segunda-feira, 6 de abril de 2015


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Filosofia Cristã de Educação
 
O Sistema Educacional Adventista objetiva promover no ensino contextos em que possa ser vivenciada
 a Filosofia Cristã de Educação. Assim fazendo, provê modelos das mais diversas ordens para professores,
 estudantes, administradores e estudiosos em geral.
A Filosofia Adventista de Educação é fundamentada nas seguintes crenças:
Deus o Criador, é a realidade última do universo. Por isso, conhecê-lo e compreender sua vontade é de crucial
 importância desde cedo na vida;
O homem, criado perfeito por Deus, é o resultado de uma sutil e judiciosa combinação do material com o
 espiritual, um ser racional destinado a ser completo e feliz na medida em que harmoniosamente se relacionar
 com seu Criador e bem conviver com seus semelhantes;
Separado de Deus, o homem está sujeito à degradação. Por isso estabelecer ligação com Deus na forma e no
tempo devido deve ser o grande objetivo da vida;
Criado o homem, com potenciais a desenvolver, chama-se Educação Cristã a obra que permite seu harmonioso
desenvolvimento em comunhão com o Criador. A maior tragédia é não desenvolver plena e harmoniosamente
 seus potenciais. Em outras palavras, é apenas “poder ter sido”. Por isso, em se tratando de educação, excelência é o
 mínimo desejável;
Na vida humana, ações e atividades dos primeiros anos são de crucial importância para o posterior desenvolvimento.
 Assim, é sobre a boa educação e a felicidade do educando que se constrói o futuro bem estar e o destino do homem;
Deus o criador, é também fonte de todo o conhecimento e se revela ao homem mediante a Bíblia Sagrada, Jesus Cristo,
 a natureza, seu segundo livro, e através do trato com pessoas e povos de todas as épocas.
Pelas crenças acima mencionadas, no sistema educacional adventista, as ações e as atividades que promovem
o harmonioso desenvolvimento do educando, o currículo educacional ocupa todos os aspectos do ser e todas as formas
 de revelação de Deus, promovendo uma educação integral.
O caráter de Deus revelado na lei moral, o decálogo, constitui-se no grande padrão de comportamento ético do homem
 e na fonte das diretrizes para a formação do caráter e para o desenvolvimento do senso estético.
Estando o homem separado de Deus por sua livre escolha, e assim sujeito à decrepitude, cabe à Educação Cristã o
 supremo ideal de levar o homem a reaproximar-se do seu Criador.
 
Missão
 
Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento harmônico dos educandos, nos aspectos físicos,
intelectuais, sociais e espirituais, formando cidadãos pensantes e úteis à comunidade, à pátria e a Deus.
 
Visão
 
Ser um sistema educacional reconhecido pela excelência, fundamentado em princípios ético-cristãos, com
 ampla participação no setor educacional.
 
Objetivos
 
A educação Adventista compreende o processo educativo para além de um certo curso de estudantes.
 “Significa mais do que a preparação para a vida presente. Visa o ser todo, todo o período de existência
possível do homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades físicas, mentais e espirituais. Prepara o
 estudante para o gozo do serviço neste mundo e para aquela alegria mais elevado por um mais
 dilatado serviço no mundo vindouro”(White, 1996a: 13).
Partindo do pressuposto e de que o ser humano necessita ser restaurado a seu estado original de perfeição,
 a Educação Adventista se propõe a alcançar os seguintes objetivos:
Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria.
Reconhecer e aplicar a Bíblia com referencial de conduta.
Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por Deus.
Incentivar a utilização das faculdades mentais na aquisição e construção do conhecimento em favor do bem
 comum, tendo como ferramenta as diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.
Promover a aquisição de hábitos saudáveis através do conhecimento do corpo e das leis que o regem.
Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da pesquisa e do pensamento reflexivo.
Incentivar o desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, a sábia escolha profissional e a formação familiar,
 o serviço a Deus e à comunidade.
Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores bíblico-cristãos.
Favorecer o desenvolvimento da auto-estima positiva, do sentimento de aceitação e de segurança.
Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais, que é amar ao próximo como a si mesmo.
 
Perfil do Educando
 
Todo ser humano, por ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, é um ser único, digno e capaz.
Tendo em vista a ação redentora, a Educação Adventista vê cada ser humano para além do que ele é, ou seja,
 vê nele alguém por quem Cristo morreu. Isso reveste todo ser humano de dignidade, de importância e de valor.
A Educação Adventista tem por princípio formar integralmente o educando, desenvolvendo harmoniosamente
 os aspectos físicos, mentais, sócio-efetivos e espirituais.Esse saber é essencial para formá-lo com as seguintes características:
Caráter íntegro
Equilíbrio emocional
Capacidade de fazer escolhas e tomar decisões
Pensamento crítico reflexivo
Conhecimento, experiência e valorização das leis da saúde
Relacionamentos saudáveis
Desprendimento de si mesmo e solidariedade
 
Perfil do Educador
 
Educar crianças e jovens não é tarefa simples; exige esforço conjunto de educadores, administradores,
 coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, funcionários, docentes e pais. Na perspectiva cristã,
 o educador é representante de Deus como divulgador das verdades eternas, fazendo-se necessário refleti
r sobre sua influência no ministério de reconciliação do ser humano com Deus. Para alcançar os propósitos da
 Educação Adventista, o educador deve manifestar e buscar continuamente as seguintes características:
Ser um imitador de Jesus;
Ter o senso de presença divina;
Conhecer e estar sintonizado com a filosofia e proposta da Educação Adventista;
Manter aperfeiçoamento constante;
Ter visão do alcance do seu trabalho e de sua relação com o todo;
Agir com profissionalismo;
Perceber o educando de forma integral, conhecendo seus limites e possibilidade;
Relacionamentos interpessoais positivo;
Cuidando com a saúde física mental;
Equilíbrio emocional.
 

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