domingo, 1 de fevereiro de 2015

Mensagens e Mensageiros

Objetivo: Enfatizar o papel dos profetas e mostrar que esse é o método que Deus tem usado ainda hoje para nos transmitir as Suas mensagens.

Recursos  utilizados:
 Celular moderno, tubo com rolos antigos dentro, uma pessoa caracterizada de mensageiro antigo, a Bíblia. Elo para a corrente com o nome “Profetas”.

Introdução:
 Quando queremos deixar uma mensagem para alguém, o que fazemos? Podemos usar o celular e enviar um e-mail, um torpedo, ou escrever no Facebook. É tudo muito rápido. Mas, nos tempos antigos, quando uma pessoa queria mandar uma mensagem urgente para outra, ela tinha que contratar um mensageiro. Ele pegava a mensagem (pegar um rolo representando as cartas antigas), colocava-a dentro de algum objeto que a protegia (colocar dentro do tubo) e ia correndo até o lugar em que a outra pessoa estava. (Encenar essa parte. O mensageiro pode entregar algo para uma das crianças, sem ter combinado com ela.) Os mensageiros eram apenas o meio usado para a mensagem chegar à pessoa certa, mas eles tinham um papel muito importante. Deus também usou mensageiros para fazer com que Suas mensagens chegassem às pessoas. Esses mensageiros ficaram conhecidos como profetas.

História: O trabalho dos profetas era receber a mensagem de Deus e transmiti-la fielmente às pessoas. Um dos significados da palavra profeta é “falar em nome de”. Ou seja, o verdadeiro profeta é aquele que fala em nome de Deus. O primeiro profeta mencionado na Bíblia foi Enoque. Deus revelou a ele muitas coisas que aconteceriam no futuro. Abraão e Moisés também foram profetas. E Miriã, irmã de Moisés, foi a primeira mulher chamada de profetisa. Muitos outros profetas são mencionados na Bíblia. Com certeza, vocês já ouviram muitas histórias sobre Samuel, que se tornou profeta quando ainda era um menino; de Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias e Daniel, que foram supercorajosos ao apresentar a mensagem de Deus a reis poderosos. Muitos deles escreveram essas mensagens e elas hoje fazem parte da Bíblia. (Mostrar a Bíblia.) Vejam aqui o nome deles em vários livros da Bíblia. (Ler o nome dos profetas menores também.) Deus Se comunicava diretamente com os profetas. Algumas vezes, isso acontecia por meio de sonhos e visões. Os profetas são os representantes de Deus na Terra. Sabem, Deus poderia ter escolhido revelar Sua vontade usando outros recursos, como escrever nas nuvens ou falar através de trovões. Mas, não. Ele preferiu usar seres humanos, com defeitos como nós, para transmitir Suas mensagens de amor. Por isso, devemos respeitar os profetas e suas mensagens.

Apelo: Em todos os tempos, sempre que as pessoas deram ouvidos aos profetas de Deus, elas prosperaram. (Acrescentar o elo à corrente e fechá-la.) Que Deus nos ajude a darmos o devido valor aos mensageiros do Senhor, os profetas, e também seremos abençoados. Baixe esse livreto completo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem