sexta-feira, 8 de maio de 2015

As mulheres no ministério de Jesus lição 6 | 02 a 09 de maio


RESUMO DA LIÇÃO EM VÍDEO

VERSO PARA MEMORIZAR:

“Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; […] não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gl 3:26-28).
Leituras da Semana:Lc 1:39-55; 2:36-38; 7:11-17, 36-50; Rm 10:17; Lc 8:1-3; 18:1-8
O evangelho de Lucas é às vezes chamado de “o evangelho das mulheres” porque, mais do que qualquer outro, ele menciona, de maneira especial, o quanto Jesus era solícito para com as necessidades das mulheres, e também quão envolvidas elas estavam em Seu ministério.
No tempo de Jesus, como em algumas culturas de hoje, as mulheres eram consideradas de pouco valor. Alguns judeus naquela época agradeciam a Deus por não terem nascido como escravos, gentios ou mulheres. A sociedade grega e a romana às vezes tratavam as mulheres de maneira ainda pior. A cultura romana desenvolveu uma licenciosidade sem limites. Um homem frequentemente tinha uma esposa apenas para produzir filhos legítimos que herdassem sua propriedade, e possuía concubinas para seu próprio prazer pecaminoso.
Jesus trouxe as boas-novas de que elas são filhas de Abraão (Lc 13:16). Quão felizes as mulheres daquela época devem ter ficado ao ouvir que, em Jesus, elas eram filhas de Deus e, aos Seus olhos, tinham o mesmo valor dos homens! A mensagem para as mulheres de todas as nações continua sendo a mesma: homens e mulheres são um em Cristo Jesus.

DOMINGO – MULHERES QUE RECEBERAM O ADVENTO DE JESUS

Somente Lucas registra a reação dessas mulheres à maior maravilha da história cósmica: a de que o Filho de Deus assumiu a carne humana a fim de completar a missão redentora do Pai e cumprir as esperanças messiânicas de Seu povo. Embora essas mulheres não tivessem compreendido plenamente o que estava acontecendo, suas palavras e reações diante desses assombrosos eventos revelaram sua fé e admiração para com as obras de Deus.
1. Leia Lucas 1:39-45. O que isabel disse revelando sua compreensão, ainda que limitada, dos grandes eventos que estavam ocorrendo?
Depois de Isabel ter falado, Maria deu continuidade com suas próprias palavras (Lc 1:46-55). Frequentemente compreendidas como um cântico, essas palavras estão cheias de alusões ao Antigo Testamento, atestando que Maria era uma devota estudante das Escrituras e, assim, mãe adequada para Jesus. O cântico de Maria não só está fundamentado nas Escrituras, mas também está profundamente embasado em seu relacionamento com Deus. Nele é revelada uma identidade entre sua alma e seu Senhor, e entre sua fé e a esperança de Abraão.
2. Leia Lucas 2:36-38. Que importantes verdades são trazidas à luz na história de ana no templo?
Uma esperança expectante encontra seu cumprimento radical em Jesus. Uma idosa viúva reconheceu esse milagre, e daí em diante escolheu assumir a compulsiva missão de proclamar o Salvador a todos os que fossem ao templo. Ela se tornou a primeira mulher evangelista, a primeira a proclamar o evangelho.
Tente imaginar a admiração e o assombro dessas mulheres diante dos eventos que estavam ocorrendo ao redor delas. O que podemos fazer para ajudar a manter viva em nosso coração a admiração e o assombro para com as grandes verdades que fomos chamados a proclamar?

SEGUNDA-FEIRA – AS MULHERES E O MINISTÉRIO DE CURA DE JESUS

Leia Lucas 7:11-17, a história sobre o milagre de Naim. Aquela mulher, pobre e viúva, enfrentava outra provação: a morte de seu único filho. Uma grande multidão de pranteadores estava com ela no cortejo fúnebre, expressando a dor e a simpatia do público. A perda de seu único filho, juntamente com o futuro incerto da vida na solidão, transformavam a viúva numa figura de tristeza e desesperança absolutas.
Mas o cortejo fúnebre que estava saindo da cidade se encontrou com outro cortejo que estava entrando. À frente do grupo que saía estava a morte num caixão; à frente do grupo que entrava havia a vida na majestade do Criador. Quando os dois grupos se encontraram, Jesus viu a viúva, desesperada e cheia de dor. “Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!” (Lc 7:13). O pedido para que ela não chorasse teria sido sem sentido caso não tivesse vindo de Jesus, o Senhor da vida. Por trás da ordem “Não chores!” estava o poder de remover a razão do choro: Jesus Se achegou, tocou o esquife, e ordenou ao jovem que se levantasse. Esse toque era considerado uma impureza cerimonial (Nm 19:11-13), mas para Jesus a compaixão era mais importante que cerimônias. Satisfazer as necessidades humanas era mais urgente do que seguir meros rituais.
A aldeia de Naim não só testemunhou um grande milagre, mas também recebeu uma mensagem maravilhosa: em Jesus não há diferença entre as dores emocionais dos homens e as das mulheres. E Sua presença confronta e confunde o poder da morte.
Leia também Lucas 8:41, 42, 49-56. Jairo era alguém influente – o chefe da sinagoga, isto é, um oficial encarregado de cuidar da sinagoga e de seus serviços. A cada sábado ele escolhia a pessoa que dirigiria a oração, a leitura das Escrituras e a pregação. Ele era não apenas importante e influente, mas também rico e poderoso. Amava a filha, e não hesitou em se aproximar de Jesus e pedir a cura para ela.
Nessas histórias, foi o poder das palavras de Jesus que trouxe um filho morto de volta para a mãe e uma filha morta de volta ao pai. O que esses relatos nos dizem sobre o poder de Deus? O que eles nos dizem sobre quão limitados somos na compreensão desse poder? E o mais importante: quaisquer que sejam nossas circunstâncias atuais, o que precisamos fazer para aprender a confiar nesse poder e na bondade do Deus que o exerce?

TERÇA – MULHERES DE GRATIDÃO E FÉ

Em Lucas 7:36-50, Jesus transformou uma refeição num evento de magnitude espiritual que deu dignidade a uma mulher pecadora. Simão, um cidadão importante, fariseu, convidou Jesus para uma refeição. Depois de os convidados já estarem sentados, houve uma repentina interrupção: “Eis que uma mulher da cidade, pecadora” (v. 37) foi direto até Jesus, rapidamente, quebrou um frasco de alabastro de um perfume muito caro, derramou o unguento sobre Ele, inclinou-se aos Seus pés e os lavou com suas lágrimas.
3. Que lições podemos aprender com esse transbordamento de gratidão da mulher e com a aceitação de seu ato de fé por parte de Jesus?
“Quando, aos olhos humanos, seu caso parecia desesperado, Cristo viu em Maria aptidões para o bem. Viu os melhores traços de seu caráter. O plano da redenção dotou a humanidade de grandes possibilidades, e em Maria se deviam as mesmas realizar. Mediante Sua graça, tornou-se participante da natureza divina. […] Foi a primeira a estar junto ao sepulcro, depois da ressurreição. A primeira a proclamar o Salvador ressuscitado” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 568).
Em Lucas 8:43-48, um caso de extrema miséria se torna objeto da suprema consideração do Salvador. Durante muito tempo a mulher tivera uma doença incurável que lhe havia devastado o corpo e a alma. Contudo, em meio a essa tragédia que já durava 12 anos, uma centelha de esperança surgiu repentinamente em cena: ela “ouviu falar de Jesus” (Mc 5:27, NVI). O que ela ouviu falar? Se muito ou pouco, não sabemos. Mas ela sabia que Jesus Se importava com os pobres; que Ele acolhia os marginalizados pela sociedade; que tocava leprosos; que transformara água em vinho; e, acima de tudo, que Se interessava por pessoas desesperadas, e ela era uma delas. Mas apenas ouvir não era suficiente; o ato de ouvir precisava levar à fé (Rm 10:17). E essa fé a levou a um ato simples de tocar a orla das vestes de Jesus. Esse toque foi movido pela fé, foi proposital, eficaz e centralizado em Cristo. Somente uma fé assim pode receber a bênção do Doador da vida: “A tua fé te salvou” (Lc 8:48).
É tão fácil olhar para as pessoas e julgá-las! Como podemos aprender a parar de julgar os outros, mesmo em nossos pensamentos, quando não sabemos o que faríamos se estivéssemos na situação deles?

QUARTA – ALGUMAS MULHERES QUE SEGUIRAM JESUS

4. Leia Lucas 10:38-42. Que importantes verdades espirituais podemos tirar dessa história para nós mesmos (ver também Lc 8:14)?
Como anfitriã, Marta estava “ocupada em muitos serviços” (Lc 10:40) e preocupada em fazer o melhor para os convidados. Mas Maria “quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-Lhe os ensinamentos” (v. 39). A tal ponto que Marta reclamou para Jesus que todo o trabalho duro tinha ficado para ela. Embora Jesus não tenha censurado Marta por sua preocupação com o serviço, enfatizou a necessidade de prioridades corretas na vida. O companheirismo com Jesus é o primeiro ponto essencial no discipulado; o junta-panelas pode vir mais tarde.
“A causa de Cristo requer obreiros cuidadosos e enérgicos. Existe vasto campo para as Martas, com seu zelo na obra religiosa ativa. Primeiramente, porém, sentem-se elas com Maria aos pés de Jesus. Sejam a diligência, prontidão e energia santificadas pela graça de Cristo; então a vida será uma invencível força para o bem” (Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 525).
5. Leia Lucas 8:1-3; 23:55, 56; 24:1-12. O que esses versos ensinam sobre o papel das mulheres no ministério de Cristo?
À medida que Seu ministério se expandia, “andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando” e ensinando (Lc 8:1), e os 12 discípulos O acompanhavam. Lucas também registra o poderoso testemunho de que certas mulheres que Jesus havia curado, que foram tocadas por Sua pregação e que eram ricas, também O seguiam em Seu ministério ampliado. Eis aqui algumas que Lucas menciona: (1) certas mulheres curadas de espíritos maus, inclusive Maria Madalena; (2) Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes; (3) Susana; e (4) “muitas outras, as quais Lhe prestavam assistência com os seus bens” (v. 3).
Quando compreendemos que Jesus morreu por todo ser humano, podemos entender melhor a verdadeira igualdade de todas as pessoas diante de Deus. Refletimos bem essa verdade em nossa atitude para com os outros? Isto é, como você pode desarraigar, se necessário, qualquer atitude pela qual se incline a olhar para os outros como se, de alguma forma, tivessem menos valor que você?

QUINTA – PERSISTEM NA ORAÇÃO, SACRIFICAM-SE NA DOAÇÃO

Lucas mostra como Jesus Se voltou para duas viúvas a fim de ensinar importantes lições espirituais.
No primeiro caso (Lc 18:1-8), Jesus Se compadeceu de uma pobre e indefesa viúva que estava tendo sérios problemas em sua luta por justiça com um juiz injusto e poderoso. Ela havia sido vítima de injustiça e fraude, mas acreditava na regra da lei e na justiça. O juiz, porém, não se importava com Deus nem com as pessoas; portanto, não estava interessado em ajudar a viúva. Cuidar das viúvas é um requisito bíblico (Êx 22:22-24; Sl 68:5; Is 1:17), mas o juiz tinha prazer em ignorar a lei. Contudo, a viúva tinha uma arma: a perseverança, e com essa arma ela conseguiu que o juiz se cansasse e lhe fizesse justiça.
A parábola ensina três importantes lições: (1) orar sempre e nunca desanimar (Lc 18:1), (2) a oração muda as coisas – até mesmo o coração de um juiz mau, e (3) a fé persistente vence. A verdadeira fé tem um conselho eterno para todo cristão: nunca desista, mesmo que isso signifique ter que esperar pela vindicação somente no fim, quando “o Filho do Homem vier” (v. 8).
No segundo caso (Lc 21:1-4; Mc 12:41-44), Jesus tinha acabado de denunciar a hipocrisia e o fingimento religioso dos escribas e dos líderes do templo, quando lhes mostrou um flagrante contraste: uma viúva pobre que revelava a natureza da genuína religião.
Jesus descreveu alguns dos líderes religiosos como aqueles que “devoram as casas das viúvas” (Lc 20:47) e que infringem a ordem bíblica para que se cuide das viúvas e dos pobres. Como ocorre hoje em dia, muitos levavam donativos apenas para parecer piedosos; e, pior ainda: o que doavam era do que lhes sobrava. Suas doações na realidade não envolviam sacrifício pessoal. Em contraste com isso, Jesus pediu que Seus discípulos olhassem para a viúva como modelo da verdadeira religião, pois ela deu tudo o que tinha. A motivação do primeiro grupo era a exibição; a motivação da viúva era o sacrifício, bem como a glória de Deus. A força que impeliu a viúva a doar suas duas moedinhas foi o reconhecimento de que Deus era o dono de tudo o que ela possuía e a disposição de servi-Lo com tudo o que tinha. O que conta aos olhos do Criador, que tudo vê, não é o que doamos, mas por que doamos; não quanto damos, mas qual é a medida de nosso sacrifício.
O que, como e quanto você está disposto a sacrificar para a causa de Deus e pelo bem de outros?

