Filosofia Cristã de Educação
O Sistema Educacional Adventista objetiva promover no ensino contextos
em que possa ser vivenciada
a Filosofia Cristã de Educação.
Assim fazendo, provê modelos das mais diversas ordens para professores,
estudantes, administradores e
estudiosos em geral.
A Filosofia Adventista de Educação é fundamentada nas seguintes
crenças:
Deus o Criador, é a realidade última do universo. Por isso, conhecê-lo
e compreender sua vontade é de crucial
importância desde cedo na vida;
O homem, criado perfeito por Deus, é o resultado de uma sutil e
judiciosa combinação do material com o
espiritual, um ser racional
destinado a ser completo e feliz na medida em que harmoniosamente se
relacionar
com seu Criador e bem conviver
com seus semelhantes;
Separado de Deus, o homem está sujeito à degradação. Por isso
estabelecer ligação com Deus na forma e no
tempo devido deve ser o grande objetivo da vida;
Criado o homem, com potenciais a desenvolver, chama-se Educação Cristã
a obra que permite seu harmonioso
desenvolvimento em comunhão com o Criador. A maior tragédia é não
desenvolver plena e harmoniosamente
seus potenciais. Em outras
palavras, é apenas “poder ter sido”. Por isso, em se tratando de educação,
excelência é o
mínimo desejável;
Na vida humana, ações e atividades dos primeiros anos são de crucial
importância para o posterior desenvolvimento.
Assim, é sobre a boa educação e
a felicidade do educando que se constrói o futuro bem estar e o destino do
homem;
Deus o criador, é também fonte de todo o conhecimento e se revela ao
homem mediante a Bíblia Sagrada, Jesus Cristo,
a natureza, seu segundo livro,
e através do trato com pessoas e povos de todas as épocas.
Pelas crenças acima mencionadas, no sistema educacional adventista, as
ações e as atividades que promovem
o harmonioso desenvolvimento do educando, o currículo educacional
ocupa todos os aspectos do ser e todas as formas
de revelação de Deus,
promovendo uma educação integral.
O caráter de Deus revelado na lei moral, o decálogo, constitui-se no
grande padrão de comportamento ético do homem
e na fonte das diretrizes para
a formação do caráter e para o desenvolvimento do senso estético.
Estando o homem separado de Deus por sua livre escolha, e assim
sujeito à decrepitude, cabe à Educação Cristã o
supremo ideal de levar o homem
a reaproximar-se do seu Criador.
Missão
Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento harmônico dos
educandos, nos aspectos físicos,
intelectuais, sociais e espirituais, formando cidadãos pensantes e úteis
à comunidade, à pátria e a Deus.
Visão
Ser um sistema educacional reconhecido pela excelência, fundamentado
em princípios ético-cristãos, com
ampla participação no setor
educacional.
Objetivos
A educação Adventista compreende o processo educativo para além de um
certo curso de estudantes.
“Significa mais do que a
preparação para a vida presente. Visa o ser todo, todo o período de
existência
possível do homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades
físicas, mentais e espirituais. Prepara o
estudante para o gozo do
serviço neste mundo e para aquela alegria mais elevado por um mais
dilatado serviço no mundo
vindouro”(White, 1996a: 13).
Partindo do pressuposto e de que o ser humano necessita ser restaurado
a seu estado original de perfeição,
a Educação Adventista se propõe
a alcançar os seguintes objetivos:
Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria.
Reconhecer e aplicar a Bíblia com referencial de conduta.
Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por
Deus.
Incentivar a utilização das faculdades mentais na aquisição e
construção do conhecimento em favor do bem
comum, tendo como ferramenta as
diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.
Promover a aquisição de hábitos saudáveis através do conhecimento do
corpo e das leis que o regem.
Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da
pesquisa e do pensamento reflexivo.
Incentivar o desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, a
sábia escolha profissional e a formação familiar,
o serviço a Deus e à
comunidade.
Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores
bíblico-cristãos.
Favorecer o desenvolvimento da auto-estima positiva, do sentimento de
aceitação e de segurança.
Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais,
que é amar ao próximo como a si mesmo.
Perfil do Educando
Todo ser humano, por ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, é
um ser único, digno e capaz.
Tendo em vista a ação redentora, a Educação Adventista vê cada ser
humano para além do que ele é, ou seja,
vê nele alguém por quem Cristo
morreu. Isso reveste todo ser humano de dignidade, de importância e de valor.
A Educação Adventista tem por princípio formar integralmente o
educando, desenvolvendo harmoniosamente
os aspectos físicos, mentais,
sócio-efetivos e espirituais.Esse saber é essencial para formá-lo com as
seguintes características:
Caráter íntegro
Equilíbrio emocional
Capacidade de fazer escolhas e tomar decisões
Pensamento crítico reflexivo
Conhecimento, experiência e valorização das leis da saúde
Relacionamentos saudáveis
Desprendimento de si mesmo e solidariedade
Perfil do Educador
Educar crianças e jovens não é tarefa simples; exige esforço conjunto
de educadores, administradores,
coordenadores pedagógicos,
orientadores educacionais, funcionários, docentes e pais. Na perspectiva
cristã,
o educador é representante de
Deus como divulgador das verdades eternas, fazendo-se necessário refleti
r sobre sua influência no ministério de reconciliação do ser humano
com Deus. Para alcançar os propósitos da
Educação Adventista, o educador
deve manifestar e buscar continuamente as seguintes características:
Ser um imitador de Jesus;
Ter o senso de presença divina;
Conhecer e estar sintonizado com a filosofia e proposta da Educação
Adventista;
Manter aperfeiçoamento constante;
Ter visão do alcance do seu trabalho e de sua relação com o todo;
Agir com profissionalismo;
Perceber o educando de forma integral, conhecendo seus limites e
possibilidade;
Relacionamentos interpessoais positivo;
Cuidando com a saúde física mental;
Equilíbrio emocional.
|
segunda-feira, 6 de abril de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A equipe do Corpo de Bombeiros afirmou para o Portal Cidade Luz que o corpo do jovem de 13 anos, foi encontrado no lago de Boa Esperança a ...
-
Ele estava sozinho e pilotava uma moto modelo Pop. O jovem guadalupense Carlos Adriel Cavalcante, de aproximadamente 23 de anos, filho d...
-
Foi no paredão da Barragem de Boa Esperança. A cidade de Guadalupe foi mais uma vez chocada com um grave acidente ocorrido na noite de...
-
"Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me."(Mateus 16:2...
-
Baixe no link: Vídeo – 720×480 MP4 (71,9 mb): http://daniellocutor.siteprofissional.com/downloads/informativo/1trimestre2015/informativ...
-
Sábado à tarde VERSO PARA MEMORIZAR: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra....
-
O caso aconteceu na África do Sul. Se tivesse conseguido, Alfred Ndlovu, seria o primeiro Pastor sul africano a conseguir fazer um jeju...
-
Baixe no link abaixo http://downloads.adventistas.org/pt/iasd-counter-link/MTU3MjY%3D
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem