segunda-feira, 25 de abril de 2016

05. A guerra visível e a invisível: 23 a 30 de abril

05. A guerra visível e a invisível: 23 a 30 de abril

SÁBADO À TARDE (Ano Bíblico: 2Rs 6–8)

VERSO PARA MEMORIZAR: “Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos Céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele” (Mt 11:12, NVI).
Leituras da semana: Mt 11:11, 12; Ap 5:5; Mt 12:25-29; Is 27:1; Mt 11:1-12; Hb 2:14
Cada dia fazemos importantes escolhas a respeito do estilo de vida, relacionamentos, profissão, prioridades, entretenimento e amigos. Para compreender verdadeiramente o significado dessas escolhas, precisamos nos certificar de que entendemos a essência delas. Devemos afastar a cortina e ver o invisível, pois a Bíblia ensina que há uma realidade invisível que impacta grandemente o que vemos.
Uma vez que vivemos na era científica, não deveria ser difícil crer nas realidades invisíveis. Nós que temos conhecimento dos raios-X, das ondas de rádio e da comunicação sem fio deveríamos ter facilidade para crer no que não podemos ver. Em toda chamada de celular que fazemos ou recebemos, ou em qualquer comunicação por satélite à qual assistimos, estamos trabalhando com a pressuposição de realidades invisíveis que tornam reais essas experiências vistas (e ouvidas).
De fato, o grande conflito entre Cristo e Satanás forma o invisível cenário de fundo por trás do mundo visível que experimentamos todos os dias. Nesta semana, examinaremos textos de Mateus, e de outras partes da Bíblia, que ajudam a revelar essas forças invisíveis e seu impacto sobre nossa vida e nossas escolhas.
Promova em sua igreja a leitura do livro Esperança Viva. Planeje reuniões para leitura do livro.

DOMINGO - Mateus 11:11, 12 (Ano Bíblico: 2Rs 9–11)

A Bíblia é a Palavra de Deus, e nela o plano da salvação se torna claro. Contudo, alguns textos podem ser difíceis de entender. Isso, porém, não deve ser surpresa. Afinal de contas, em todo aspecto da vida natural encontramos coisas difíceis de entender. Não seria isso muito mais verdadeiro em relação a certas partes da Palavra de Deus, a qual nos revela verdades e realidades espirituais e sobrenaturais?
Ellen G. White expressou esse conceito muito claramente: “Mesmo as mais simples formas de vida apresentam problemas que o mais sábio dos filósofos é impotente para explicar. Encontram-se por toda parte maravilhas que escapam à nossa percepção. Deveríamos, então, surpreender-nos ao verificar que no mundo espiritual existem também mistérios que não podemos sondar? Toda a dificuldade jaz na debilidade e estreiteza do espírito humano. Nas Escrituras, Deus nos deu suficientes provas de Seu caráter divino, e não devemos duvidar de Sua Palavra pelo fato de não podermos entender todos os mistérios de Sua providência” (Caminho a Cristo, p. 106).
Por exemplo, um dos textos mais difíceis de se entender em toda a Bíblia é Mateus 11:11, 12: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: de todos os homens que já nasceram, João Batista é o maior. Porém quem é menor no Reino do Céu é maior do que ele. Desde os dias em que João anunciava a sua mensagem, até hoje, o Reino do Céu tem sido atacado com violência, e as pessoas violentas tentam conquistá-lo” (NTLH).
1. Como você entende os versos mencionados acima? O que você não entende em relação a eles? Mt 11:11, 12
Eis o que dizem algumas traduções do verso 12: “Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele” (NVI). “Desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos Céus, e pela força se apoderam dele” (ARC). O que Jesus está nos dizendo nesse texto?
Que coisas da vida continuam sendo mistérios para nós? Deixamos de crer na existência do Sol simplesmente por causa dos muitos mistérios a respeito dele? Deveria ser diferente com as questões relacionadas à fé e à Palavra de Deus?
Fortaleça sua experiência com Deus. Acesse o site http://reavivadosporsuapalavra.org/

SEGUNDA - As fronteiras das trevas (Ano Bíblico: 2Rs 12–14)

Os estudantes da Bíblia ao longo dos séculos têm lutado para entender Mateus 11:12 porque as palavras que descrevem o reino e as pessoas, nesse verso, podem ser usadas em sentido positivo ou em sentido negativo. O verbo grego basmati pode significar “avançar energicamente” ou “sofrer violência”; e a palavra grega biastespode significar “homens enérgicos ou entusiastas”, ou “homens violentos”.
Será que esse verso significa que o manso e pacífico Reino dos Céus está sofrendo violência, e que pessoas violentas o estão atacando? Ou que o reino dos Céus está avançando energicamente, em sentido positivo, e que os homens enérgicos que estão se apoderando dele são, na verdade, os seguidores de Cristo?
2. Leia os textos seguintes. O que eles dizem poderia lançar alguma luz sobre a pergunta feita acima?
Mt 10:34
Ap 5:5
Mq 2:13
Alguns têm argumentado que a interpretação mais provável de Mateus 11:12 é aquela que aplica o uso mais comum de biazomai (geralmente positivo) e de biastes (geralmente negativo); a interpretação, então, seria a seguinte: o Reino dos Céus está avançando energicamente, com “santo poder e grande energia que tem feito recuar as fronteiras das trevas”; e enquanto isso está acontecendo, “homens violentos e ambiciosos têm tentado devastá-lo” (D.A. Carson, The Expositor’s Bible Commentary With the New International Version: Matthew [Comentário Bíblico Expositivo com a Nova Versão Internacional: Mateus]. Grand Rapids: Zondervan, 1995; p. 266, 267).
Essa interpretação parece estar em harmonia com o contexto mais amplo do evangelho de Mateus. Na verdade, ela expressa também o quadro geral da luta entre a luz e as trevas, entre Cristo e Satanás, um tema que permeia toda a Bíblia mas é tornado explícito no Novo Testamento. Há de fato uma guerra, visível e invisível, na qual todos estamos envolvidos e na qual todos escolhemos um lado. Experimentamos essa guerra todos os dias, não importa quanto compreendamos ou deixemos de compreender a respeito do que está ocorrendo. Essa é a essência de viver em meio ao grande conflito.