SEXTA – ESTUDO ADICIONAL

Aquele “que não esqueceu Sua mãe quando em agonia, suspenso na cruz; que apareceu às mulheres em pranto e as tornou mensageiras da primeira boa-nova do Salvador ressuscitado – […] é o melhor amigo da mulher hoje e está pronto a ajudá-la em seus relacionamentos da vida” (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 204).
“O Senhor tem uma obra para as mulheres assim como para os homens. Elas podem ocupar seus lugares em Sua obra nessa crise, e Ele atuará por meio delas. Uma vez que se deixem possuir pelo senso do dever, e trabalhem sob a influência do Espírito Santo, terão o domínio de si mesmas que este tempo requer. O Salvador fará refletir a luz de Seu rosto sobre essas abnegadas mulheres, e lhes dará poder que ultrapassa o dos homens. Elas podem fazer nas famílias uma obra que os homens não podem realizar, obra que alcança a vida íntima. Podem chegar bem perto do coração daqueles que estão além do alcance dos homens. Seu trabalho é necessário” (Ellen G. White, Evangelismo, p. 464, 465).

Perguntas para reflexão

1. Os evangelhos falam de mulheres como as primeiras a ver o Cristo ressuscitado e a proclamar aos outros Sua ressurreição. Os apologistas bíblicos têm conseguido usar esse fato para ajudar a afirmar a realidade da ressurreição de Jesus. Por que o papel das mulheres é tão importante? Se, como alguns afirmam, as histórias da ressurreição de Jesus foram fabricadas pelos autores, por que eles teriam colocado mulheres, que não eram tidas em alta estima naquela sociedade, como as primeiras a ver Jesus? Se eles estavam inventando histórias para tentar fazer com que as pessoas acreditassem, por que usar mulheres em vez de homens?
2. Numa sociedade que nem sempre reconhecia a dignidade das mulheres, Jesus lhes deu o status que lhes pertence na divina ordem da criação: elas são filhas de Deus, filhas de Abraão, e iguais aos homens na nova era do evangelho. Ao mesmo tempo, embora sejam iguais perante Deus, homens e mulheres não são idênticos. Como podemos afirmar a igualdade dos homens e das mulheres perante Deus? Como podemos afirmar e reconhecer as diferenças, e saber como essas diferenças aparecem na vida da igreja?
Respostas sugestivas:1. Ela reconheceu a Criança especial que se encontrava no ventre de Maria (“Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre!”) e chamou esse Bebê de “meu Senhor”. 2. Se, como Ana, reconhecermos e experimentarmos que Jesus é o Salvador, falaremos dEle a todas as pessoas com quem entrarmos em contato. 3. Se amamos a Cristo, devemos demonstrar-Lhe nosso amor, como fez Maria. Jesus aceitou e apreciou a demonstração de amor de Maria, e anseia receber demonstrações de amor de nossa parte igualmente. 4. Devemos ser ativos no serviço do Senhor, mas a prioridade é a comunhão com Ele; sem isso nossos esforços não serão de utilidade alguma. 5. As mulheres muitas vezes acompanhavam Cristo em Suas viagens e Lhe prestavam assistência com seus bens. Foram as primeiras a proclamar Sua ressurreição.




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