quarta-feira, 15 de outubro de 2014

LIÇÃO DESTA QUARTA FERA – TARDIO PARA FALAR

6. Leia Tiago 1:19, 20. Que ponto importante ele apresenta nesse texto?
A Palavra de Deus é poderosa. Mas as palavras humanas também são. Quantas vezes falamos palavras que depois gostaríamos de poder tomar de volta? Infelizmente, apenas estar ciente de quão nocivas podem ser as más palavras, e quão destrutiva é a ira, faz pouco para ajudar a nos manter sob controle. Deixados à nossa própria vontade, nunca podemos realmente mudar. Por isso, precisamos ouvir mais a Deus e deixar que Ele opere em nós.
“Quando todas as outras vozes silenciam e, em sossego, esperamos diante dEle, o silêncio da alma torna mais distinta a voz de Deus. Ele nos manda: ‘Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus’” (Sl 46:10; Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 58).
Por outro lado, surgem problemas quando deixamos de ouvir a Deus e uns aos outros. Seja em casa, no trabalho ou na igreja, discussões acontecem quando deixamos de ouvir. Quando isso ocorre, a fala começa a ficar acelerada e a ira aumenta.
Essa ladeira escorregadia da comunicação pecaminosa, como os desejos interiores descontrolados (Tiago 1:14, 15), nunca pode produzir a justiça de Deus.
Por isso, Tiago justapõe a justiça de Deus e a ira humana. Enquanto confiamos no que brota naturalmente de nossa natureza pecaminosa, o poder criador da Palavra de Deus é bloqueado e em seu lugar surgem nossas próprias palavras inúteis ou até mesmo ofensivas. Não é à toa que, logo após falar de tudo que nosso “Pai das luzes” faz por nós pelo dom de uma nova vida, Tiago nos diz para ter cuidado com o que dizemos.
7. O que as seguintes passagens ensinam sobre as palavras? Pv 15:1; Is 50:4; Ef 4:29; 5:4; Cl 4:6
Você já sofreu com ataques verbais injustos? A profundidade da emoção que você sentiu deve mostrar quão poderosas as palavras podem ser, para o bem ou para o mal. O que você pode fazer para controlar suas palavras? Por que é tão importante pensar antes de falar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

Hamas liberta 20 reféns israelenses após mais de 700 dias de cativeiro em Gaza

Grupo terrorista tinha até as 6h desta segunda para libertar todas as vítimas. Israel afirma que outros 28 reféns que ainda estão sob o pode...