TERÇA - A cosmovisão do conflito (Ano Bíblico: 2Rs 15–17)

Seja qual for o sentido conclusivo de Mateus 11:12, como vimos ontem, esse verso ajuda a revelar a realidade do grande conflito. Ele retrata uma luta, uma batalha e, como sabemos por meio de outros textos bíblicos, essa batalha é, em essência, entre Cristo e Satanás.
3. O que as passagens seguintes nos dizem sobre a realidade do grande conflito?
Mt 12:25-29
Is 27:1
1 Jo 5:19
Rm 16:20
Gn 3:14-19
Ef 2:2; 6:10-13
Esses são apenas alguns entre muitos textos, do Antigo e do Novo Testamento, que se referem ao que um teólogo contemporâneo (não adventista) chamou de “cosmovisão do conflito”, isto é, a ideia de que está ocorrendo uma batalha entre poderes sobrenaturais no cosmos, uma guerra na qual estamos, de uma forma ou de outra, envolvidos. Essa noção, é claro, não é nova para os adventistas do sétimo dia. Ela faz parte de nossa teologia desde os primórdios de nossa igreja; na verdade, nossos pioneiros acreditavam nela mesmo antes da organização oficial da igreja.
De que forma você percebe a realidade dessa luta em sua vida? O conflito se desenrola nas escolhas que você faz e nas tentações que enfrenta? Como sua compreensão da realidade do conflito o ajuda a fazer as escolhas certas e a resistir à tentação?


QUARTA - Quando a batalha se torna perigosa (Ano Bíblico: 2Rs 18, 19)


Como já vimos, as palavras de Jesus em Mateus 11:12, embora profundas, revelam o fato de que o reino de Deus não será estabelecido sem luta, ou sem combate. Esse combate, segundo entendemos, é o grande conflito, que esteve, está e continuará sendo travado até a destruição final do pecado, de Satanás e dos perdidos. Às vezes, ele pode se tornar muito perigoso ao longo do caminho.
Podemos ver a realidade do grande conflito, e quanto ele pode se tornar perigoso, no contexto do que o próprio Jesus disse em Mateus 11:12.
4. Leia Mateus 11:1-12. Como vemos ali o grande conflito sendo travado em vários níveis? Em outras palavras, como o grande conflito nos ajuda a entender os acontecimentos relatados nessa passagem?
Para começar, quem inspirou os líderes a colocar João na prisão? Podemos ver nisso a tentativa de Satanás não apenas de deter João, mas de desencorajar a fé em Jesus. Afinal de contas, se João, o precursor de Jesus, teve tal destino, o que se poderia esperar em relação ao próprio Cristo?
Além disso, não há dúvida de que Satanás poderia ter levado os seguidores de Jesus e de João a indagar: Se esse Jesus de Nazaré pode fazer tantas coisas maravilhosas, e tem tanto poder, por que está deixando um homem tão bom e fiel como João, Seu primo, apodrecer na prisão?
Além disso, quem estava colocando dúvidas na cabeça de João: Por que estou aqui? Por que Ele não me liberta? Por isso, não é de admirar que ele haja perguntado: “És Tu aquele que estava para vir ou havemos de esperar outro?” (Mt 11:3). Lembre-se, este é o mesmo João que batizou Jesus, que viu “o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre Ele” (Mt 3:16) e que ouviu a voz do Céu declarando: “Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo” (Mt 3:17). Agora, porém, com tudo o que aconteceu, ele ficou cheio de dúvidas? Obviamente, por mais que a situação de João fosse ruim, ela ficaria ainda pior (pelo menos em curto prazo), o que só continuaria a alimentar mais dúvidas (Mc 6:25-28).
Se alguma coisa está fazendo com que você duvide, em que assunto pode se concentrar, sobre o que pode meditar e orar, para repelir a dúvida e ajudá-lo a compreender maravilhosas razões que tem para confiar na bondade de Deus?

SEXTA - Estudo adicional (Ano Bíblico: 2Rs 22, 23)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

O que são seitas na Bíblia? A Igreja Adventista do Sétimo Dia é uma?

Descubra quais são as bases bíblicas que classificam seitas e os verdadeiros fundamentos da Igreja Adventista As crenças da Igreja Adventis...