terça-feira, 19 de abril de 2016

Igreja Adventista ultrapassa 19 milhões de membros

Batismo em massa de mil pessoas na Guatemala, Lago de Atitlán, em Março de 2015 ( foto: Gustavo Gustavo Menendez / IAD)

Silver Spring, EUA … [ASN] O número oficial de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia passa dos 19 milhões pela primeira vez na história, e o número de igrejas locais no mundo dobrou para mais de 80 mil em apenas duas décadas, de acordo com números recentemente divulgados.
Leia também: 
A Igreja Adventista tinha 19.126.447 membros em 31 de dezembro de 2015, um crescimento líquido de 647.144 pessoas, ou 3,5% em relação ao ano anterior, afirmou o Escritório de Arquivos, Estatísticas e Pesquisa da sede mundial adventista.
Em outro marco estatístico, a Igreja tem 81.551 templos locais, além de 69.909 grupos. “As 2.741 novas igrejas organizadas em 2015 são o maior número já obtido em nossa história, superando as 2.446 em 2014, que foi o recorde anterior para novas igrejas locais”, disse David Trim, diretor do Escritório de Arquivos, Estatísticas e Pesquisa. “Só ultrapassamos o número de 40 mil igrejas em 1995.”
O crescimento ocorre mesmo enquanto a instituição, fundada em 1863 com apenas 3.500 membros, passa por uma auditoria detalhada de membros a fim de assegurar que os relatórios estatísticos reflitam a realidade de fato.
“Louvado seja Deus pelo maravilhoso crescimento”, enfatizou Ted Wilson, presidente da Igreja Adventista mundial. “Isso me diz que até mesmo com a devida auditoria criteriosa nos registros de membros iniciada nos últimos cinco anos no mundo inteiro, a Palavra de Deus está avançando de forma maravilhosa pelo poder do Espírito Santo, e assim a obra de Deus expande”.
Pessoas adorando em uma igreja recém-construído , à esquerda , em Darby , Zimbabwe, em maio de 2015. (SID )
Pessoas adorando em uma igreja recém-construída à esquerda , em Darby, Zimbabwe, em maio de 2015
Força vital do crescimento: novas igrejas
A Igreja Adventista, organizada em 13 Divisões mundiais e dois campos anexos, presenciou o seu crescimento mais rápido no ano passado, na Divisão Africana Centro-Ocidental, onde o número de membros teve um aumento de 7,6%, chegando a 683.318 pessoas, comentou Trim.
As duas Divisões com a maior adesão líquida foram a Divisão Sul-Africana e do Oceano Índico e a Divisão Sul-Americana. Na Divisão Sul-Africana e do Oceano Índico, a Zâmbia viu seu número oficial de membros ultrapassar um milhão em 2015, enquanto as principais reuniões de evangelismo, no Zimbábue, chegaram a 30 mil batismos, em maio do ano passado. Parte do crescimento na Divisão Sul-Americana, entrementes, se deve ao programa cada vez mais ativo e propagado de resgatar os ex-membros. A Adventist Review informou, em abril passado, que 15% dos batismos na América do Sul foram de ex-membros.
Mas a engrenagem de crescimento da Igreja — a força vital — é a abertura de novas igrejas, lembrou Gary Krause, responsável por supervisionar o plantio de igrejas como diretor do departamento da Missão Adventista e secretário associado da Igreja Adventista mundial. Ele disse que ficou animado ao ver que, no ano passado, uma nova congregação era estabelecida a cada 3,2 horas, além de muitos mais grupos.
“Incentivo cada igreja a não apenas focar no crescimento das já existentes, mas a orarem e planejarem formas de iniciar novos grupos de crentes”, Krause destacou.
O pastor Ted Wilson expressou prazer especial nas notícias sobre as igrejas recém-estabelecidas. “Isso sinaliza um forte crescimento para o futuro, à medida que as pessoas alcançam sua vizinhança e vão além, plantando novas igrejas, usando todos os meios possíveis, incluindo os Pequenos Grupos, a distribuição de literatura, o ministério abrangente de saúde, a mídia, os serviços na comunidade, a evangelização de jovens e o evangelismo público”, pontuou. “Essa é a obra de Deus ao Ele sustentar pessoas trabalhando com a Missão Global/ Missão Adventista no alcançar muitas áreas onde ainda não havíamos trabalhado. Esse é o cumprimento direto de Mateus 28:19-20.”
Dentre os outros dados do novo relatório estatístico estão:
  • Um total de 59.152 mortes foram relatadas em 2015. Esse número é um pouco menor em relação a 2014, mas os anos de 2014 e 2015 foram os que relataram o maior número de mortes de adventistas da história, disse Trim. “Naturalmente isso não surpreende, devido ao aumento do número de membros”, ele afirmou. Mas ele também associou o aumento nas mortes às auditorias de membros.
  • O número de membros diminuiu em cerca de 710 mil membros devido aos que deixaram a Igreja ou apareceram como desaparecidos nas auditorias. O número equivalente em 2014 foi de aproximadamente 763 mil. “Provavelmente isso reflita o fato de que algumas Divisões já concluíram o programa de auditorias detalhadas enquanto outras ainda não progrediram muito nesse processo, e não de que estamos no fim de um período de deduções em grande escala”, explicou Trim.
Trim ainda comenta que embora o marco de 19 milhões de membros seja significativo, o número mais vital — que pode ser determinado nas auditorias de membros — é a porcentagem de membros engajados e discipulados que estão ativamente compartilhando sua fé.
“Um quadro estatístico mais preciso dos membros da Igreja é o primeiro passo para o crescimento e a renovação pessoal pela qual todos oramos”, Trim afirmou. “Sabemos que quando os membros da Igreja também são ativos e discípulos frutíferos, aí se dá o crescimento de membros.”
Veja o vídeo de 22 minutos intitulado “Saudades de Você”, distribuído pela Divisão Sul-Americana em DVD, como parte de seu esforço para resgatar os ex-membros. Em espanhol, com subtítulos em inglês:


O Pastor Ted Wilson explicou que o aumento no crescimento da Igreja indica que o Envolvimento Total de Membros vai muito bem. “Ele mostra que o projeto Envolvimento Total de Membros é uma realidade já que os membros da Igreja e os pastores estão extremamente ativos na conquista de almas e em entrarem em novas áreas ainda não penetradas”, reitera. “O fato de termos mais de 69 mil grupos, além das 81.551 igrejas organizadas, é um sinal de uma tremenda proclamação proativa das mensagens dos três anjos e da direção do Espírito Santo.”
Wilson lembra que os membros devem dar glória somente a Deus por esse crescimento, entendendo que “Ele está preparando Seu povo para a chuva serôdia do Espírito Santo que em breve será derramada, quando Ele amplificará o que Seu povo está fazendo”. “Com 7,4 bilhões de pessoas na Terra, pode parecer que os 19,1 milhões de adventistas seja um número pequeno”, reconhece. “Porém, quando a chuva serôdia cair, o povo de Deus e Sua verdade bíblica serão propalados de forma proeminente e de tal modo que todos poderão tomar a decisão pelo Senhor e pelas mensagens dos três anjos, que apontam Cristo às pessoas, à Sua justiça e ao verdadeiro culto a Deus. [Equipe Adventist Review, Andrew McChesney]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

Hamas liberta 20 reféns israelenses após mais de 700 dias de cativeiro em Gaza

Grupo terrorista tinha até as 6h desta segunda para libertar todas as vítimas. Israel afirma que outros 28 reféns que ainda estão sob o pode...