segunda-feira, 6 de julho de 2015

Delegados conhecem ação adventista no leste da África e ex-repúblicas soviéticas

Delegação da Divisão Euro Asiática durante apresentação no palco principal do Alamodome


San Antonio, EUA … [ASN] Os relatórios que as divisões mundiais da Igreja Adventista apresentam, durante a Assembleia Mundial da organização, ajudam a dar uma dimensão de como a mensagem bíblica é difundida em diferentes etnias e culturas. Na noite desse domingo, 5, foi a vez de os 2.500 delegados presentes e convidados assistirem aos relatórios da Divisão Centro-Leste Africana, com sede em Nairóbi, Quênia e a Divisão Euro Asiática, sediada em Moscou, na Rússia.
O interessante foi perceber que, no relatório feito pela liderança da Igreja na Divisão Centro-Leste Africana, a intenção foi apresentar uma mudança de imagem da região. A ideia foi deixar claro que não há só pobreza por lá. Mas há prédios de igrejas, sedes administrativas e universidades bem apresentadas e que, por meio de suas atividades, levam esperança bíblica à sociedade.
A Igreja nessa região possui aproximadamente 3 milhões de membros, divididos em 23 mil congregações em 11 países diferentes. Países com forte presença e influência adventista como o Quênia que possui uma das universidades melhor conceituadas do continente africano e por onde já passaram mais de 50 mil alunos. A Universidade Adventista da África possui um respeitado programa de mestrado e doutorado em Teologia e, nesse ano, formou a primeira turma de doutores.
Há, no entanto, países pobres e com grande desafio missionário na região como a Somália, local em que a Igreja Adventista está presente principalmente por meio das atividades da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, a ADRA.
Nos últimos cinco anos, um dos maiores esforços missionários foi a realização de séries de evangelismo em grandes cidades desses 11 países como Kinshasa, capital da República Democrática do Congo, em que os próprios servidores da Divisão participaram com a exposição das mensagens bíblicas.
Divisão Euro Asiática
Quem fechou a noite de relatórios foi a Divisão Euro Asiática. Um dos destaques do informativo que eles deram aos delegados tinha relação com a ação de distribuir oito milhões de livros missionários, incluindo o título A Grande Esperança, durante os últimos cinco anos na região, formada especialmente por países com predominância islâmica e egressos da extinta União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (antiga URSS).
No território compreendido pela Divisão Euro Asiática (com 115 mil membros adventistas), formado por 13 países e mais de 100 grupos étnicos diferentes (o que inclui diversas línguas e costumes), a população em geral é de 330 milhões de habitantes. Nessa área do mundo, a solidariedade é uma palavra bem compreendida. Foi o que motivou a Operação Anjos do Leste, por exemplo, que transformou a tragédia dos refugiados na última guerra ocorrida na Ucrânia para ser uma oportunidade de ajudar pessoas sem casa, sem comida e sem perspectiva. Até casas foram reconstruídas por apoio de voluntários adventistas. [Equipe ASN, Felipe Lemos]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem

Hamas liberta 20 reféns israelenses após mais de 700 dias de cativeiro em Gaza

Grupo terrorista tinha até as 6h desta segunda para libertar todas as vítimas. Israel afirma que outros 28 reféns que ainda estão sob o pode...