em parte. Mas, sobretudo, não são capazes de fazer deduções nem de compreender o que está implícito.
Quando assistem a cenas de violência, por exemplo, é provável que incluam à sua maneira que "é o mais forte que tem razão". Em contrapartida, têm dificuldade em compreender as mensagens mais sutis e em perceber que certas ações são mais justificadas do que outras. Inversamente, compreendem sem dificuldade que se obtém o que se pretende quando se detém o poder. Esta mensagem é ainda mais marcada nos Desenhos Animados "de ação e de aventura". Demonstrou-se amplamente que a quantidade de violência presente nestes era consideravelmente mais elevada do que nos programas destinados a adultos em horários de grande audiência. Um estudo recente revelou que havia, em média, 25 atos de violência por hora nos programas infantis e apenas 5 nos programas de grande audiência. Os desenhos animados "de ação e de aventura" relatam, de fato, "questões de poder".
CONSUMISMO:
O poder que a mídia tem de influenciar a massa, muda hábitos de consumo, cria novos públicos, novos ídolos, novos produtos e de um dia para o outro pode acabar com tudo isso, criando uma situação completamente diferente da situação anterior.
Isso se deve ao fato, da mídia, principalmente a televisão, trabalhar com os modismos, com coisas e situações que façam com que as pessoas se identifiquem com aquilo e passem a comentar. A preocupação da mídia não é o bem social e sim o consumismo. Os comerciais de tv vendem o que vem entendem e do jeito que bem entendem, além de distorcer os valores das crianças, que passam a serem condicionados a dar mais valor ao “ter” do que ao “ser”.
O poder que a mídia tem de influenciar a massa, muda hábitos de consumo, cria novos públicos, novos ídolos, novos produtos e de um dia para o outro pode acabar com tudo isso, criando uma situação completamente diferente da situação anterior.
Isso se deve ao fato, da mídia, principalmente a televisão, trabalhar com os modismos, com coisas e situações que façam com que as pessoas se identifiquem com aquilo e passem a comentar. A preocupação da mídia não é o bem social e sim o consumismo. Os comerciais de tv vendem o que vem entendem e do jeito que bem entendem, além de distorcer os valores das crianças, que passam a serem condicionados a dar mais valor ao “ter” do que ao “ser”.
E COMO PODEMOS ESPERAR QUE NOSSAS CRIANÇAS CRESÇAM LEVANDO A POLÍTICA A SÉRIO, DO JEITO QUE AS CAMPANHAS SÃO FEITAS? ALÉM DOS DESVIOS E OUTROS ABSURDOS QUE OS POLÍTICOS ELEITOS FAZEM, TAMBÉM JÁ SE OBSERVA A FORTE RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE POLÍTICA E FALTA DE SERIEDADE AINDA NAS CAMPANHAS. No exterior a campanha política brasileira é ridicularizada. Veja esta reportagem da CNN:https://www.youtube.com/watch?v=3xa1DR2MqE8
Tem coisas que nem nós sabemos direito: DIFERENÇA ENTRE VOTO BRANCO E VOTO NULO: Independentemente de qual seja a minha opinião a respeito do voto nulo, acredito que numa democracia verdadeira a gente deve ser orientado até quando resolvemos anular o voto. Mas, notou que não há esta orientação nas campanhas do tribunal eleitoral? A MAIORIA DAS PESSOAS PENSA QUE AO VOTAR EM BRANCO NÃO ESTÁ DANDO O VOTO A NINGUÉM, MAS NA VERDADE ESTARÁ DANDO O VOTO AO CANDIDATO MAIS FORTE. VEJA:http://eleicoes2014.org/voto-em-branco-ou-nulo-eleicoes-2014.htm
Então, assim como muitas outras coisas, a tv, e mídia em geral, é que tem “ensinado” às nossas crianças.
Então, assim como muitas outras coisas, a tv, e mídia em geral, é que tem “ensinado” às nossas crianças.
Você sabe o que os políticos fazem (ou deveriam fazer) em seus cargos? Se todos soubéssemos, talvez não ficássemos eternamente gratos porque um politico fez algo que nada mais é do que a obrigação dele, assim como saberíamos questionar quando ele estivesse prometendo algo que mesmo que quisesse não poderia fazer:http://educarparacrescer.abril.com.br/blog/educar-nas-eleicoes/2010/08/31/91/
QUANTO GANHA UM POLITICO?: A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou nesta quarta-feira (27) a remuneração dos servidores do poder Executivo Federal para cumprir portaria que regulamentou a Lei de Acesso à Informação, que estabele a divulgação de informações públicas.
Por meio do site “Portal da Transparência”, qualquer cidadão pode acessar o salário dos servidores a partir do nome, CPF, órgão de exercício ou de lotação, função ou cargo - Veja no site -http://www.portaldatransparencia.gov.br/
Por exemplo, um (a) presidente da República ganha a mesma coisa que os ministros: R$ 26,7 mil brutos.
Por meio do site “Portal da Transparência”, qualquer cidadão pode acessar o salário dos servidores a partir do nome, CPF, órgão de exercício ou de lotação, função ou cargo - Veja no site -http://www.portaldatransparencia.gov.br/
Por exemplo, um (a) presidente da República ganha a mesma coisa que os ministros: R$ 26,7 mil brutos.
Valdir Antônio da Silva
Para mais textos, VISITE NOSSO BLOG:www.reavivandoesperanca.webnode.com
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