Filosofia Cristã de Educação
O Sistema Educacional Adventista objetiva promover no ensino contextos
em que possa ser vivenciada
a Filosofia Cristã de Educação.
Assim fazendo, provê modelos das mais diversas ordens para professores,
estudantes, administradores e
estudiosos em geral.
A Filosofia Adventista de Educação é fundamentada nas seguintes
crenças:
Deus o Criador, é a realidade última do universo. Por isso, conhecê-lo
e compreender sua vontade é de crucial
importância desde cedo na vida;
O homem, criado perfeito por Deus, é o resultado de uma sutil e
judiciosa combinação do material com o
espiritual, um ser racional
destinado a ser completo e feliz na medida em que harmoniosamente se
relacionar
com seu Criador e bem conviver
com seus semelhantes;
Separado de Deus, o homem está sujeito à degradação. Por isso
estabelecer ligação com Deus na forma e no
tempo devido deve ser o grande objetivo da vida;
Criado o homem, com potenciais a desenvolver, chama-se Educação Cristã
a obra que permite seu harmonioso
desenvolvimento em comunhão com o Criador. A maior tragédia é não
desenvolver plena e harmoniosamente
seus potenciais. Em outras
palavras, é apenas “poder ter sido”. Por isso, em se tratando de educação,
excelência é o
mínimo desejável;
Na vida humana, ações e atividades dos primeiros anos são de crucial
importância para o posterior desenvolvimento.
Assim, é sobre a boa educação e
a felicidade do educando que se constrói o futuro bem estar e o destino do
homem;
Deus o criador, é também fonte de todo o conhecimento e se revela ao
homem mediante a Bíblia Sagrada, Jesus Cristo,
a natureza, seu segundo livro,
e através do trato com pessoas e povos de todas as épocas.
Pelas crenças acima mencionadas, no sistema educacional adventista, as
ações e as atividades que promovem
o harmonioso desenvolvimento do educando, o currículo educacional
ocupa todos os aspectos do ser e todas as formas
de revelação de Deus,
promovendo uma educação integral.
O caráter de Deus revelado na lei moral, o decálogo, constitui-se no
grande padrão de comportamento ético do homem
e na fonte das diretrizes para
a formação do caráter e para o desenvolvimento do senso estético.
Estando o homem separado de Deus por sua livre escolha, e assim
sujeito à decrepitude, cabe à Educação Cristã o
supremo ideal de levar o homem
a reaproximar-se do seu Criador.
Missão
Promover, através da educação cristã, o desenvolvimento harmônico dos
educandos, nos aspectos físicos,
intelectuais, sociais e espirituais, formando cidadãos pensantes e úteis
à comunidade, à pátria e a Deus.
Visão
Ser um sistema educacional reconhecido pela excelência, fundamentado
em princípios ético-cristãos, com
ampla participação no setor
educacional.
Objetivos
A educação Adventista compreende o processo educativo para além de um
certo curso de estudantes.
“Significa mais do que a
preparação para a vida presente. Visa o ser todo, todo o período de
existência
possível do homem. É o desenvolvimento harmônico das faculdades
físicas, mentais e espirituais. Prepara o
estudante para o gozo do
serviço neste mundo e para aquela alegria mais elevado por um mais
dilatado serviço no mundo
vindouro”(White, 1996a: 13).
Partindo do pressuposto e de que o ser humano necessita ser restaurado
a seu estado original de perfeição,
a Educação Adventista se propõe
a alcançar os seguintes objetivos:
Promover o reconhecimento de Deus como fonte de toda sabedoria.
Reconhecer e aplicar a Bíblia com referencial de conduta.
Estimular o estudo, a proteção e a conservação da natureza criada por
Deus.
Incentivar a utilização das faculdades mentais na aquisição e
construção do conhecimento em favor do bem
comum, tendo como ferramenta as
diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.
Promover a aquisição de hábitos saudáveis através do conhecimento do
corpo e das leis que o regem.
