domingo, 11 de outubro de 2015

Milhares de jovens acampam no Paraná e fazem projetos comunitários

Santa Helena, PR… [ASN] Dos mais de 20 mil adolescentes e jovens da região Sul que assistiram a abertura do 10º Campori de Desbravadores da União Sul Brasileira da Igreja Adventista (USB), Luana Louize foi uma das que não guardaram as lágrimas. O palco, o louvor e a animação da multidão foram alguns dos elementos que fizeram brilhar os olhos, mas a mensagem proferida no fim – daquilo que seria, apenas, a primeira noite – foi o que mais falou ao seu coração. “Tudo isso aqui já vai ficar marcado para sempre no meu coração e eu, com certeza, vou deixar para trás tudo aquilo que fazia de errado e renovar minha vida com Deus”, conta a desbravadora do clube Luzeiros do Sul, de Paranaguá (PR).
Veja também:
Saiba quem são os desbravadores e o quais são as suas atividades
Fique por dentro de tudo o que acontece no Campori USB na página oficial do Facebook
Acesse o site oficial para assistir ao vivo ou rever momentos do Campori USB “Coração de Rei”
A necessidade de renovação pontuada por Louize esteve presente na fala do pastor Odailson Fonseca, orador que tem a responsabilidade de conduzir mensagens de reflexão durante o evento. Sua experiência com o público jovem contemplou a linguagem das coisas vividas por eles diariamente.  “Desbravador que tem o coração de Rei fica conectado na maior rede de Wifi do universo – que é a oração – e dá ‘unfollow’ nas coisas que não prestam”, reflete o orador convidado, que atua como líder de Comunicação para a Igreja Adventista no Estado de São Paulo.
A abertura do acampamento teve a presença do prefeito da cidade, Jucerlei Sotoriva, que elogiou a iniciativa da igreja. “Eventos como esse que estão acontecendo, promovidos por vocês, faz com que o nosso coração se encha de alegria e acredite em uma manhã construída a partir de hoje”, enaltece.
Assim como em outros camporis, a abertura é feita após a entrada de bandeiras correspondentes aos locais representados, colocação de um machado em um tronco e discursos de líderes do evento. Entre eles, estavam o pastor Elmar Borges, que responde pelos desbravadores de todo o Sul do Brasil e o pastor Udolcy Zukowski, líder sul-americano desse departamento.
O evento
Para que os meninos e meninas de 10 a 15 participem do evento com tranquilidade, uma área de acampamento e cozinhas com 25 Km² foi construída. Seu planejamento começou em janeiro e teve sua execução iniciada em junho por uma equipe de dez homens. Metade desse espaço teve que ser limpo e podado, com a retirada de 70 caminhões de galhos. A estrutura erguida conta com 600 chuveiros, 500 torneiras para lavação de louças, 40 contêineres com sanitários, 80 banheiros químicos, iluminação com 160 refletores de LED e 20 caixas para a reserva de 400 mil litros de água. No total, cerca de duas mil pessoas trabalharão nos bastidores até o evento.
Com essa estrutura, os desbravadores têm quatro dias repletos de atividades, como provas em equipes, passeios turísticos, apresentações teatrais e momentos para fazerem novas amizades. Além disso, os adolescentes irão levar à comunidade de Santa Helena uma feira de saúde, materiais de conscientização.
Ações sociais
Os moradores de Santa Helena terão acesso gratuito a serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, IMC e aptidão física e massagem relaxante. A população também aprenderá sobre os oito remédios da natureza em um sistema de oito estandes. A feira ocorreu no sábado (10),  em frente à prefeitura. As ações sociais continuaram no sábado à tarde, quando eles distribuíram panfletos informativos sobre o combate à dengue e a coleta seletiva do lixo em todas as casas da cidade. Além do material educativo, os moradores receberam o o livro Viva com Esperança, que aborda os segredos para ter saúde e qualidade de vida, evitando doenças como câncer, diabetes, obesidade e problemas do coração.
Ainda à tarde, os desbravadores fizeram uma doação de 200 cestas básicas, que foram arrecadadas por eles em todo o Sul do Brasil. A entrega foi realizada no Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) e em cinco casas de famílias beneficiadas, para que os doadores as conheçam pessoalmente.
Superprodução teatral
Além disto, uma peça sobre a batalha entre Davi e Golias, encenada por 18 atores de Curitiba, apresentada no evento em dois atos: o primeiro, no sábado e o segundo, no domingo, dias 10 e 11. Foram dois meses de preparação para a apresentação vista por mais de 20 mil pessoas que participam do campori, no Balneário do município.
De acordo com o roteirista e diretor Dimas Bueno, a encenação foi inteiramente baseada na Bíblia, mas teve o texto adaptado para o público infantil e adolescente com base em produções da Pixar, mantendo a tradição do teatro de Curitiba. Quem assume o papel de Davi é Pedro Inoue, conhecido por sua participação em produções da TV Globo.
O espetáculo conta com a tecnologia de video mapping, técnica que consiste na projeção de vídeo em grandes estruturas de superfície irregular e possibilita um cenário virtual que facilita a mudança de elementos do ambiente. Assim, 95% do cenário será projetado em todo o palco, mantendo a encenação com paisagens e ambientes mais reais.
Edições anteriores
A cidade de Santa Helena já está acostumada a receber camporis de desbravadores. Em 2005, 20 mil adolescentes e jovens de países da América do Sul se reuniram em outra edição. Já em 2010, um evento da mesma natureza, mas restrito a quem pertencia a região Sul do Brasil, teve 10 mil participantes.
É possível acompanhar imagens e informações a todo o momento na página oficial do evento no Facebook e, ainda, assistir à programação da noite, ao vivo, pelo site www.camporiusb.com.br. Além deles, a página Adventistas Sul no Facebook e o perfil no Instagram com o mesmo nome têm publicado informações complementares. [Equipe ASN, Willian Vieira, Gustavo Cidral e Juliana Muniz]
Assista a abertura do 10º Campori de Desbravadores da União Sul Brasileira:
Veja uma galeria com algumas imagens do abertura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

Hamas liberta 20 reféns israelenses após mais de 700 dias de cativeiro em Gaza

Grupo terrorista tinha até as 6h desta segunda para libertar todas as vítimas. Israel afirma que outros 28 reféns que ainda estão sob o pode...