Oportunizar o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade, da
pesquisa e do pensamento reflexivo.
Incentivar o desenvolvimento dos deveres práticos da vida diária, a
sábia escolha profissional e a formação familiar,
o serviço a Deus e à
comunidade.
Promover a autonomia e a autenticidade ancoradas nos valores
bíblico-cristãos.
Favorecer o desenvolvimento da auto-estima positiva, do sentimento de
aceitação e de segurança.
Resgatar a prática da regra áurea nos relacionamentos interpessoais,
que é amar ao próximo como a si mesmo.
Perfil do Educando
Todo ser humano, por ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, é
um ser único, digno e capaz.
Tendo em vista a ação redentora, a Educação Adventista vê cada ser
humano para além do que ele é, ou seja,
vê nele alguém por quem Cristo
morreu. Isso reveste todo ser humano de dignidade, de importância e de valor.
A Educação Adventista tem por princípio formar integralmente o
educando, desenvolvendo harmoniosamente
os aspectos físicos, mentais,
sócio-efetivos e espirituais.Esse saber é essencial para formá-lo com as
seguintes características:
Caráter íntegro
Equilíbrio emocional
Capacidade de fazer escolhas e tomar decisões
Pensamento crítico reflexivo
Conhecimento, experiência e valorização das leis da saúde
Relacionamentos saudáveis
Desprendimento de si mesmo e solidariedade
Perfil do Educador
Educar crianças e jovens não é tarefa simples; exige esforço conjunto
de educadores, administradores,
coordenadores pedagógicos,
orientadores educacionais, funcionários, docentes e pais. Na perspectiva
cristã,
o educador é representante de
Deus como divulgador das verdades eternas, fazendo-se necessário refleti
r sobre sua influência no ministério de reconciliação do ser humano
com Deus. Para alcançar os propósitos da
Educação Adventista, o educador
deve manifestar e buscar continuamente as seguintes características:
Ser um imitador de Jesus;
Ter o senso de presença divina;
Conhecer e estar sintonizado com a filosofia e proposta da Educação
Adventista;
Manter aperfeiçoamento constante;
Ter visão do alcance do seu trabalho e de sua relação com o todo;
Agir com profissionalismo;
Perceber o educando de forma integral, conhecendo seus limites e
possibilidade;
Relacionamentos interpessoais positivo;
Cuidando com a saúde física mental;
Equilíbrio emocional.
|
segunda-feira, 6 de abril de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Hamas liberta 20 reféns israelenses após mais de 700 dias de cativeiro em Gaza
Grupo terrorista tinha até as 6h desta segunda para libertar todas as vítimas. Israel afirma que outros 28 reféns que ainda estão sob o pode...
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/b/N/75AWAZS5S9dk1c8nDELQ/whatsapp-image-2025-10-10-at-23.15.27.jpeg)
-
A equipe do Corpo de Bombeiros afirmou para o Portal Cidade Luz que o corpo do jovem de 13 anos, foi encontrado no lago de Boa Esperança a ...
-
Ele estava sozinho e pilotava uma moto modelo Pop. O jovem guadalupense Carlos Adriel Cavalcante, de aproximadamente 23 de anos, filho d...
-
Foi no paredão da Barragem de Boa Esperança. A cidade de Guadalupe foi mais uma vez chocada com um grave acidente ocorrido na noite de...
-
"Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me."(Mateus 16:2...
-
Baixe no link: Vídeo – 720×480 MP4 (71,9 mb): http://daniellocutor.siteprofissional.com/downloads/informativo/1trimestre2015/informativ...
-
O caso aconteceu na África do Sul. Se tivesse conseguido, Alfred Ndlovu, seria o primeiro Pastor sul africano a conseguir fazer um jeju...
-
Sábado à tarde VERSO PARA MEMORIZAR: “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a Tua palavra....
-
Baixe no link abaixo http://downloads.adventistas.org/pt/iasd-counter-link/MTU3MjY%3D
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua mensagem